Que cabos e fios utilizar para uma instalação elétrica bifásica?

Tenho um medidor bifásico (2 fases + neutro) tensão entre fases é 220V e entre fase e neutro 127V. A distância desse medidor até o quadro de disjuntores é 40 metros, cabo será em instalação aérea. A carga total da minha casa será de 13.000W e os aparelhos são ligados em 127V (casa nova, já tenho esses aparelhos e não posso trocar). Tenho preferencia por cabo de alumínio, qual bitola utilizar?

Qual cabo utilizar do medidor bifásico (2 fases + neutro) até o quadro de disjuntores?

Que cabos e fios utilizar para uma instalação elétrica bifásica?

Tenho um medidor bifásico (2 fases + neutro) tensão entre fases é 220V e entre fase e neutro 127V. A distância desse medidor até o quadro de disjuntores é 40 metros, cabo será em instalação aérea. A carga total da minha casa será de 13.000W e os aparelhos são ligados em 127V (casa nova, já tenho esses aparelhos e não posso trocar). Tenho preferencia por cabo de alumínio, qual bitola utilizar?

Qual cabo utilizar do medidor bifásico (2 fases + neutro) até o quadro de disjuntores?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Johnes Guilherme
Protect Solution em Segurança Eletrónica Ltda (Recife, Pernambuco) Protect Solution em Segurança Eletrónica Ltda - há 3 anos

Boa Noite é um prazer poder ajudar referente a sua dúvida ao dimensionamento de cabos de alimentação, devido a distância o ideal será usar cabos de 16 mm e verificar os equipamentos que existe na sua Residência se suportam ou não. Duvidas estamos a disposição.

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Bom dia é um prazer em poder ajudar com sua dúvida referente ao dimensionamento de cabos de alimentação devido a distância o ideal será usar cabos de 16 mm e verificar os eletrodomésticos e redimensionar a distribuição interna do imóvel e mudar alguns disjuntores do quadro de distribuição interna estamos a disposição para atendê -los a qualquer momento.

Responder
Antony Brito
TONYTEC ELETRIC (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) TONYTEC ELETRIC - há 3 anos

Ola boa tarde, vc de e utilizar cabos flexíveis 750v, cabos de 10, ou 16 mm do padrão até o QDC, de acordo os cabos que vem do poste da rua até seu padrão, os dimensionamentos dos circuitos deve obedecer de a todo os aparelhos, chuveiros cabos entre 4 mm m 6 mm, torneira elétrica 4 mm, tomadas 2,5mm e iluminação 1,5 mm

Responder
Particular - há 3 anos

R: triplex de 16mm, atenderá sua demanda

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 3 anos

Olá bom dia deve se fazer o cálculo por distribuição ex vc contém forno elétrico lava louça micro ondas fogão por indução quanTos chuveiros após analisar seu consumo falamos sobre fiação abrangente ok espero ter ajudado

Responder
Maurício Rodrigues dos Santos

Cabo de alumínio triplex 16 mm...

Porém a resistividade do alumínio é muito maior do que a do cobre..

Economizará na compra do Cabo.. Mas a conta de energia será sempre maior..

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região