Quanto custa na Bahia, em média, o valor por metro quadrado de um projeto de arquiteto para ambientes internos ou externos?

Fiz um orçamento com um arquiteto e gostaria de saber se o valor da proposta está compatível com os valores de mercado.

Quanto custa na Bahia, em média, o valor por metro quadrado de um projeto de arquiteto para ambientes internos ou externos?

Fiz um orçamento com um arquiteto e gostaria de saber se o valor da proposta está compatível com os valores de mercado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

O valor é tabelado, porém é necessário incluir alguns custos adicionais. Além disso, profissionais que fazem um projeto mais detalhado, sofisticado costumam cobrar mais. O preço recomendado varia entre 2-4% do valor total da construção.

Um projeto bem feito evita retrabalho, surpresas, contempla um estudo dos ventos, solar, análise térmica dos materiais e isso traz economia na conta de energia (pode chegar a 45% e isso traz retorno a longo prazo). Além disso, um projeto de interiores valoriza muito o seu imóvel e isso repercutirá no preço de venda ou aluguel.

Acho que nessa hora não deveria se importar com o preço de mercado, mas sim que o serviço seja bem feito.

A propósito, meus parceiros decoradores não cobrariam menos do que R$50/m² para projetos seja de interiores ou exteriores.

Mas há gente que faz por menos, porém não contemplará isso tudo. Até indicamos quem faz por menos, pois não cobrimos ofertas.

Responder
Bruna L Faustino
Arcshop (Salvador, Bahia) Arcshop - há 6 anos

Boa noite Rafael!

O valor de projeto é estabelecido pelo órgão regulador da profissão. O CAU-BR estabelece a seguinte fórmula para o cálculo de preço de venda de projeto:

PV= Sc x BH x (fp x R)

Onde:

PV: Preço de Venda

Sc: Área construída estimada

BH: Base de Honorários (1.615,23 p/ residências padrão médio - tabela 8)

fp: fator percentual (8,39% p/ até 250 m2 de área construida em padrão médio - tabela 5)

R: Área útil/Área construida

Para uma residência de 150m2 de área útil e 200m2 de área construída, o cálculo seria o seguinte:

PV=200 x 1.615,23 (0,0839 x 0,75)

PV=20.327,67 reais

Espero ter ajudado!

Responder
Patricia Braga Gonzalez
Kp Arquitetura E Lighting (Salvador, Bahia) Kp Arquitetura E Lighting - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 80

Olá Rafael,

Bom dia!

Nós arquitetos e Urbanistas somos responsáveis legais pelo desenvolvimento do projeto de uma residência, prédio, espaço comerciais e demais construções.

Somos nós que escolhemos desde os materiais de acabamentos, como piso, revestimentos de paredes, rodapé, forro, iluminação, indicação de pontos elétricos, até os itens construtivos como escolha de telhas, tipo de alvenaria, etc.

O valor do metro quadrado varia muito de acordo com a quantidade de metros quadrados, por exemplo: se você contratar um arquiteto para desenvolver o projeto de reforma de um banheiro, o metro quadrado vai ser mais caro do que de construir uma casa do zero. Se fossemos cobrar o mesmo valor, não valeria a pena a desmobilização do escritório para atender ao cliente que só quer reformar o banheiro, entende?

Então, normalmente o valor do metro quadrado varia entre R$ 50,00 à R$ 120,00. Mais uma vez, depende muito da complexidade do projeto, do tempo de envolvimento entre o cliente e o arquiteto, e de quantos metros quadrados serão trabalhados.

Espero ter ajudado, e estou à disposição para responder a mais perguntas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região