Como encontrar a origem de uma rachadura?

Há uma rachadura no banheiro dos fundos desse apartamento, que fica no ultimo andar de um prédio, com elevadores. qual ou quais as possibilidades de isso ter ocorrido?

Como encontrar a origem de uma rachadura?

Há uma rachadura no banheiro dos fundos desse apartamento, que fica no ultimo andar de um prédio, com elevadores. qual ou quais as possibilidades de isso ter ocorrido?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 10 meses

Boa tarde!

Se for uma área social ou de circulação chame o síndico e peça a devida manutenção, se for do seu apartamento contrate um pedreiro e instale uma contraverga e refaça o acabamento.

Responder
Ricardo
Particular - há 10 meses

andré, se for para colocar uma contraverga, não seria de responsabilidade do condominio? a minha grande dúvida é: por que houve essa deformação da viga ou contraverga após 50 anos de existencia do prédio? acima desse banheiro existe um quarto para os empregados do condominio.

Alliny Izabely Vale Portes
Particular - há 9 meses

Ricardo, deve-se ter uma análise mais apurada do caso. É preciso saber se houve alguma reforma ao redor do edifício ou até mesmo dentro do prédio.

Verifique se o projeto e a execução são os mesmas, se houve alguma mudança em relação ao uso do prédio, se essa rachadura está transpassando para a fachada do edifício, verifique também se algum vizinho desse imóvel fez alguma reforma e não teve o acompanhamento de um profissional.

É importante que continue verificando semana a semana se a abertura está aumentando.

Após as respostas dessas perguntas que coloquei, podem surgir outras perguntas ou pode-se descobrir a causa desta rachadura.

Ricardo
Particular - há 9 meses

alliny, obrigado. desconfio de uma reforma no prédio vizinho, colado a este, ano passado, se não me engano. lá, foi feita reforma inclusive com uso de bate-estaca. a fissura não aparece do lado externo.

Guilherme Henrique Langer Borgo
GHBorgo Empreendimentos (Curitiba, Paraná) GHBorgo Empreendimentos - há 11 meses

Boa tarde, Ricardo!

Provavelmente durante a construção não foi executada a contra verga na janela. A viga superior ao deformar, comprimiu a janela para baixo, que por sua vez comprimiu os blocos cerâmicos, e estes por serem de menor resistência fissuraram.

Não é um problema estrutural, somente estético. Para saná-lo, remova a janela e execute a contra verga para então instalar a janela. Outro ponto importante, é o preenchimento da parte superior da janela em contato com a viga, com argamassa de encunhamento ou espuma expansiva, que por ser mais flexível, absorverá as tensões de compressão sem que ocorram fissuras.

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

guilherme, obrigado pela resposta. também acho que houve uma deformação na viga superior. mas aí seria o caso de o condomínio realizar a obra, ou minha mãe é que deveria fazer o serviço? e a minha dúvida é: por que essa viga deformou? seria necessária uma análise mais acurada? esse prédio existe há 50 anos.

Silvana Silva da Silva

Boa noite!Ricardo, rachaduras na vertical, pelo que vi na foto o peso do basculante está descendo para os azulejos, deveria a parede ter um emboço e depois colocar um granito. Ou seja o basculante está apoiado direto na alvenaria, talvez sem emboço

Att,

Responder
Silvana Silva da Silva

Boa noite! sim eu errei na digitação, tem que retirar os azulejos que sofreram rachaduras, e analisar se os tijolos também sofreram rachaduras, e ver se a janela foi assentada direto nos tijolo, se sim! retire a janela, assente novos tijolos se for o caso, arremate por cima, coloque em granito e logo após volte com a janela, ou em último caso, faça uma verga com dois ferro de 1/4", logo após coloque o granito e a janela. OK!!