Qual o procedimento para emitir RRT para NBR 16280?

Sou técnica em edificações e preciso emitir uma RRT para troca de piso por um tipo semelhante, o ambiente é um banheiro. A retirada do piso existente será com Marreta, e por isso estou com dúvida se é necessário especificar algo, ou até fazer um laudo. Como é a primeira vez que aceito esse tipo de trabalho estou com duvidas sobre o procedimento, alguém pode me ajudar?

Qual o procedimento para emitir RRT para NBR 16280?

Sou técnica em edificações e preciso emitir uma RRT para troca de piso por um tipo semelhante, o ambiente é um banheiro. A retirada do piso existente será com Marreta, e por isso estou com dúvida se é necessário especificar algo, ou até fazer um laudo. Como é a primeira vez que aceito esse tipo de trabalho estou com duvidas sobre o procedimento, alguém pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 5
HELIO PRADO

Caroline , RRT(arquitetura), Art ( engenheiros e tecnico), Houve uma alteração em 2014 e que atualizou a norma 16280, vc como tecnica e dentro de seu escopo de atribuições dadas pelo CREA esta apta a executar, desde que não seja feito nenhuma alteração estrutural.No site do CREA de sua cidade , existirão os valores a serem cobrados pela ART e seus registros , bem como os honorários do profissional(tabela).

Responder
Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 6 anos

Também acho que é ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), quanto a necessidade de emissão ou não, todo e qualquer serviço de engenharia se precisa fazer a ART, como você é uma técnica, acredito que troca de pisos esteja dentro de suas atribuições, confira isto no Crea de seu estado. Porém para que você possa assinar esta ART é necessário que você esteja inscrita no Crea de onde será executada a obra. estas informações você encontra no Crea de sua cidade. Espero ter ajudado.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezada Caroline , me perdoe discordar de todos os comentários acima . A NBR- 16280/2014 ABNT é muito clara ao exigir do sindico que qualquer tipo de reforma nas áreas privativas e comuns antes de seu inicio seja elaborado um LAUDO ESPECIFICO BASEADO NESTA NORMA , CUJOS RAZÕES PRINCIPAIS SÃO;

1) Segurança da edificação , do entorno e de seus usuários

2) Requisitos da gestão da reforma / organização e diretrizes da execução

3) Analise de aumento de cargas ou impactos da reforma admitida pela NBR-6120/80 da ABNT

Esta norma tem por finalidade dar segurança ao prédio e causar o menor transtorno ao seus moradores e caso o sindico autorize a reforma sem este LAUDO ele será responsável CÍVEL e CRIMINAL por qualquer dano ou acidente que venha a ocorrer referente a reforma , isto esta na norma . Espero ter ajudado , caso vc precise nossa empresa é especializada em todos os tipos de LAUDOS e VISTORIA tendo no seu acervo técnico ( CREA-RJ e CAU- RJ) mais de 400 trabalhos realizados

Atenciosamente

DIMAIK CONSTRUÇÕES LTDA

Arq. e PERITO Manoel Luis Guimarães

INSTITUTO DE ENGENHARIA LEGAL

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se esta registrada junto ao CREA, faça a emissão como reforma informando todas as especificações; O custo da ART irá depender do valor dos serviços cobrados...