Qual disjuntor devo usar?

Estou começando a construir e estou com dúvidas na escolha dos disjuntores

Vou optar pela Siemens, que foi altamente recomendada, mas estou em dúvida na potência e modelos.

1. Qual devo usar para chuveiros e Ar? (Equipamentos 220v)

2. Qual devo usar para tomadas? (Todas são serão 110v)

3. Qual devo usar para o motor do portão? (Motor será 220v e terá 4metros)

4. Qual devo usar para lâmpadas?

Qual disjuntor devo usar?

Estou começando a construir e estou com dúvidas na escolha dos disjuntores

Vou optar pela Siemens, que foi altamente recomendada, mas estou em dúvida na potência e modelos.

1. Qual devo usar para chuveiros e Ar? (Equipamentos 220v)

2. Qual devo usar para tomadas? (Todas são serão 110v)

3. Qual devo usar para o motor do portão? (Motor será 220v e terá 4metros)

4. Qual devo usar para lâmpadas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 1
Valter Bertarelli
Valter Construção Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Valter Construção Em Geral - há 6 anos

Boa Noite, Amigo.

O correto é fazer uma planta baixa, de todos os cômodos incluindo a garagem, para o chuveiro usar fio cabinho de 6,0 milímetros, o disjuntor (bipolar) depende da potencia do seu chuveiro, pode ser de 32 A ou 40 A, para o portão de usar cabinho de 4,0 milímetros disjuntor (bipolar) de 25 A, para tomadas usar cabinho de 2,5 milímetros, disjuntos (unipolar) de 16 A, sempre no máximo 5 tomadas por disjuntor, Ex: se tiver 9 tomadas usar 2 disjuntores, para lampadas, usar cabinhos de 1,5 milímetros, colocar no máximo 7 bicos de lampadas para 1 disjuntor 10 A.

Atenção Lucas todas as tomadas, chuveiros, toneira elétrica, devido a norma NBR 5410, colocar o disjuntor IDDR 0,30 mili A e não esquer de intalar os DPS .

att.

Responder
Nelson Ferrari Filho
Nelson Pedreiro (Indaiatuba, São Paulo) Nelson Pedreiro - há 6 anos

Energía eléctrica tema k ser balanceada para chuveiro e 32A curva C a a não ser para chuveiro de potência alta aí tem k ver ok o fabricante orienta as tomadas tem k fazer a soma de consumo dos equipamentos e balancear a rede para definir o disjuntor para lâmpadas vai ser sempre baixo porque o consumo e baixo 5A dependendo da lâmpadas e da quantidade ainda é alto por isso a necessidade de balancear o consumo da rede para colocar o disjuntor certo quanto a marca tudo vem da CHINA por isso fica uma deixa testar todos eles depois de montado o circuito por veresponder se esta desarmando

Responder
Felipe Souza
Se Progresso (Praia Grande, São Paulo) Se Progresso - há 6 anos

Nos da S E Progresso se sente feliz em poder ajudar com sua dúvida.

1. Qual devo usar para chuveiros e Ar? (Equipamentos 220v).

O idel é separa o circuito do chuveiro do ar condicionador, e vai depender muito da potencia de cada equipamento que vai ser instalador , verifica a potencia e dividir pela tensão do equipamento você vai ter a corrente elétrica e procurar o disjuntor com a corrente mais próxima a ser consumida.

2. Qual devo usar para tomadas? (Todas são serão 110v)

Corrente com 10A para equipamento de uso geral.

3. Qual devo usar para o motor do portão? (Motor será 220v e terá 4metros)

Portão pode ser de 16 A.

4. Qual devo usar para lâmpadas?

Verificar quantas lampada serão no mesmo circuito soma a potencia e dividir pela tensão e verificar a corrente mas proxima de mercado.

que geralmentes são de 20A

Responder
Mauro Contini
Conpac Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Conpac Engenharia - há 6 anos

Caro Lucas:

O disjuntor mais adequado para cada equipamento ou grupo de equipamentos/dispositivos é aquele corretamente dimensionado considerando-se a NBR 5410, que é a norma referente a instalações elétricas de baixa tensão, e esse procedimento faz parte de um processo chamado "projeto", que deve ser elaborado por um profissional qualificado. Sou engenheiro eletricista e estou à disposição pelo maurocontini daquele correio quente. Têm muito mais considerações envolvidas alem da amperagem dos disjuntores e escolher esses dispositivos desta ou daquela capacidade só porque já foram usados nesta ou naquela situação é o mesmo que usar antibióticos sem receita, ou seja, podem não atender ao proposito e, alem de não funcionarem, podem gerar efeitos colaterais perigosos.

Att.

Mauro Contini

CONPAC Engenharia, Montagens e Construçoes

Responder
Clodoaldo Engenheiro Civil
Cs Construções E Reformas Em Geral (Guarujá, São Paulo) Cs Construções E Reformas Em Geral - há 6 anos

boa tarde recomendo que contate um profissional , já que eletricidade não devemos mexer sem conhecimentos técnicos, ele saberá dimensionar , é calcular a carga de seu imóvel, através de cálculos saberá qual os disjuntores adequado. o profissional de elétrica é o caminho.

3 fotos
Responder
Clodoaldo Engenheiro Civil
Cs Construções E Reformas Em Geral (Guarujá, São Paulo) Cs Construções E Reformas Em Geral - há 6 anos

boa tarde recomendo que contate um profissional , já que eletricidade não devemos mexer sem conhecimentos técnicos, ele saberá dimensionar , é calcular a carga de seu imóvel, através de cálculos saberá qual os disjuntores adequado. o profissional de elétrica é o caminho.

Responder
Lindomar Pires
Pps Pires Prestação De Serviços (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Pps Pires Prestação De Serviços - há 6 anos

Bom dia , existem várias marcas no mercado. Todas homologadas.

O correto é a elaboração de um memorial de cálculo das instalações elétricas.

Só assim vc consegue dimensionar o valor da corrente elétrica de cada circuito a ser instalado com total segurança.

Para isso é preciso um técnico em elétrica.

Ele fará um levantamento das potências em Whatts a ser instalada e em qual tensão em Volts será instalada . Assim chegará ao valor da corrente do circuitos em Amperes , determinando assim o valor dos disjuntores e também a bitola dos cabos necessários a cada um dos circuitos elétricos.

Espero ter ajudado e desde já coloco-me a disposição para eventuais esclarecimentos.

Responder
Ernesto Nascimento
Eascon-ernesto Alves Serviços Da Construção Civil Ltda - Me (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eascon-ernesto Alves Serviços Da Construção Civil Ltda - Me - há 6 anos

Disjuntores para chuveiro é recomendado rede independente com cabos de 6.mm , e disjuntor bipolar de 40 amps. Iluminação com distribuição independente põe ser 16 amps. Tomadas pode ser 20 amps. Portão também pode ser de 20 amps. Microondas sempre independente com disjuntores. De 32. Amps. Forno também independente, 20amps. Procure um profissional capacitado. Os disjuntores podem ser símies ou stek são muitos bons

Responder
Sandro
Particular - há 6 anos

Lucas, bom dia. Para instalar disjuntores não basta somente saber a tensão usada você tem que saber qual a potência a ser usada, por exemplo para cada chuveiro existe um valor diferente a ser usado, um valor menor ele sempre vai desarmar e um valor maior ele pode não desarmar quando necessário, isto serve para toda instalação, o correto é um profissional realizar o cálculo de potência usado na sua residencia.

Particular - há 6 anos

R: Chuveiro 40A, tomadas 20A, portão 32A e lampadas 20A

A disposição;

Esteban Enrique Saldias Caceres

Oi bom dia,sempre el junto tem que ser de acordo com el voltagem,por cualquer descarga elétrica el juntor seja capas de saltar,,,para chuveiro,tem que ser um juntor 32A,,tomadas,16A,não mais de 5 tomadas, alumbrado 10A,,,todo juntor tem sua capacidade de tomadas e alumbrado,assim eles podem saltar em caso de corto circuito,,

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região