Como saber o peso que uma lage suporta?

Tenho um salao medindo 6 por 11,50 altura 4,00 fiz um salao em cima dele quero alugar para salao de festas infantil sequi todas as colunas que vem de baixo ,fiz com telhado telhas de zinco trapezionais ficou com vao livre ,o salao nao apreesenta rachaduras sendo uma obra antiga ,no meio do salao estao duas colunas grossas trançadas com as vigas em cima gostaria de saber se essa lage suporta umas 80 pessoas.

Como saber o peso que uma lage suporta?

Tenho um salao medindo 6 por 11,50 altura 4,00 fiz um salao em cima dele quero alugar para salao de festas infantil sequi todas as colunas que vem de baixo ,fiz com telhado telhas de zinco trapezionais ficou com vao livre ,o salao nao apreesenta rachaduras sendo uma obra antiga ,no meio do salao estao duas colunas grossas trançadas com as vigas em cima gostaria de saber se essa lage suporta umas 80 pessoas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 2
Engekler Soluções em engenharia
Particular - há 4 anos

Olá Otacílio. Tendo em vista que esta estrutura irá suportar uma carga muito alta, entre 4 a 5 toneladas, é imprescindível que seja avaliada por um profissional habilitado (Engenheiro). O correto seria a estrutura ter sido calculada e dimensionada para suportar toda essa carga mediante projeto estrutural.

Existem sim algumas técnicas para avaliar o carregamento resistente dessa laje. Uma delas é o ensaio de prova de carga não destrutivo que consiste em carregar um palete ou caixa d'água centralizada na laje e carrega-los pouco a pouco, com intervalos prolongados, e assim avaliar os deslocamentos dessa laje, ao ponto que para continuar o carregamento a laje não poderá apresentar fissuras em nenhuma ponto da estrutura, porém saliento que trata-se de um procedimento arriscado e deve ser feito por um profissional habilitado (engenheiro) e então emitido um laudo técnico das condições desta estrutura.

O fato de ter construído pilares, vigas e laje com aço ou qualquer outra técnica, não significa que a estrutura é capaz de suportar este carregamento, pois além da carga a estrutura também passa por outras solicitações que podem levar a estrutura ao colapso e causar uma tragédia.

Nós da Englekler somos especializados em estruturas de aço e concreto armado. Nossos engenheiros estão a disposição para orienta-lo, não deixe de nos contatar.

Faby
Particular - há 6 anos

Boa tarde mim tirem uma dúvida meu irmão fez um aterro com pedaços de bloco terra resto de entulho de obra na laje pra nivela um piso com outro na altura de uns 30 centímetros eu tenho uma parede debaixo dessa laje e preciso Retirar pra aumentar o comado a laje tem 3.60 de largura e minha parte 2.50 posso tira

Particular - há 6 anos

R: Uma laje de concreto, é dimensionada com base no vão, e a armadura; O que irá definir a sobrecarga é a armadura; Nenhuma avaliação visual é valida...

A disposição;

Uelson Guerrero
Predial System Engenharia e Construções (Guarulhos, São Paulo) Predial System Engenharia e Construções - há 6 anos

deverá ser feito uma analise da condição atual, e para isto deve-se fazer uma vistoria ao local e calcular se esta vai atender ao novo uso.

podemos fazer esse serviço de dimensionamento e de reforço estrutural

Responder
Hisatake Harada
H.H. Engenharia e Projetos Ltda. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) H.H. Engenharia e Projetos Ltda. - há 6 anos

Conforme Norma Brasileira, as lajes destinadas para uso de salão de danças, no seu caso, prever sobrecarga de 500kgf/m² além de peso próprio da laje + revestimento. Portanto, seu laje deve ser calculado com carga de aprox. 1000kgf/m² com coeficiente de segurança de 1,4. Este é que Norma pede hoje. Como seu laje é antigo(sem projeto provavelmente), precisa de investigar no local(armaduras existentes, altura da laje, condição de apoios, resistência de concretos etc.) e fazer cálculo inversa se atende ou não da Norma.

Responder
Sergio
Particular - há 4 anos

Necessito aferir a capacidade de carga da laje, que não apresenta projeto e nem memorial de calculo.

Trata-se de casa térrea com laje h12,onde quero ampliar,construindo um segundo pavimento em light steel frame?

Qual o custo desse teste?

Obrigado

Adilson
Particular - há 6 anos

Seu salão tem 62 metros e a laje suporta 100 quilos por metro quadrado seu salão suporta as 80 pessoas tranquilo

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

Prezado Adilson , desculpe mais sua resposta tá errada !!! Pela NBR 6120 ABNT a carga acidental ( pessoas , móveis e pequenas maquinas como geladeira , lava roupa e etc ) é de aproximadamente de 150 kg/m2 , convertendo kgf em kg ( embora seja unidades diferentes dá para fazer)

Outra controvérsia é sobre a carga da laje pré fabricada de piso que tem uma resistência nominal de 220 kg/m2 , percebe-se um contraditório , mais em nenhum estudo acadêmico a carga da laje é de 100 kg/m2