Qualquer engenheiro pode fiscalizar ou supervisionar ou dirigir qualquer tipo de obra? Um engenheiro químico pode fiscalizar, supervisionar ou dirigir a implantação de um projeto de fazendas de produção de energia fotovoltaica?

Qualquer engenheiro pode fiscalizar ou supervisionar ou dirigir qualquer tipo de obra? Um engenheiro químico pode fiscalizar, supervisionar ou dirigir a implantação de um projeto de fazendas de produção de energia fotovoltaica, eólica? No caso ele não poderia é fazer o projeto e assinar como responsável técnico? No caso do Engenheiro Civil isto também é válido para mesma questão?

Qualquer engenheiro pode fiscalizar ou supervisionar ou dirigir qualquer tipo de obra? Um engenheiro químico pode fiscalizar, supervisionar ou dirigir a implantação de um projeto de fazendas de produção de energia fotovoltaica?

Qualquer engenheiro pode fiscalizar ou supervisionar ou dirigir qualquer tipo de obra? Um engenheiro químico pode fiscalizar, supervisionar ou dirigir a implantação de um projeto de fazendas de produção de energia fotovoltaica, eólica? No caso ele não poderia é fazer o projeto e assinar como responsável técnico? No caso do Engenheiro Civil isto também é válido para mesma questão?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 2
Yotta Engenharia
Yotta Engenharia (Cruzeiro, São Paulo) Yotta Engenharia - há 4 anos

Bom dia Jair.

Satisfação poder ajudar com sua dúvida.

Respondendo sua pergunta, definitivamente um Eng. químico não pode se responsabilizar por este tipo de projeto.

Justificativa, os profissionais das diversas áreas de engenharia tem atribuições (que podem ser consultadas e em legislação vigente e nos respectivos conselhos de classe) correspondentes com suas formações. Da elaboração de um projeto a entrega do produto final existem diversas etapas que podem contar ou não com profissionais de diversas áreas. Ex. um projeto "x" pode ser desenvolvido pelo profissional de uma área e gerenciado por um profissional de outra área.

Estaremos a disposição.

Responder
Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 4 anos

Jair, bom dia! Nos termos da legislação e normativas vigente, somente aos profissionais legalmente habilitados como engenheiro eletricista modal. eletrotécnica ou ao Técnico em Eletrotécnica, limitado à potencia de 800kVA de demanda, compete a responsabilidade técnica para projeto e execução de plantas de geração de energia elétrica. Boa sorte!

3 fotos
Responder
Particular - há 4 anos

R: Cada engenharia possui as suas habilitações.

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.