Quanto pode custar a emissão de RRT de reformas de edifício?

Quanto pode custar a emissão de RRT de reformas de edifício com a nova lei ABNT - NBR 16280? Supondo uma reforma de um apartamento de cerca 80m2?

Quanto pode custar a emissão de RRT de reformas de edifício?

Quanto pode custar a emissão de RRT de reformas de edifício com a nova lei ABNT - NBR 16280? Supondo uma reforma de um apartamento de cerca 80m2?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

33 Respostas

Respostas úteis 13
Fernando Rossetti
Particular - há 9 anos

Bom dia. O registro tecnico atesta a responsabilidade de um arquiteto homologado no Cau - pela obra . Sendo assim, é quantificado o valor de responsabilidade conforme o número de atividades de execução em obra - por exemplo, assentamento de piso e recorte com posterior retirada de alvenaria vedativa são duas atividades em obra. Eu por exemplo. Tenho efetuado registros, certamente com vistoria prévia, a partir de de R$ 700,00 (unica atividade de execução em obra) e podendo variar p valor conforme a demanda de responsabilidade. Apartir disto , a homologação e legalidade do RRT se consolida de com o pagamento fixo da taxa de RS 70,83 ao conselho. Qualquer duvida, estou a disposição. Atenciosamente Arqto Fernando

Andressa
Particular - há 5 anos

Fernando boa noite. Existe algum contrato disponibilizado pelo CAU para seguirmos de modelo? Precisarei emitir RRT mas não tenho um modelo de contrato formulado para contratante e contratado. Existe esse suporte no CAU?

Normando Bispo
Supérieur Reformas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Supérieur Reformas - há 9 anos

Vale lembrar que a exigência da RRT não é válida somente para reformas que gerem alteração nos sistemas ou aumento de carga, por exemplo o deslocamento de passagens hidráulicas, o aumento de pontos elétricos, o fechamento de sacadas. Casos em que será necessário que um profissional ateste que não gerará dano para a edificação e que as cargas existentes suportam as alterações.

Para mudança de piso ou pintura e etc não será necessário RRT.

Responder
Priscila
Particular - há 8 anos

João,

se a obra for só para trocar uma cerâmica por outra, o engenheiro não vai te cobrar o olho da cara para atestar isso.

E o problema de trocar uma cerâmica por outra não é apenas a substituição.

Dependendo da situação, nos edifícios novos por exemplo, é comum a passagem de tubulação de gás pela cozinha. Imagine, se você não contratar um engenheiro para levantar a questão de que existe uma tubulação de gás passando debaixo do seu piso, se o seu pedreiro bater o martelo exatamente em cima do tubo e esse tubo rachar? Quem vai arcar com as responsabilidades? Sem engenheiro é VOCÊ.

Eu sempre aconselho os clientes: Cada macaco no seu galho. Se o engenheiro trabalha com construções, deixe ele fazer o trabalho dele. É direito do cliente morar em um imóvel seguro, executar a sua obra de forma segura, evitando transtornos.

Lembrem-se, um errinho em uma construção pode resultar em explosões (no caso do cano de gás rachado), desabamentos... Contrate um profissional e fique tranquilo! Faça o seu dinheiro valer apena, afinal de contas, você está INVESTINDO no seu imóvel!

Bia Carvalho
Particular - há 6 anos

Estamos confundindo quem perguntou.É assim: o arquiteto ou engenheiro paga uma taxa de 70,00 (ART se for arquiteto ou RRT se for engenheiro)ao Conselho e cobra de vc o que ele achar pertinente. Esse valor depende da distância da obra, da dificuldade e responsabilidade que ela vai gerar.EX.: trocar um piso é menos arriscado que quebrar várias paredes ou deslocar ponto de gás. Sim, trocar um piso precisa de ART pq o síndico do prédio precisa ter certeza que existe um responsável dentro da obra e que não vai demolir um viga por exemplo.

Sérgio Miranda
Particular - há 6 anos

Meus prezados, um profissional não pode somente cobrar a taxa do registro da ART, que significa ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Você estará pagando para que o profissional RESPONSÁVEL, garanta a segurança do serviço que está sendo executado em seu imóvel. Estará pagando pelo serviço prestado pelo profissional e não pagando pela taxa do registro.

Filipe Coutinho
Particular - há 7 anos

Vanessa lessa bom dia. Eu preciso fazer a troca de piso e pintura e um arquiteto me cobrou R$ 450,00 para assinar um rrt. Acredito que a rrt é um registro de responsabiliade e eu vi que neste sentido o valor fixo é em torno de 71, 00. Porque ele me cobrou este valor alto para trocar somente um piso e uma pintura?

Ricardo / Carol
Rica Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Rica Arquitetura - há 7 anos

Filipe, bom dia. O valor de 70 reais é somente a taxa que o profissional paga para registrar a sua responsabilidade técnica ao conselho, ou seja, este valor não se refere ao serviço mais responsabilidade técnica sobre o serviço. Esperamos ter esclarecido sua dúvida.

Silvio Rocca
Batista Rocca Arquitetura Construções (Guarulhos, São Paulo) Batista Rocca Arquitetura Construções - há 8 anos

Stefany, bom dia! Não se compra um ARTou RRT para se fazer reforma! Isso é ilegal e errado e corrupto passível de cassação do profissional e multa ao contratante! É como ir ao médico para comprar uma receita ou atestado. Vc deve contratar um profissional qualificado e ético, para a elaboração do projeto de reforma e depois acompanhamento da obra. Aa ações corretas é que fazem um País melhor depois não adianta reclamar de políticos.

Então é necessário ir no site www.habitissimo.com.br/ e acessar o link "peça orçamento grátis" na página inicial e escolha o melhorar profissional. Espero ter ajudado.

Responder
Walter
Particular - há 8 anos

Não entendi este 700,00 reais !! Não é só os 70,83 do RRT

Ricardo / Carol
Rica Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Rica Arquitetura - há 7 anos

Olá Walter. O valor de 70 reais, é o valor que o arquiteto pagará ao conselho para registrar a sua responsabilidade. O valor de 700 equivale ao serviço prestado + responsabilidade técnica sobre o serviço prestado.

Sendo assim o valor da RRT cobrada por um profissional não será somente a taxa que ele paga para registrar esse registro de responsabilidade.

Ele cobrará pelo seu serviço como qualquer outro profissional.

Esperamos ter esclarecido sua dúvida.

Walter
Particular - há 8 anos

Estão me cobrando 2.500

Particular - há 7 anos

Walter, bom dia; Cobramos de 700 a 1800 reais, dependendo no nivel de atuação; Consulte nos - ScalaTécnica - Eng. Marco

Rose Ducraux
Arquitetura e Engenharia Projetos e Pericías Prediais (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Arquitetura e Engenharia Projetos e Pericías Prediais - há 9 anos

O RRT tem valor fixo e hoje gira em torno de R$ 71,00 independente da área a ser reformada , mas o documento que será apresentado ao Condomínio para cumprimento da Norma 16 280 , dependerá da obra que será realizada, não é apenas um RRT , mas um orientador das atividades que serão executadas com metodologia e supervisão. Uma pintura não precisa de responsável técnico , mas instalações , substituição de pisos que alterem o peso /m2 calculado inicialmente e obras que hajam demolição de alvenaria , mesmo que seja para a colocação de um split , necessita de um acompanhamento técnico . Vale lembrar que para realizar uma nova edificação ou uma reforma maior , é preciso também que haja uma licença de obra, consequentemente projetos de arquitetura.

Mas para obras mais simples duas visitas técnicas as vezes já são suficientes para orientação e conclusão do serviço.

O valor cobrado por visita técnica gira em torno de R$ 210,00 .

Qualquer dúvida ou solicitação, estamos á disposição.

Nosso escritório é no RJ

tele; (21) 22521910 - 999305730

Rose - Arquiteta

Jaqueline - Eng. Civil

Responder
Vanessa Lessa

Olá!

O RRT tem valor fixo e hoje gira em torno de R$ 71,00. Este valor é cobrado por RRT e independe da metragem quadrada do empreendimento.

Para realizar um projeto de arquitetura, seja ele de uma nova edificação ou uma reforma, é preciso também que haja uma licença de obra, entre outras.

Qualquer dúvida ou solicitação, eu estou á disposição.

Atenciosamente,

Vanessa Lessa

Responder
Gregory Petrecca
Particular - há 6 anos

lixo de resposta. se uma pessoa leiga lê isso vai achar que tem que pagar 70 raias por uma RRT.

Explique como o Fernando Rosseti, este sim é um arquiteto de verdade respondendo alguma coisa.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região