Quanto de peso aguenta a laje do meu salão?

Aluguei um salão com 7,5x20 (140m2 no total) com vão livre, vou armazenar latas de tintas em pallets. Meu receio é que serão aproximadamente 20 toneladas de material no salão. Gostaria de saber se o peso (distribuído pelo salão) será suportado pela laje??

OBS. Acredito que a espessura da laje seja de 12 cm.

Quanto de peso aguenta a laje do meu salão?

Aluguei um salão com 7,5x20 (140m2 no total) com vão livre, vou armazenar latas de tintas em pallets. Meu receio é que serão aproximadamente 20 toneladas de material no salão. Gostaria de saber se o peso (distribuído pelo salão) será suportado pela laje??

OBS. Acredito que a espessura da laje seja de 12 cm.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Fabio Pazin Miwa
Avaliação De Imóveis, Engenharia De Custos, Laudos E Vistorias Técnicas (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Avaliação De Imóveis, Engenharia De Custos, Laudos E Vistorias Técnicas - há 5 anos

Sr. Rogério,

Muito cuidado ao sobrecarregar esta laje, pois ela pode ter sido projetada para outro tipo de uso que não o de depósito, sendo assim, a laje pode não suportar a carga imposta pelas 2 toneladas de material previstos.

Pela foto que o sr. publicou, parece ser uma construção tipica comercial de loja/serviços que, se o construtor obedeceu a NBR 6120, esta laje deve estar projetada para suportar até 4kN/m² (ou 407 kgf/m²), mas deve-se ter o cuidado com a cargas pontuais e concentradas aplicadas à laje.

O ideal é você entrar em contato com o locador ou proprietário e solicitar mais informações sobre a estrutura do salão e se é permitido o uso como depósito (e exigir por escrito um termo de liberação do espaço para uso como depósito).

Também é aconselhável consultar um engenheiro civil para realizar a verificação da estrutura e estipular o quanto de carga esta laje pode suportar com segurança.

Responder
Wagner Vasconcelos
Engenharia E Consultoria (Goiânia, Goiás) Engenharia E Consultoria - há 5 anos

Bom dia você deve consultar um engenheiro calculista. Cada ambiente tem sua especificidade, por exemplo, não caberia uma biblioteca neste salão pois não foi dimensionado para este fim.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Uma laje calcula de forma adequada suportaria cerca de 250 kg / m2