Como calcular a quantidade de fios elétricos para uma residência?

Preciso fazer a troca de fiação antiga de uma casa de dois andares com 03 quartos, 02 wc, sala cozinha, com 6m por 25m. Queria saber quanto vou precisar de fios em metros para essa troca?

Como calcular a quantidade de fios elétricos para uma residência?

Preciso fazer a troca de fiação antiga de uma casa de dois andares com 03 quartos, 02 wc, sala cozinha, com 6m por 25m. Queria saber quanto vou precisar de fios em metros para essa troca?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: deverá fazer o dimensionamento tendo em vista os circuitos e as passagens de conduites existentes...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 1 mês

Olá Eder,

Recomendado que realize o projeto das instalações elétricas da sua residência.

É a partir deste projeto que será possível dimensionar de forma adequada a infraestrutura para atender a sua instalação e modo de utilizá-la, tudo isso de forma segura e econômica.

O projeto vai te entregar, por exemplo, a lista de materiais necessários para realizar as instalações, isso facilita o processo de orçamento de materiais, enviando para vários fornecedores e podendo negociar prazo e forma e pagamento, também com a mão de obra, que saberá O QUE e COMO fazer as instalações, sua dimensão e complexidade.

Responder
Antonio Carlos Dias Da Silva
Elétrica D + D (Embu, São Paulo) Elétrica D + D - há 1 mês

Bom dia Eder,respondendo a sua pergunta o mais correto seria fazer uma visita na obra, pois aí ficaria mais fácil de ter uma ideia aproximada da quantidade de fios e quais as bitolas a serem usadas

Ex: tomadas normalmente bitola de 2,5mm²

Iluminação normalmente bitola de 1,5mm² e 2,5mm²

Chuveiro normalmente bitola de 6mm² dependendo da potência

Também é preciso ver outros detalhes

Padrão de entrada, aterramento

e quais os equipamentos que vc teria na sua cozinha pra daí definir a bitola para os eletrodomésticos pois pode ser usado bitola de 2,5mm² 4mm² e 6mm² este último indicado para fogão por indução

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Eder, bom dia!

Esta é uma grande oportunidade para fazer sua instalação elétrica de acordo com a NBR 5410, que trata de Projeto de Instalações Elétricas, onde os circuitos serão dimensionados de conformidade com as suas necessidades, assim como, deverá ter um QDL (Quadro de Disjuntores) apropriado e com os fios dentro das cores padronizadas, devendo o mesmo ter aterramento. Aproveitre, também, para checar se o ramal de entrada está dentro das normas da concessionária.

Isto exposto, sugiro a contratação de Engenheiro Civil ou Engenheiro Eletricista para elaborar Projeto de Instalações Elétricas, com a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Celso - Elétrica - Automação - Segurança - Conectividade

Olá Eder. Se você tiver a planta da casa é possível estimar a quantidade de fios por ela porém não será um cálculo exato mas estimado pois dificilmente terá nessa planta as passagens elétrica mas apenas os pontos.

Acredito que a melhor opção é chamar um eletricista profissional que faça isso pra você pois ele vai identificar os pontos e as passagens e vai te dar uma estimativa mais correta. Você também não precisa colocar 6mm em tudo pois lâmpadas LED e interruptores podem trabalhar com 2,5mm ou 1,5mm e tomadas 10A podem usar 4mm ou 2,5mm dependendo do cômodo..

Por experiência, um sobrado com estas características que citou pode consumir:

4 rolos de 100m cabo 6mm (2 preto, 1 azul e 1 verde).

até 200m cabo 4mm.

até 200m cabo 2,5mm

até 100m cabo 1,5mm

5 fotos
Responder
Márcio Mendes Mazzilli
Mlz Engenharia Elétrica (Bragança Paulista, São Paulo) Mlz Engenharia Elétrica - há 1 mês

Bom dia Eder. A melhor forma de calcular a quantidade de fiação é através de um projeto elétrico. Para isso é preciso tirar as medidas da casa, fazer uma planta baixa e identificar os pontos de tomada e iluminação. Dessa forma o próprio software já calcula a quantidade e a bitola de fiação que será necessária.

Responder
Jose Carlos Dias
Jocadi-X Instalações E Serviços Ltda (Belo Horizonte, Minas Gerais) Jocadi-X Instalações E Serviços Ltda - há 1 mês

Bom dia

Para se fazer um cálculo mais correto é necessário uma visita técnica para mensurar os pontos e as medidas dos quartos bem como os aparelhos.

E uma visita rápida e muito ilustrativa.

Ficamos a disposição.

SDS

José Carlos

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.