Qual o valor do m² de uma construção com tijolo ecológico?

Sou Arquiteto e vários clientes tem me perguntado sobre valores, porém ainda estou sem referencias sobre o preço.

Queria o valor do m² (considerando mão de obra + material de construção) para ter um parâmetro assim como temos com o CUB.

Qual o valor do m² de uma construção com tijolo ecológico?

Sou Arquiteto e vários clientes tem me perguntado sobre valores, porém ainda estou sem referencias sobre o preço.

Queria o valor do m² (considerando mão de obra + material de construção) para ter um parâmetro assim como temos com o CUB.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 5
Dot & Line
Particular - há 5 anos

Caro Sergio Eduardo,

Se você é arquiteto mesmo, sabe que esta pergunta não faz o menor sentido.

Os tijolos, seja de que tipo forem, representam apenas o "fechamento" da obra. Ou seja, uma variável entre muitas outras que significa uns 5% do total da construção. Aliás, tijolo é a coisa mais barata da obra. Veja que, além de tijolos, temos as fundações, estrutura, telhado, esquadrias, instalações elétricas, redes de TV, telefone, água, esgoto, pisos, acabamentos, metais, impermeabilização, pintura, impostos, gerenciamento, etc. etc, etc.

E ainda, os tijolos formam as superfícies verticais e você quer usar este item para precificar a superfície horizontal que é a área de piso. Simplesmente, não há relação entre uma coisa e outra.

Veja também, que o CUB é um índice que serve somente para construções específicas, padronizadas e feitas em série. Ou seja, este índice não serve para residências unifamiliares e uma enormidade de outras obras.

Resumindo: para se saber o preço, tem que quantificar, pesquisar e orçar.

Não há fórmula mágica.

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 5 anos

Sem acabamento, para casas maiores que 150m² - com poucas divisões internas - sala e cozinha integradas - nossa equipe consegue por R$1370/m² - em média.

Mas casas menores eu aconselho considerar R$1200/m2 - sem acabamento.

Nesse valor já em uma folga, pois há períodos de chuva, feriados e supõe terreno plano e solo adequadamente resistente e nível de água profundo.

Mas isso é aqui na Bahia.

Utilize o cub do seu estado e subtraia os custos com acabamento como massa corrida, pintura, emboço, chapisco, reboco...os custos com superestrutura diminui se for casa com vãos pequenos e baixo carregamento, pois usa-se os pilaretes, mas considere como se a estrutura fosse igual a convencional para ter uma folga.

No lugar das formas de madeira considera os tijolos canaletas. Só precisará saber qual é o custo da parede e mão de obra para as diferentes alturas.

Responder
Thiago
Innovar Construções E Reformas (Campos do Jordão, São Paulo) Innovar Construções E Reformas - há 5 anos

Se quiser entre em contato com a Innovar construções e Reformas situada em Campos do Jordão, posso te ajudar, o segredo está em planilhas de composição de custo e curva ABC, para um bom orçamento.

Em relação a construções racionalizadas eu indico desde que aja mão de obra especializada, são obras mais limpas e rápidas, pois não necessita de quebrar para passar tubulações.

Em relação a custos de construção , para você

ter uma idéia de custo, residências de baixo padrão custam a partir de R$ 800,00 m2 podendo chegar a R$ 2.500,00 m2 mo dependendo da construção.

Inicialmente evite dar a construção acabada com o material, exige parcerias que provavelmente você ainda não possui, deixe a cargo do proprietário, realize projetos, administração de obras, etc...

Já tivemos casos do proprietário falir no meio da obra e ficar devendo 2 milhões para fornecedores, inclusive nos deu um calote de R$ 300 mil, vá com calma e forme uma equipe com bons mestres de obra e terá muito sucesso.

Atenciosamente

Innovar Construções e Reformas

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região