Qual profissional faz "acompanhamento de reforma" de uma casa?

Qual profissional - sem ser arquiteto - é o responsável pelo acompanhamento de uma reforma de apartamento, e como é sua remuneração ( em Minas ) ?

Qual profissional faz "acompanhamento de reforma" de uma casa?

Qual profissional - sem ser arquiteto - é o responsável pelo acompanhamento de uma reforma de apartamento, e como é sua remuneração ( em Minas ) ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 2
José Eduardo Pinto Da Silva

Bom dia , Os profissionais habilitados para a reforma de uma casa são:Arquiteto; Engenheiro Civil; e Técnico em Edificações, com os devidos registros nos órgãos Reguladores (atualmente são três).

Cordialmente,

Engenheiro Civil José Eduardo Pinto da Silva

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Fernanda, bom dia!

Nessa situação só dois profissionais poderão responder judicialmente pelo acompanhamento da obra: Engenheiro Civil e/ou Técnico em Edificações, dentro dos limites estabelecidos, ambos devem estar devidamente registrados e em dia com CREA do Estado (solicite Certidão de Registro Profissional atualizada).

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alfredo Lara
Construsete.com (Sete Lagoas, Minas Gerais) Construsete.com - há 4 anos

Olá, a norma que regulamenta reformas em edificações prediais é a NBR 16.280/2015, estabelece os requisitos necessários para realização do serviço e define que o Engenheiro Civil é o responsável por tais intervenções. Portanto, desde que seja um engenheiro atuante, que esteja á frente dos serviços, não haverá necessidade de mestre de obras ou empreiteiros. Precisa ser uma equipe habilitada e experiente na realização dos serviços: pedreiro, ajudante, eletricista, encanador, pintor... assim seu custo será somente o necessário. Tenho equipe completa para serviços dessa natureza e estamos prontos para fazer a sua obra!

Eu sou ALfredo Lara, engº civil e eletrotécnico formado e habilitado.

Responder
Cores e Tons Reformas e Pinturas

ARQUITETO - Responsável pelo projeto e supervisão de obras que envolvam criação ou modificação da estrutura do imóvel ou seu uso (no caso de inclusão de piscina em cobertura, por exemplo).

EMPREITEIRO e/ou MESTRE DE OBRAS e/ou ENCARREGADO DE OBRAS - Profissional contratado para fornecer e supervisionar o trabalho de toda a mão-de-obra envolvida na execução do projeto. O mestre de obras ou encarregado pode ser contratado pelo arquiteto ou designer em obras de pequeno porte. Em obras de grande porte o empreiteiro poderá ter o mestre de obras para lhe ajudar na supervisão do trabalho.

A necessidade ou não de todos estes profissionais depende da complexidade do projeto: Quanto menos complexo mais “enxuta” a lista de profissionais envolvidos. O importante é que o profissional responsável (aquele que vc chamou lá no início) seja capaz de definir os profissionais que devem ser chamados assim que compreender o que vc deseja que seja feito, pois o ideal é que todos eles participem do projeto.

Espero ter ajudado.

Responder
Alisson Bruno de Oliveira Oliveira

Respondendo a sua dúvida, na nossa região (Minas Gerais) existe um acompanhamento da obra feito pela figura do Mestre de Obras, esse por sua vez não necessariamente tem que ter habilitação por Engenharia, etc.., uma vez que a obra acertada para a execução já tem todas as informações necessárias, dedicadas pelos profissionais de Engenharia e Arquitetura.

No meu caso, eu tenho um profissional só para isso.

Ele acompanha a execução dos projetos, bem como auxilia na compra dos materiais, etc....

O preço desse trabalho se dá pela hora dedicada, variando o custa da hora em R$10,00 a R$ 20,00, vai depender do contexto da obra.

A disposição.

Pentágono Construções e Reformas. Itabira - MG

Responder
Adelcio Maciel
AMJJ Reformas E Construções (Sabará, Minas Gerais) AMJJ Reformas E Construções - há 4 anos

Ola boa Tarde!

Para o acompanhamento de uma obra, mesmo sendo obra de reforma! Vai depender do tamanho e da complexidade da obra, e se é em lugar que precisa de um responsável tecnico, pois ira ter visita da fiscalização! Conforme a obra, basta um bom mestre de obras! Eu já acompanhei obras como mestre de obras, já acompanhei como tecnico, e já teve obras que não pude acompanhar pois o responsável tecnico tinha que ser um engenheiro. Em suma, depende do local e do tipo de obra!

Responder
Argus Arquitetura e Interiores
Particular - há 4 anos

Bom dia, Fernanda

As regras para reforma de apartamento costumam ser mais rígidas pois envolvem outros moradores. A lei nova torna o síndico responsável, perante o condomínio com os eventuais problemas que a obra possa ocasionar. Assim, o síndico é obrigado a recolher, do inquilino que fará a obra, um RRT (de arquiteto) ou ART (de engenheiro).

Eles são os Responsáveis Técnicos pela obra, e precisarão fazer visitas para verificar a conformidade da obra com o que foi projetado.

Além deles, normalmente existe o empreiteiro, que na figura do mestre de obras estará acompanhando o dia a dia da sua obra.

Os valores para cada um dos serviços variam mais pela complexidade e duração do serviço do que pela sua metragem quadrada. Assim, valeria à pena orçar seu serviço específico com uns três profissionais de sua confiança .

Manoel Alves dos Santos

Boa noite Fernanda! Qualquer reforma predial que não envolva estruturas pode ser acompanhada por um técnico em edificações. As normas não citam limite de 70 m² de área para reformas como disse o Tiago, As normas citam limite de 80 m² de área para o técnico assinar e responsabilizar por construções. Com registro no CREA, a sua disposição.

Responder
Nilson Dionísio Da Silva

Bom dia Fernanda o correto e ter um técnico em edificações dentro de suas limitações ou um engenheiro registrado no CREA obs se for uma reforma simples que não tenha que afetar estrutura o próprio profissional poderá acompanhar

Responder
Sérgio Ricardo
Sd Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Sd Serviços - há 4 anos

A reforma pode ser acompanhada por um encarregado de obras com conhecimento em leitura de projetos, com vistorias semanais de um arquiteto ou engenheiro.

Caso queira podemos marcar uma reunião para maiores esclarecimentos.

Sou encarregado de obras de reformas.

Responder
Adriel Aguiar e Silva

A reforma pode ser acompanhado por um encarregado de obras, em outras palavras "Mestre de obras", esse pode acompanhar todo o processo da reforma, pois apresenta fortes características de saber executar os serviços e também de ler os projetos.

Mas vale lembrar que é necessário haver a visita semanal de um engenheiro.

Virgilio Junior
Am & Pm Manutenção E Reformas Ltda (Belo Horizonte, Minas Gerais) Am & Pm Manutenção E Reformas Ltda - há 4 anos

Bom dia!!! Fernanda,

Acompanhamento de obras, deverá ser realizada por um engenheiro registrado no Crea local.

A remuneração é realizada por uma % pequena do valor total da construção. (pesquise no site CREA-MG (HONORÁRIOS)

O Mesmo é responsável pela acompanhamento da execução, controle de custo, esperdícios, gestão da mão de obra, gestão do material, entre outros.

Convido você para entrar em contato para tirar suas dividas e podemos lhe oferecer um orçamento sem custo/compromisso.

Estamos a disposição

AM & PM Manutenção e Reformas Ltda

Virgilio Junior

Responder
Alexandre Torga do Carmo
Serviconenge Construções Ltda (Betim, Minas Gerais) Serviconenge Construções Ltda - há 4 anos

Bom dia

Sou engenheiro e acompanho obras em Minaa .Quanto a remuneraçao podemos combinar.tenho bom preço

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

Prezada Fernanda,

Conforme respondido pelo colega, se a área máxima for de 70m2 pode ser acompanhada por Técnico em Edificações, e o Engenheiro Civil para qualquer área. Geralmente se remunera por hora técnica.

Att. Eng Marcelo F.A.

Conte com a Remar Técnica l Arquitetura e Engenharia

Guarulhos/SP

Responder
Particular - há 4 anos

R: Pode ser um técnico em edificações ou um engenheiros ... (fora o arquiteto), e a forma de remuneração é por % do custo da obra, ou por hora dedicada...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.