Como saber qual transformador utilizar em um aparelho?

Ola gostaria de saber qual o wats certo de trasformador para secador de cabelo de 8.000wats. Me ajude por favor

Como saber qual transformador utilizar em um aparelho?

Ola gostaria de saber qual o wats certo de trasformador para secador de cabelo de 8.000wats. Me ajude por favor

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 2
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Minha senhora esse sacador é muito estranho. Procurei ele na internet e achei o Mega Star SC-2500 e SC-2600 e gente reclamando que é fraco, procurei a marca na internet e não achei, encontrei outros secadores de 2400 watts (foi a maior potência que achei) e estão no mesmo preço do Mega Star.

Me desculpe, mas é a minha opinião pessoal, se ele fosse mesmo essa potência toda ele deveria ser mais caro.

Só pra senhora ter uma ideia do que são 8000W, seria equivalente a 7 secadores de 1300W soprando no máximo e ao mesmo tempo na mesma cabeça!!!!

Eu acho que ele não tem isso tudo, é de uma marca xing-ling, achei ele em site de vendas do Paraguai.

A senhora devia pedir pra alguém que trabalhe com eletrônica, eletrotécnica ou elétrica fazer um teste nele pra saber qual a verdadeira potência desse secador.

É melhor do que investir num transformador caríssimo, sendo que talvez não precise, procura saber antes de gastar o seu dinheiro que a senhora tanto batalha.

Agora se for 8000W mesmo, a senhora vai ter que pedir uma rede 220V.

"Ah meu filho por que outra rede???"

Bom eu lhe digo, se colocar no transformador (teria que ser pelo menos 10KVa de R$300 a R$500) o lado dos 127V puxaria uns 63A e usaria fio 16mm. A rede que temos normalmente usa fio 6mm e disjuntor de 40A no medidor, só aí já daria problema não ia dar pra usar o secador.

Numa rede 220V não precisa de transformador, e teria que fazer uma instalação só pra ele vindo do quadro, com disjuntor bipolar 40A e fio 10mm (se colocar o de 6mm vai esquentar e gastar mais na conta).

Outro problema é o fio do secador pela foto que vi só aguentaria uns 2400W, se for de 8000W mesmo vai ter que trocar por um cabo bipolar de pelo menos 6mm e tomada steck pra 40A, ou fechar fio com fio direto.

Se a potência real dele for outra, posta outra pergunta.

Eliseu Araujo Santos
Eliseu Reformas (Salvador, Bahia) Eliseu Reformas - há 7 anos

pede se um disjuntor 40watts.se possivel use cabinho 4,mm,se tiver uma caixa de distribuição coloque este disjuntor na caixa geral.devidamente.aterrada....

Responder
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Amigo a sugestão não procede tecnicamente falando.

Disjuntor não se classifica em Watts e sim em Amperes (40A).

E 8000W em 220V dá 37A que pede, pela tabela de cabos, 6mm, pra funcionar chorando. Nessa instalação seria recomendado 10mm para evitar aquecimento e gasto desnecessário de energia.

Raul Francisco Batista

Boa tarde,

Respondendo diretamente à pergunta, seria um transformador de 9.500 VA.

Pega-se a potência ativa de( 8.000w )e divide-se pelo fator de potência, que vem especificado no aparelho. Quando não se sabe qual o fator de potência devido ao desgaste nas informações da placa, para esse tipo de aparelho, usa-se( 0,85 ). Segue o exemplo abaixo:

Potência ativa ÷ Fator de potência = Potência aparente

8.000W ÷ 0,85 = 9.411 VA

Watt ÷ FP = Volt – ampér

Significa que o secador precisará absorver 9.411 Volts-Ampéres da rede elétrica para produzir 8.000 Watts de potência. Por isso a necessidade de um transformador de no mínimo 9.500 VA.

No entanto, um secador com tamanha potência (equivalente a oito ferros de passar de 1.000w, ou sete pranchas de cabelo de 1.100w), não pode ser simplesmente conectado à rede elétrica sem se saber primeiro qual é a potência total disponibilizada pela concessionária de energia para o seu Padrão de Entrada, o que inclui saber a amperagem do disjuntor geral do padrão de entrada, a bitola dos condutores do padrão e se a instalação elétrica geral do estabelecimento suporta tal corrente. Corre-se o risco de danificar toda a instalação.

Além disso, parelhos que solicitam correntes acima de 10 ampéres devem ter um circuito exclusivo e específico. Isso quer dizer que não podem ser conectados a uma tomada comum. Também não devem ser alimentados por circuitos que alimentam outros aparelhos elétricos. Quer dizer que cada um deles deve ter separadamente os seus condutores elétricos e disjuntor dimensionados de acordo com a sua potência elétrica.

Por exemplo, um chuveiro elétrico com potência de 5500watts, ligado em 220 volts solicita uma corrente de cerca de 25 ampéres para funcionar. De acordo com a tabela de dimensionamento de condutores elétricos da NBR 5410, seria necessário um condutor de 4mm, que suporta de 28 a 32 ampéres. Um disjuntor de 30A ou 32A curva B protegeria muito bem esse condutor contra sobre carga e curto-circuito. E é claro: tudo estando devidamente aterrado. Além disso, mesmo aparelhos com potência menor, como um forno micro ondas de 2500w, por exemplo, não deve ser simplesmente conectado a uma tomada comum, ou seja, de 10A. A Tomada para esse forno micro- ondas seria de 20A. Não seria uma tomada comum, como as que usamos para ligar os outros aparelhos.

Um secador de 8.000W de potência ativa, ligado em 220V, após feita a divisão pelo fator de potência 0,85, absorve da rede 9.411VA. Solicita uma corrente de 42,77 ampéres para funcionar e a proteção de um disjuntor bipolar de 50A, curva C, alimentado por condutores de 10mm, como mostra a tabela abaixo:

Potência aparente ÷ Tensão = Corrente Proteção Condutor

9.411VA ÷ 220V = 42.77A 50A 10mm

Volt-Ampér ÷ Volts = Ampéres Ampéres Milímetro

Obs.: Isso se a tensão que ele utiliza (tensão de saída do transformador) for de 220V.

Para ligá-lo à rede elétrica é necessário um condutor exclusivo de no mínimo 10mm, protegido por um disjuntor exclusivo de 50A, ambos saindo diretamente do quadro de distribuição e não de alguma tomada.

Em caso de 380V:

Potência aparente ÷ Tensão = Corrente Proteção Condutor

9.411VA ÷ 380V = 24,76A 32A 4mm

Volt-Ampér ÷ Volts = Ampéres Ampéres Milímetro

Se for de 127V é como segue a tabela abaixo:

Potência aparente ÷ Tensão = Corrente Proteção Condutor

9.411VA ÷ 127V = 74,10A 80A 25mm

Volt-Ampér ÷ Volts = Ampéres Ampéres Milímetro

Atenciosamente,

Raul Francisco.

Responder
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Não acha surreal, um secador que precise de 25mm, com um cabo desse da pra alimentar um pavimento de um hotel.

Por isso não me ative somente a pergunta.

Esse aparelho tem que ir pra uma análise.

Ele vem de fábrica com um cabo bipolar 2X2,5mm, e uma tomada 20A como qualquer outro secador, eu acho impossível ser 8000W

Daniela Do Nascimento
Particular - há 7 anos

Essa e a marca

Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Eu achei seu secador na internet.

Pois então, faz o que lhe aconselhei, pede pra testarem o secador pra ter certeza que ele é mesmo de 8000W.

É melhor do que investir naquela estrutura toda de forma precipitada, pode ser que não precise gastar tanto dinheiro pra ter seu secador pronto pra uso.

Edgar Antonio F  Santos
Ideal Reformas E Constru (Salvador, Bahia) Ideal Reformas E Constru - há 7 anos

Boa noite

pelo que eu sei normalmente não se trata eletricidade residencial ou industrial por watts e sim por amperes de consumo

então para poder achar um transformador certo terá que calcolar da seguinte forma:

para eletricidade de 127 vc tem que dividir os watts pela voltagem

8.000 / 127 = 62 amperes

8.000 / 220 = 36 amperes

pela potencia que precisa e bom ver com um bom técnico de preferencia formado e certificado para não ter problema.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

é um transformador de respeito pra se ter em uma residência para ligar um único aparelho.. recomendável a migração para rede 220V em sua residência... agora se quiser insistir no transformador, siga a resposta de

o amigo Ailton que essa potencia atende.

Responder
Eliseu Araujo Santos
Eliseu Reformas (Salvador, Bahia) Eliseu Reformas - há 7 anos

pede se um disjuntor 40watts.se possivel use cabinho 4,mm,se tiver uma caixa de distribuição coloque este disjuntor na caixa geral.devidamente.aterrada....

Responder
João Pereira
Base Empreendimentos E Manutenção Industrial (Salvador, Bahia) Base Empreendimentos E Manutenção Industrial - há 7 anos

Senhora deve ser feito feito o seguinte calculo: se a tensão do local e seu equipamento de estiver determinando 220V e se no estabelecimento aonde vai cer feito a instalação for de 220V será necessário a instalação de 1 Disjuntor Bipolar de 40 Ampémperes e cabo de 6mm, 1 fio para aterramento de 4mm, e se sua tensão for de 127V deverá instalar 1 Disjuntor de 70 Ampéres e cabo de 16mm e fio terra de 6mm.

João Pereira

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região