Qual fundação/dimensão dos pilares vocês indicam para um galpão de 12x10m com 5m de altura?

Qual fundação/dimensão dos pilares vocês indicam para um galpão de 12x10m com 5m de altura? Galpão de concreto, cobertura metálica.

Qual fundação/dimensão dos pilares vocês indicam para um galpão de 12x10m com 5m de altura?

Qual fundação/dimensão dos pilares vocês indicam para um galpão de 12x10m com 5m de altura? Galpão de concreto, cobertura metálica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Particular - há 6 anos

R: A fundação dependerá do solo... Quando fornecemos a estrutura metálica já acompanhará um projeto base de fundação; Estamos a disposição;

A disposição;

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezado não subestime a parte mais importante de sua obra .O calculo estrutural, envolve cargas permanentes ( peso próprio da construção acabada ) e cargas acidentais ( numero de pessoas , móveis , equipamentos ,estoque , veículos etc ) o que obrigaria o calculista a saber qual finalidade do uso do galpão . O somatório dessas duas cargas definiram o números de pilares , suas dimensões e ferragens , suas distancia entre si , . Com o resultado da Sondagem do terreno ( coeficiente de resistência do solo ) e a definição das cargas de cada pilar , aplica-se uma fórmula que definira as sapatas . Importante destacar também as vigas , que além de outras finalidades serve de contra vetamento dos pilares . Amigo me alonguei na explicação de forma que vc se conscientize da impotancia de um profissional habilitado . ESPERO TE-LO AJUDADO

Abraços

Arquiteto e Perito Judicial

Manoel Luis Guimarães

Responder
Sandro Brasil
Ron Brasil Estrutura e Projetos (Macaé, Rio de Janeiro) Ron Brasil Estrutura e Projetos - há 6 anos

não tem como precisar, sem fazer uma analise do solo,

bloco base para galpão desse sem ponte rolante, apenas para armazenamento, podemos considerar 1,00x1,00x0,40 bloco -1,50 do piso, saindo coluna de 0,60x0,30 até 0,30+ do piso, mas é um chutometro, certo mesmo é calcular com analise do solo, pôs pode precisar colocar estaca e criar bloco de coroamento, para apoio das colunas

Responder
Ricardo Krisanoski
Rokrisa Engenharia E Empreendimentos (Curitiba, Paraná) Rokrisa Engenharia E Empreendimentos - há 6 anos

Boa tarde,

Minha sugestão é contratar um dimensionamento de fundação com uma empresa especializada, que deverá se basear em um estudo de carga do solo, que pode ser uma sondagem à percussão.

Não creio seja vantajoso arriscar um cálculo sem estas informações, pois caso seja subdimensionada a fundação esta poderá comprometer toda a estrutura, e caso seja superdimensionada será desperdiçado material e mão de obra.

Por este motivo acredito que um projeto bem calculado possibilite o custo de execução mais baixo para uma solução atestadamente segura.

Responder
Sidney Santos
Cido Engenharia E Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cido Engenharia E Reformas - há 6 anos

Boa tarde,

Olha meu amigo vc tem e deve contratar um engenheiro Civil ou um arquiteto calculista para isto.Não faça de outro jeito.Não existe de outra maneira.Vc tera que ter um projeto assinado por um profissional e uma Anotação de Responsabilidade Técnica-ART.

Responder
Cícero Gomes Ribeiro Junior

Então, primeiramente é imprescindível fazer a sondagem geológica do local. Basicamente para a estrutura sem levar em conta as sobrecargas de lajes e pesos extras seriam 12 pilares, 15X35cm. A fundação para estabilizar depende do resultado da sondagem, mas deverá ficar em torno de 80 X 80 com 1 metro de altura se for aceito sapatas no local. essas recomendações ficam isentas de quaisquer responsabilidades, pois tratam-se apenas de comentários experientes sem fazer uma análise do local. Sabe-se que tais perguntas solicitadas demandam um projeto e seu detalhamento final como dimensão dos pilares, número de sapatas, ferragem deverá ser confirmado após contratação deste projeto / assessoria técnica. Se me procurar poderei faze-lo.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção galpões industriais na sua região