Qual fio devo utilizar para a instalação do chuveiro?

Estou fazendo a instalação elétrica toda da casa

O chuveiro de 6800w 220v fica a 10 metros do dijuntor, me indicaram fio 6mm e dijuntor 35A. Está correto?

E a outra duvida é, se usar fio 10mm para um aparelho de 2000w em 110v e dijuntor de 20A tem algum problema? O fio tem que ser compativel com o dijuntor ou posso usar um fio mais grosso mesmo que não seja necessário.

Qual fio devo utilizar para a instalação do chuveiro?

Estou fazendo a instalação elétrica toda da casa

O chuveiro de 6800w 220v fica a 10 metros do dijuntor, me indicaram fio 6mm e dijuntor 35A. Está correto?

E a outra duvida é, se usar fio 10mm para um aparelho de 2000w em 110v e dijuntor de 20A tem algum problema? O fio tem que ser compativel com o dijuntor ou posso usar um fio mais grosso mesmo que não seja necessário.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

João dos Santos Alves
Particular - há 6 anos

Com relação a primeira pergunta está certa com relação a segunda tem que levar em conta a distância da tomada do disjuntor para ocorrer queda de energia se não pode usar fio de 2,5 com disjuntor de 20A.

Henrique
Henrique Eletricista (Curitiba, Paraná) Henrique Eletricista - há 6 anos

A primeira duvida está correta

Já a segunda, você precisa dimensionar o disjuntor para proteger o condutor e não o equipamento, mas não tem problema superdimensionar a instalação(levanto em conta só o custo alto), e para utilizar o fio 10mm você precisa fazer uma boa conexão do condutor com o equipamento na hora da emenda ou do plug que será utilizado, lembrando que ambos devem aguentar a corrente nominal do equipamento. Caso não seja possível garantir uma boa emenda ou conexão, você deverá utilizar um outro cabo mais compatível.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia sr. Adilson. A primeira pergunta está correto, pois o cabo 6mm² suporta 34A e disjuntor se for norma DIN 32A e norma NEMA 35A, mas eu aconselharia usar cabo de 10mm², visto que caso vc venha trocar o chuveiro por um de 7.500 whatts teria que trocar o cabo. Quanto a segunda pergunta pode usar perfeitamente o cabo de 10mm² e disjuntor de 20A, o que pesaria seria somente o custo. O ideal seria cabo de 4mm². Espero ter ajudado. Abraços

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode utilizar sim, visto que o que não pode é ter o cabo abaixo da necessidade...

A disposição;

Geraldo
Geraldo (Osasco, São Paulo) Geraldo - há 6 anos

Qual fio devo utilizar para a instalação do chuveiro?

Resposta=Depende da Tensão fornecida no Local(110 0u 220V).

Estou fazendo a instalação elétrica toda da casa

O chuveiro de 6800w 220v fica a 10 metros do dijuntor, me indicaram fio 6mm e dijuntor 35A. Está correto?

Resposta=O próprio Fabricante informa na Embalagem o correto, para este caso o correto será Disjuntor de 32A e Cabo 6mm.

E a outra duvida é, se usar fio 10mm para um aparelho de 2000w em 110v e dijuntor de 20A tem algum problema? O fio tem que ser compativel com o dijuntor ou posso usar um fio mais grosso mesmo que não seja necessário.

Resposta= apesar de estar super acima do necessário,Pode utilizar sem problemas.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Bom dia sr Jose. A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Quanto a primeira pergunta, ok, está correto.

Quanto a segunda pergunta, pode sim usar o fio 10 mm, mas dependendo da distancia, pode ser mais viável economicamente usar um fio de 6 mm, ou mesmo um de 4 mm. Você pode usar um fio mais grosso, mas vai aumentar o custo talvez sem necessidade.

Responder
Leandro
A.l. Instalações E Serviços Ltda (Petrópolis, Rio de Janeiro) A.l. Instalações E Serviços Ltda - há 6 anos

Boa tarde,

Na primeira questão está correto

com relação a segunda, o disjuntor é colocado para proteger o circuito, não tendo problema algum vc usar o cabo 10mm, o que vc não poderia é usar o cabo 2,5mm e usar um disjuntor de 63a por ex.

O unico fator é que é inviavel financeiramente vc comprar um cabo 10mm se o circuito pede 2,5mm

Responder
Eletro Star Rio silvano
Instaladora Eltrica,camêmera, Automaçāo Portoe,l (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Instaladora Eltrica,camêmera, Automaçāo Portoe,l - há 6 anos

Boa tarde!

Potência Nominal (Watts) posição 4 - Super Quente: 6.800W

pode ser utilizado um cabo de 4,0mm de marca garantida ( pirelli ou cordeiro).

disjuntor apropriado e de 32 ampères.

ser quiser utilizar o fator de queda de tenção e só multiplica por mais 3%.

Potência Intermediária (Watts) posição 3 - Quente: 4.200W

Potência Econômica (Watts) posição 2 - Morna: 2.600W

Seção Mínima do Condutor (mm²): 4,0

Disjuntor (Ampèr): 32A

Josué Nascimento
Jostec Instalação E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Jostec Instalação E Manutenção - há 6 anos

Bom dia!

Para primeira pergunta, sim está correto.

A segunda, não você não pode usar cabo 10mm pois a corrente e baixa e o cabo vai criar uma resistência maior para passagem da corrente elétrica, o ideal seria usar cabo de 2,5mm com o disjuntor de 20A.

Responder
Fernandes Silva Bessa
Fsb Reforma E Construçao (Nilópolis, Rio de Janeiro) Fsb Reforma E Construçao - há 6 anos

Adilson te aconselharia a usar o a bitola de 4. 0 mm e disjuntor Siemens de c32

E em relação a segunda pergunta vc também pode usar a mesma bitola do que com disjuntor de 20a

Pq se vc colocar os que te indicaram vc terá um alto custo que não vale muito Apenas tenta usa o custo benefício para vc é o seu cliente

Marco
Particular - há 6 anos

Com relação a primeira pergunta esta correto a sua carga tera uma corrente de 30,99 amperes, levando em consideração para calculo de queda de tensão 10% , terremos uma corrente de 33,09 amperes. Utiliza-se cabo de 6mm², corrente máxima admissível no cabo 36 amperes.

Para segunda pergunta vc pode usar o cabo de 10 mm² porem vc gastará dinheiro de forma desnecessária, porque o seu circuito terá uma corrente de carga de 18,18 amperes. Para este circuito utiliza-se cabo de 2,5 mm², corrente máxima admissível no cabo 21 amperes.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região