Qual resistência usar no meu chuveiro elétrico?

Olá,

Tenho um chuveiro com o rótulo escrito: potência de 5500W e 50A.

Porém o disjuntor dele é de 30A.

Fui trocar a resistência e quando desligo faz um clarão em cima. Pode ser perigoso? Devo trocar a resistência por uma por uma potência menor??

Att,

Qual resistência usar no meu chuveiro elétrico?

Olá,

Tenho um chuveiro com o rótulo escrito: potência de 5500W e 50A.

Porém o disjuntor dele é de 30A.

Fui trocar a resistência e quando desligo faz um clarão em cima. Pode ser perigoso? Devo trocar a resistência por uma por uma potência menor??

Att,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Bom dia Flávio,

Verifique junto ao fabricante do chuveiro o modelo correto de resistência.

Também se atente a comprar resistências elétricas originais, observe os indicadores de teste e qualidade, como selo do INMETRO, escolha loja de referência e tenha sempre a nota fiscal de compra, em caso de qualquer problema você pode acionar suporte e garantia do produto.

O problema que você está relatando é grave, pois aparenta ter um arco elétrico nos contatos, isso pode gerar acidente, principalmente se sua instalação não tiver aterramento e a alimentação do chuveiro não estiver sendo protegida por um DR de 30mA.

Caso a resistência seja a recomendada pelo fabricante, sugiro que entre em contato com o suporte e aponte o problema, que eles certamente vão te ajudar, também recomendo que solicite que um eletricista faça uma avaliação das suas instalações.

Espero ter ajudado.

Responder
Bruno Neves de Souza
Bruno Eletricksystem Elétrica Residencial Predial E Comercial (Araruama, Rio de Janeiro) Bruno Eletricksystem Elétrica Residencial Predial E Comercial - há 3 anos

Para o chuveiro informado a indicação é cabo de 10mm e disjuntor monopolar de 50A. O clarão na parte superior do chuveiro pode ser desgastes nas partes metálicas internas indico a substituição do chuveiro para maior seguranca. Pode ser do da mesma potência e voltagem 127V

Responder
Particular - há 3 anos

R: Não tem nenhuma explicação para esse "clarão"... o ideal é manter o recomendado pelo fabricante

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região