Qual fundação é necessária para uma cobertura metálica de 250m²?

Qual fundação é necessária para uma cobertura metálica de 250m²

Sapatas ou estacas? Quais medidas mais ou menos?

Se for construido fechamento em alvenaria, 20x50 de baldrame + 6 ferros de 3/8 servem? As sapatas e as estacas teriam alteração?

Qual fundação é necessária para uma cobertura metálica de 250m²?

Qual fundação é necessária para uma cobertura metálica de 250m²

Sapatas ou estacas? Quais medidas mais ou menos?

Se for construido fechamento em alvenaria, 20x50 de baldrame + 6 ferros de 3/8 servem? As sapatas e as estacas teriam alteração?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 3
Particular - há 6 anos

R: Para fazer o dimensionamento de fundações precisamos saber o tipo de solo e sua resistência; Fazemos diariamente projetos estruturais de galpões metálicos, e temos as cargas que serão aplicadas nas fundações, mas a opção do tipo de fundação varia conforme o solo....

A disposição;

Luiz Carlos Canuto
Canuto Engenheiros Associados (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Canuto Engenheiros Associados - há 6 anos

Será necessário uma avaliação do solo, para determinar qual a melhor fundação a ser aplicada. Um ensaio SPT, não apresenta um custo elevado e lhe proporcionará segurança na definição do tipo de fundação a ser utiizado.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

É necessário avaliar o carregamento que incide no pilar e o solo da região. O projeto diminuiria o custo com o superdimensionamento e daria maior segurança. Não arrisque perder tudo por economias bestas.

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Se o terreno ao redor for firme, é possivel fazer uma avaliação do terreno sem a execução de sondagem. Mas isso só pode ser feito por um profissional habilitado e que te dê garantia. Chamar uma empresa de sondagem antes de ouvir um profissional pode sair caro e ser desnecessário. Se sua estrutura for um galpão coberto com telhas metálicas as cargas verticais são pequenas. O que será importante é realizar o cálculo estrutural para encontrar essas cargas e dimensionar corretamente as fundações.

Responder
Sérgio Azevedo

Rafael, bom dia.

A fundação só poderá ser definida após a realização da sondagem do solo.

Conforme o resultado, será definido qual fundação poderá ser utilizada e definidas as suas dimensões através de um projeto estrutural realizado por profissional.

Este projeto deverá ser elaborado já com a arquitetura definida. E a utilização para o galpão também. Qual a carga que será colocada no mesmo, etc.

Ficamos à disposição para outras orientações

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção galpões industriais na sua região