Qual a fiação necessária para ar condicionado de janela 110v?

Boa tarde, eu ganhei esse ar-condicionado e queria saber qual e o mm do fio recomendado e qual disjuntor eu posso usar!

Qual a fiação necessária para ar condicionado de janela 110v?

Boa tarde, eu ganhei esse ar-condicionado e queria saber qual e o mm do fio recomendado e qual disjuntor eu posso usar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 2 anos

Bom dia !

pode ser usado cabinho flexível de 4mm, disjuntor de 25 amperes.

Att: MM Refrigeração .

Responder
Rafael Reis Lima
R&J Solução Definitiva Em Refrigeração (Nilópolis, Rio de Janeiro) R&J Solução Definitiva Em Refrigeração - há 2 anos

Conforme o amigo acima explicou usando um cabo flexível de 4mm de seção vai atender pois a carga máximo em Ampére é 25A para essa seção, porém você pode usar uma seção mais grossa pois dependendo do uso evita o aquecimento e dá uma economia melhor para seu aparelho. Você pode se aprofundar mais no assunto na NBR 5410.

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Victor,

O dimensionamento dos cabos e dispositivos de proteção devem atender a requisitos de segurança e funcionalidade.

É preciso avaliar inclusive o encaminhamento do cabeamento, distância etc. e saber se a sua instalação comporta a potência deste equipamento.

Essa avaliação cabe a um profissional, recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação.

Ele terá condições de apontar a forma mais segura e econômica para atender a sua necessidade.

Espero ter ajudado.

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 2 anos

Vc tem que considerar a potência nominal > 1300w e

vc tem que considerar a voltagem > 127v

Divide 1300 por 127 = 10,24 A. Essa é a corrente. Na etiqueta consta 10,8 A, uma variação irrelevante, então fechou. Vamos considerar o que está na etiqueta.

Se passou de 10A, meu disjuntor tem que ser maior que isso. O próximo maior é o de 15A, então meu disjuntor já está definido > 15A curva C.

Preciso de um condutor que carregue 10,8A, então vou ver na tabela de dimensionamento de cabos e lá vejo que um cabo de 1,5mm² transporta até 15,5 A. Esse seria o cabo indicado, mas como a NBR5410 diz que o mínimo pra tomadas é 2,5mm², meu cabo fica aqui definido como de 2,5mm².

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: disjuntor de 30A e fiação de 6mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região