Quanto custaria contratar um designer de interior para um apto novo de 74m²?

Devo pegar as chaves no final do mês de 07/2017. Levando em consideração que não pretendo mexer na planta, posso contratar apenas um designer de interior (dispensando o arquiteto) para fazer um projeto de layout/decoração pro meu novo apto? Quanto custaria em média, levando em consideração que o imóvel tem 74m², sendo uma suíte, mais um quarto, banheiro social, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço e varanda gourmet. Tenho a ideia de integrar (nivelar) a sala de estar com a varanda gourmet e talvez deixar a mesa de jantar na varada, será que fica bom? E gostaria de sugestões onde encaixaria nessa planta um pequeno home office para eu trabalhar em casa esporadicamente. Pensei na sala de estar/jantar, que terá espaço se a mesa de jantar for para a varanda, ou então na suite. E por último, será q eu consigo "encaixar" um pequena adega de 6 ou 8 garrafas em algum canto (num canto da varanda, por exemplo), ou será que fica um objeto desproporcional pro tamanho do apto? Obrigado.

Quanto custaria contratar um designer de interior para um apto novo de 74m²?

Devo pegar as chaves no final do mês de 07/2017. Levando em consideração que não pretendo mexer na planta, posso contratar apenas um designer de interior (dispensando o arquiteto) para fazer um projeto de layout/decoração pro meu novo apto? Quanto custaria em média, levando em consideração que o imóvel tem 74m², sendo uma suíte, mais um quarto, banheiro social, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço e varanda gourmet. Tenho a ideia de integrar (nivelar) a sala de estar com a varanda gourmet e talvez deixar a mesa de jantar na varada, será que fica bom? E gostaria de sugestões onde encaixaria nessa planta um pequeno home office para eu trabalhar em casa esporadicamente. Pensei na sala de estar/jantar, que terá espaço se a mesa de jantar for para a varanda, ou então na suite. E por último, será q eu consigo "encaixar" um pequena adega de 6 ou 8 garrafas em algum canto (num canto da varanda, por exemplo), ou será que fica um objeto desproporcional pro tamanho do apto? Obrigado.

5 profissionais deixaram seus preços aproximados para este tipo de trabalho

Preço aproximado
desde
R$ 1.200
até
R$ 240.000
em um minuto e sem compromisso

25 Respostas

Respostas úteis 13
ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Olá, Alexandre, pelo que eu entendi, você quer apenas um projeto de decoração e não quer fazer alteração nas instalações. Primeiro de tudo, pesquise o estilo que você mais gosta e procure um profissional que possa atende-lo sem pressa. Desconfie dos profissionais que cobram muito barato, os que prometem mundos e fundos e os apressados, que trazem tudo pronto. Um fator importante é ter o acompanhamento de obra feito por um arquiteto ou designer de interiores, pois o cliente final não é acostumado a tocar obra, não conhece o caminho das pedras e geralmente se perde nesse momento, com os imprevistos e problemas que ocorrem durante a obra. Pedreiros, marceneiros, gesseiros, etc, por melhores que sejam, não tem a visão de conjunto que o autor do projeto tem. Esses profissionais funcionam bem quando orientados por um arquiteto. Quando sozinhos podem acabar fazendo bobagem e o prejuízo vai ser seu. . Teremos o prazer de te informar todo o processo, como é feito um projeto e os cuidados que você deve tomar.

Responder
Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta e orientações, Mauro. Concordo que o acompanhamento de um profissional, a chance de ficar do jeito que queremos e ter menos desperdício de recursos é um fato. Se eu puder conciliar meu orçamento com a contratação de uma pessoa responsável pela obra, tenha certeza que o farei.

Wallas Oliveira
Particular - há 6 anos

Olá Alexandre.

Como não tem intenção de fazer intervenção na planta do apartamento, pode optar tanto por um designer como por um arquiteto que atue com interiores. Com relação ao custo de projeto, vai depender de vários fatores como o nível de investimento que pretende fazer, o nível de detalhamento que o projeto vai exigir, a experiência do profissional, enfim, essa variação pode oscilar muito. A principal dica ao contratar um profissional é escolher o que tenha uma linguagem de projeto que te agrade.

Sobre as suas intenções de projeto, acho interessante locar a mesa de jantar na varanda gourmet (provavelmente irá ter uma vista bem legal), assim há uma otimização de espaço, dispensando a necessidade de 2 mesas no apto. Quanto ao home office, seria interessante instalar no local destinado ao jantar da planta original. Quanto a adega, com uma boa marcenaria, pode ser facilmente encaixada no projeto. Caso tenha interesse, posso te apresentar uma proposta de projeto.

Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta e orientações, Wallas. Otimização do espaço é bem o que eu busco, não só nas áreas citadas, como em todo o apto. Gostaria de receber sim, uma proposta sem compromisso, porém acredito que ainda não tenha a documentação que talvez seja necessária para sua análise. Fora essa planta que anexei na pergunta, ainda não tenho acesso às demais plantas (provavelmente terei na próxima semana, burocracia da construtora). O empreendimento fica no bairro do Tatuapé, SP.

Wallas Oliveira
Particular - há 6 anos

Olá Alexandre.

Poderia, por gentileza, acessar meu perfil e solicitar o orçamento para que eu receba seus dados e prossiga com uma proposta mais detalhada.

Wallas Oliveira
Particular - há 6 anos

Olá Alexandre.

Poderia, por gentileza, acessar meu perfil e solicitar o orçamento para que eu receba seus dados e prossiga com uma proposta mais detalhada.

Ulicéia Pereira
Particular - há 6 anos

Olá Alexandre, tudo bem?

A Oficio da Arte - Arquitetura e Design de Interiores, tem prazer em ajudar com suas duvidas.

Para calcular o custo de um projeto de interiores, levamos em consideração alguns fatores como estado do imóvel, metragem, deslocamento do profissional e tempo que levaremos para execução dos projetos em suas varias etapas (brieffing, anteprojeto, projetos 3D de cada ambiente, projetos executivos, memorial descritivo, etc...). Pela nossa experiência... apartamentos de 74m2 na cidade de São Paulo, você investirá aproximadamente R$5.000,00 em projeto e aproximadamente R$ 15.000,00 com a administração da obra/reforma, caso opte por preço fechado da administração e não por percentagem sobre as compras e serviços, que neste caso depende muito do padrão dos acabamentos que escolher. Confirmando o que alguns colegas disseram, estes custos são muito relativos e depende do serviço a ser contratado e que o contato pessoal é indispensável para iniciarmos um bom trabalho.

Nosso escritório é em São Paulo com mais de 10 anos de atuação no mercado e inumeros projetos e obras executadas; trabalhamos com profissionais qualificados desde o projeto, obra, até entrega final... e, estamos á disposição para agendar esta primeira reunião.

Quando você menciona a necessidades ou não de arquiteto, é interessante verificar no seu condomínio as exigências para execução de reformas, pois de acordo com a Norma ABNT 16.280 toda e qualquer alteração efetuada no imóvel deve ser acompanhada de RRT de arquiteto ou engenheiro com conhecimento e aval do sindico ou comissão administrativa. Ou seja, mesmo não quebrando paredes, as mudanças de hidraulica, elétrica, assentamento de piso, etc... precisam de profissional qualificado para emitir a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) perante o CAU ou CREA.

Sobre o nivelamento da varanda, home-office, adega, etc... tudo é possível desde que é conversado antes do projeto e considerando suas necessidades e exigências do condomínio. Nosso trabalho é criar soluções para suas expectativas e proporcionar satisfação e bem estar no seu novo lar. Conte conosco!

Cordialmente,

Ulicéia Pereira - Designer de Interiores

Maisa SantAnna
Maisa Marques Santanna (Aracaju, Sergipe) Maisa Marques Santanna - há 6 anos

Ola, voce recebeu muitas respostas, porem o mais indicado mesmo é procurar um profissional proximo a voce que possa conhecer o imóvel e assim te apresentar um trabalho exclusivo. Pois as plantas apresentadas pelas construtoras muitas vezes tem diferenças de alguns cm nas medidas finais, outra coisa são as vigas aparentes, colunas e chafts, que muitas vezes nao aparecem nas plantas.

Existem preços variados e depende o tipo de profissional que voce pretende contratar.

braços e boa sorte.

Responder
Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta e orientações, Maisa. A visita do profissional ao apto pra mim é primordial, justamente por essas questões q vc levantou. Acredito que outros aspectos também só são perceptíveis indo pessoalmente, tipo verificar a incidência e consequente aproveitamento da luz natural. Enfim, concordo com os seus esclarecimentos e também pelo alerta na outra resposta, acerca de valores cobrados. Preciso ficar atento a isso também, sem dúvida. Assim que tiver algum material inicial, entrarei em contato contigo e com os demais profissionais interessados, para iniciar uma negociação. Boa sorte pra você também.

Studio Home Life Projetos Residênciais & Corporativos
Particular - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 1.200

Olá Alexandre!

Em média o projeto de design de interiores para seu apartamento, executado pela SAM Design, sairia em torno de R$1.200,00.

Para acompanhamento da obra, temos uma equipe em São Paulo que poderia auxili-lo no que for preciso.

Lhe adianto que somos especialistas em soluções em projetos, portanto não será problema adequarmos o que precisa, dentro do espaço que tem.

Eu fico à disposição para esclarecer mais dúvidas!

Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta, Samyla. O projeto de design farei com certeza, a questão do acompanhamento da obra ainda estou estudando, vou ver se encaixa no orçamento. Assim que conseguir a documentação do apto junto à construtora, com certeza entrarei em contato para solicitar o orçamento. Em tempo, gostei bastante das imagens q anexou, muito bom gosto.

Alysson Ferreira Portela
Alysson Portela Arquitetura e Urbanismo (Goiânia, Goiás) Alysson Portela Arquitetura e Urbanismo - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 240.000

Oi Alexandre, tudo bem!

Para um planejamento mais apropriado, seria interessante contratar um projeto executivo de acabamento (piso, parede, bancadas), luminotécnico e mobiliário. Dentro dessa situação, trabalhar com visualização arquitetônica fotorealista para antecipar suas opções e desenvolver a situação antes/depois através de fotomontagens pode ser uma ótima opção para ter um resultado ideal e concretizar seu sonho. Após isso, uma compatibilização do projeto de arquitetura executivo com protótipo BIM gerará controle nos custos e uma maior integração com possíveis instalações anexas. Os quantitativos linkados ao orçamento lhe dará uma visão bem panorâmica sobre o custo da obra, facilitando o processo e agilizando os prazos de execução. Estou a disposição para apresentar um orçamento mais detalhado com um cronograma.

2 fotos
Responder
Alysson Ferreira Portela
Alysson Portela Arquitetura e Urbanismo (Goiânia, Goiás) Alysson Portela Arquitetura e Urbanismo - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 24.000

Apenas corrigindo o valor e acrescentando um detalhamento executado com o auxílio da visualização arquitetônica.

10 fotos
Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta, Alysson. Confesso que quase caí de costas com o valor inicial de 240 mil, antes de ver sua correção de valor. Fico satisfeito que tenha se interessado pela minha necessidade com o imóvel novo e aprecio os esclarecimentos técnicos que me apresentou na resposta, em especial a questão do controle de custos. Porém verifiquei que está em Goiânia, e moro aqui em São Paulo, SP.

Lucia Viana

Olá Alexandre, bom dia.

Um arquiteto está plenamente qualificado para fazer um projeto de decoração de interiores, o custo é calculado com base na área e quanto tempo levaria para fazer esse projeto. O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) desaprova a cobrança de porcentagem por itens adquiridos pelo cliente.

Em qual cidade você se encontra? Se for possível, gostaria de encaminhar uma proposta apresentando meu trabalho.

Aguardo seu retorno.

Responder
Marcelle Hergert
Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo (Limeira, São Paulo) Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo - há 6 anos

Olá Alexandre, tudo bem?

O valor de projeto depende de profissional para profissional, alguns trabalham com porcentagem em cima dos itens adquiridos, outros trabalham com valor por metro quadrado, eu por exemplo trabalho com valor por projeto (calculo quanto tempo gastarei trabalhando em cima do projeto em questão, meus gastos e meu pró-labore). Também tem o valor do acompanhamento de obras, caso você queira. De que cidade é o projeto? Também trabalho com projetos online.

Fico á disposição

Atenciosamente

Responder
Alexandre Diniz
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta, Marcelle. Estou em São Paulo, SP. Acompanhamento das obras seria um plus interessante, que eu contrataria se ficasse dentro do meu orçamento, pq vou morar sozinho num primeiro momento.

Marcelle Hergert
Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo (Limeira, São Paulo) Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 1.700

Alexandre, bom dia. Segue orçamento para projeto online de interiores para seu apartamento. No projeto online todo o processo é realizado via internet, o cliente encaminha as medidas , fotos, e faço o brienfing via e-mail. As propostas, alterações e executivos são encaminhadas por e-mail.

Trabalho a algum tempo com projetos online e auxilio nas duvidas com medições.

Cao queira que vá medir in loco e/ou faça acompanhamento de obras isso é corado á parte (valor da visita técnica).

Não está incluso nesse orçamento rrt, ou art (exclusivo de engenheiros ou arquitetos). Caso tenha alguma dúvida fico á disposição para esclarecimentos.

Lembrando que o valor pode ser parcelado via pag seguro em até 12x (taxas de parcelamento ficam a encargo do cliente).

Atenciosamente

Particular - há 6 anos

R: Em média um decorador lhe cobrará 1 salario minimo + 10% sobre o custo dos itens adquiridos para a decoração;

A disposição;

Maisa SantAnna
Maisa Marques Santanna (Aracaju, Sergipe) Maisa Marques Santanna - há 6 anos

Ola Scala Técnica, profissionais de design ou arquitetos não trabalham por valores em salario minimo, os valores são cobrados por tabelas em m2 , com valores mínimos e máximos definidos pela ABD ou CREA. Espero te ajudado esclarecer uma informação e não confundir o cliente acima citado.

Ana Manso
Ana Manso Arquitetura E Interiores (São José do Rio Preto, São Paulo) Ana Manso Arquitetura E Interiores - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 1.500

Bom dia Alexandre, sou arquiteta e designer de interiores, portanto faria seu projeto unindo todos esses conhecimentos, o valor será cobrado apenas como projeto de interiores mesmo. Sou do interior de SP e não consigo acompanhar sua obra, porém te passo todas as informações necessárias e memorial para que você possa comprar os materiais, tenho alguns contatos em SP que podem acompanhar sua obra.

No caso do seu apartamento acredito que não há problema igualar o nível da varanda com a sala, porém é necessário confirmar com o condomínio ou a construtora se a varanda pode ser fechada com blindex, pois ao integrar a varanda à sala você precisa ter um fechamento para essa abertura, e outro ponto é que a porta do dormitório vai sair na sua área gourmet/sala.

Sobre o home office ele ficaria ótimo onde está a mesa de jantar ou na suite onde está a mesa mesmo.

Te entrego o projeto em 2D e 3D, dependendo do que você precisar, se quiser que faço projeto de iluminação e de gesso esse valor que passei pode modificar um pouco.

Fico aguardando seu contato para conversarmos mais sobre o projeto.

Até mais!

3 fotos
Responder
Davi Marcel
Interarte Projetos De Interiores (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Interarte Projetos De Interiores - há 6 anos

Olá Alexandre,

Sou de São Paulo, capital e estou ao lado da sua região.

Levando em consideração sua pergunta e a infinidade de respostas, gostaria de esclarecer que esse trabalho é fiscalizado pela ABD e os preços variam de acordo com o que quer e são tabelados, portanto, salvo detalhes acertados entre você e o profissional, os valores não devem variar muito.

Trabalho de forma presencial e apresento cada detalhe com projetos em realidade virtual, sanando qualquer dúvida com relação aos ambientes. Por ser um serviço diferenciado e preciso que ofereço, dou garantias sólidas que não haverá sustos no resultado final.

Realizo pessoalmente desde a visita técnica e elaboração de croquis até a virtualização do projeto e apresentação. Ainda, sendo de seu interesse, possuo ainda uma equipe qualificada para realizar todos os serviços com o melhor custo x benefício.

Se puder me contactar diretamente em meu link, te passo mais detalhes e o orçamento sem compromisso algum.

Fico à disposição e até breve.

Responder
Thais  Schiavo
Particular - há 6 anos

Boa tarde Alexandre, tudo bem?

Sou arquiteta e trabalho tanto na região de Campinas como em São Paulo, sobretudo na Zona Leste.

Sei que já recebeu muitas respostas e orçamentos, porém gostaria de ressaltar que se você pretende alterar o layout da planta apresentada pela construtora, pode ser que você precise realizar também algumas alterações elétricas e até mesmo hidráulicas para estarem compatíveis com a nova disposição de móveis que você desejar.

Além disso, como outro profissional ressaltou acima, o acompanhamento físico de um profissional tanto na fase de projeto como na etapa de execução de obra é de fundamental importância, pois as plantas das construtoras às vezes não estão condizentes com as medidas reais. As decisões projetuais que propomos nos projetos estão baseadas nos seus gostos pessoais e na sua personalidade. Por isso o contato pessoal é muito importante.

Se quiser podemos agendar uma visita ao local para conversarmos pessoalmente, para eu poder te apresentar o meu trabalho e expor meus valores.

Atenciosamente,

Arq. Thais Schiavo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região