Quanto devemos cobrar pra assinar projetos elétricos de instalação de condomínios de pequeno porte e residenciais?

Poderiam me dizer se essa prática é comum ou se é anti-ético o engenheiro apenas assinar o projeto?

Quanto devemos cobrar pra assinar projetos elétricos de instalação de condomínios de pequeno porte e residenciais?

Poderiam me dizer se essa prática é comum ou se é anti-ético o engenheiro apenas assinar o projeto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 2
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Matheus, bom dia!!

A simples assinatura do projeto, você concorda com tudo que foi feito e ainda se responsabiliza pela instalação, caso queira fazer isso, sugiro que execute a revisão de todo o projeto e faça uma inspeção minuciosa em toda a obra, verificando se tudo está de acordo com as normas pertinentes, e aí calcule o valor justo pela tua responsabilidade sobre a obra. Simplesmente assinar é muito arriscado e anti-ético. Espero ter ajudado.

Responder
Matheus Roque
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. Eu realmente recusei o trabalho. Eles queriam pagar apenas pela assinatura, o dinheiro não compensava a correção que eu iria fazer dos projetos. Saber que existem outros profissionais como vocês que valorizam a ética me deram motivação para recusar... infelizmente o mundo de hoje nos julgam por querer fazer as coisas certas.

Claudinei
Neves Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Neves Elétrica - há 6 anos

Na minha opinião, o profissional não deve assinar projetos elaborados por outro profissional. É ilegal e está nas atribuições de cada profissional. O profissional poderá elaborar o projeto e emitir ART somente referente à responsabilidade técnica pelo projeto, mas deve orientar o cliente quanto à necessidade de ter um responsável pela execução também, que poderá ser o mesmo. Quanto à valores, o próprio CREA oferece sugestões e também existem outras instituições que fornecem tabelas para cobrança pelos serviços executados de sua responsabilidade.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Matheus.

Tudo bem?

Assinar ART de serviços ou obras que não tiveram sua participação não é permitido e você pode ter seu registro suspenso ou cancelado.

Além de ser totalmente antiético, você poderá por em risco pessoas e bens materiais por assinar algo que não foi elaborado por um profissional CAPACITADO para tal, pois se esse indivíduo fosse qualificado, o próprio assinaria.

Assinar uma ART/RRT por outra pessoa é como entregar seu carro e sua habilitação a uma pessoa não habilitada e assumir a responsabilidade POR TUDO que esta pessoa vier a fazer no volante. É como se você assinasse um cheque seu preenchido por outra pessoa sem sequer ler o que está escrito. Você ficaria tranquilo e seguro nessas duas situações?

Já imaginou se médicos saíssem assinando receituários e laudos feitos por outras pessoas? Acabaria com a credibilidade da profissão! E é por essas e muitas outras que os engenheiros sofrem bastante em nosso país. Pois são serviços que "qualquer um pode fazer que vem alguém e assina".

Valorize seu diploma, sua profissão e você mesmo. Jamais assine ART por NINGUÉM!

Se quiser assinar, faço como sugeriram, audite todo o serviço/obra, reveja tudo, ponha seu nome, cobre o valor justo e só então assine.

Não faça por ser uma prática comum, pois mesmo assim continua errada.

Abraço e espeto tê-lo ajudado!

PS.: Instalações elétricas mal dimensionadas causam incêndios que matam pessoas e destroem patrimônios.

Responder
Matheus Roque
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. Eu realmente recusei o trabalho. Eles queriam pagar apenas pela assinatura, o dinheiro não compensava a correção que eu iria fazer dos projetos. Saber que existem outros profissionais como vocês que valorizam a ética me deram motivação para recusar... infelizmente o mundo de hoje nos julgam por querer fazer as coisas certas.

Particular - há 6 anos

R: O ideal é cobrar pelo serviço de projeto e acompanhamento, pois a responsabilidade é sua; Faça um custo que contemple suas visitas técnica para inspeção;

A disposição;

Matheus Roque
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. Eu realmente recusei o trabalho. Eles queriam pagar apenas pela assinatura, o dinheiro não compensava a correção que eu iria fazer dos projetos. Saber que existem outros profissionais como vocês que valorizam a ética me deram motivação para recusar... infelizmente o mundo de hoje nos julgam por querer fazer as coisas certas.

Edmarcio Costa Borges

Realmente eu não faria isso. Você está se responsabilizando por uma coisa que não sabe o que é. Qualquer problema é você será responsabilizado e poderá sofrer processos civis e criminais. Sim é anti ético e não há como calcular o valor de um serviço que você não fez.

Responder
Matheus Roque
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. Eu realmente recusei o trabalho. Eles queriam pagar apenas pela assinatura, o dinheiro não compensava a correção que eu iria fazer dos projetos. Saber que existem outros profissionais como vocês que valorizam a ética me deram motivação para recusar... infelizmente o mundo de hoje nos julgam por querer fazer as coisas certas.

Helio Rubens Veçoso

Bom dia. Você apenas assinando o projeto estará se responsabilizando por atos de outra pessoa ou profissional. Caso ocorra algum problema, é o seu CREA que será processado, investigado e etc. E não vai adiantar você explicar para os inspetores que você "apenas assinou", a responsabilidade é sua. Não posso dizer se é comum ou anti-ético porque cada profissional atua da forma que acredita ser mais conveniente, mas garanto que é muito arriscado.

Responder
Alexandre Eduardo Brandino
Dellavia Engenharia (Valinhos, São Paulo) Dellavia Engenharia - há 6 anos

Bom dia, conforme salientado pelos colegas de profissão, esse tipo de prática é comum entre profissionais que só pensam em ganhar dinheiro fácil e muito arriscado eu não faria , provavelmente esse projeto foi realizado por engenheiro civil (conforme resolução do Crea o engenheiro civil pode assinar projeto elétrico até 75Kva), eu recomendo você pegar o projeto e recalcular tudo antes de colocar o seu Crea no projeto, questão de cobrança, conforme tabela do Crea o salário do engenheiro para trabalhar 8 horas por dia e de 8,5 salários mínimos. Agora é só fazer os cálculos por dia de trabalho para recalcular esse projeto. Boa sorte com seu trabalho.

Matheus Roque
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta. Eu realmente recusei o trabalho. Eles queriam pagar apenas pela assinatura, o dinheiro não compensava a correção que eu iria fazer dos projetos. Saber que existem outros profissionais como vocês que valorizam a ética me deram motivação para recusar... infelizmente o mundo de hoje nos julgam por querer fazer as coisas certas.