É necessário laudo para fazer um quarto de drywall?

Boa tarde!

Tenho um apto de dois dormitórios e sala ampliada para mais um, decidi fazer um quarto de drywall onde ja existe a estrutura para tal, o condomínio está me pedindo um laudo de um engenheiro ou arquiteto,, isso procede?

É necessário laudo para fazer um quarto de drywall?

Boa tarde!

Tenho um apto de dois dormitórios e sala ampliada para mais um, decidi fazer um quarto de drywall onde ja existe a estrutura para tal, o condomínio está me pedindo um laudo de um engenheiro ou arquiteto,, isso procede?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 2
Paulo Cesar
Particular - há 8 meses

Vim pela pergunta, mas é intrigante ver as empresas dizendo que é necessário e os prestadores de serviço dizendo o contrário, mesmo não sabendo a resposta corretamente, parece-me que, por segurança, e isto é óbvio, melhor seria garantir a intervenção com profissional especializado emitindo-se ART/RRT, no entanto, esquecesse que o documento custa e não é barato, portanto, o melhor seria entender se é OBRIGATÓRIA a emissão, porque, em sendo, não há como se fazer sem infringir a lei, mas não vi ninguém aqui tratar o assunto dessa forma, então minha dúvida continua.

Claudio Martins
Claudio Martins Pinturas (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Claudio Martins Pinturas - há 6 anos

Isso não procede. Voce pode fazer divisórias do jeito que você quiser. Pois são paredes removiveis sem perigo de demolição. Se fosse assim cada vez que você fazer um alteração de divisões no escritorios voce teria que avisar a prefeitura. Só se faz laudo quando voce vai demolir uma parede. Faço isto direto sem complicações. Cláudio -

Responder
Guthierry Gonçalves Nascimento

Bom dia, só é necessário um laudo se for você alterar ou mexer na estrutura do predio, da planta do seu apartamento, no caso quebrar alguma parede ou remoção de "tal".

Fora isso não é obrigatório, para a construção de forros ou divisórias os equipamentos são leves e não a um alto impacto.

Converse com o sindico e tente entender o que eles realmente querem, talvez você consiga entrar em algum acordo.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Não dê ouvidos a pessoas mal informadas, é sim e ponto final. É documento obrigatório laudar sua obra de acordo com ABNT NBR 16.280 e também a norma do IBAPE. Quem não conhece esta lei está fora do mercado, nem contrate seus serviços. Fuja de emboscadas.

Responder
Guilherme
Construtora Canto Ltda. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora Canto Ltda. - há 6 anos

BOA NOITE !

PROCEDE PARA ATENDER AS NORMAS DA ABNT E ASSEGURAR AO SR. SÍNDICO QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO DANOS NA ESTRUTURA DO EDIFÍCIO, VEZ QUE, O MESMO RESPONDE CIVIL E CRIMINALMENTE CASO ISTO OCORRA.

A ART OU RRT PODE SER EMITIDA POR UM ENGENHEIRO OU ARQUITETO, O PRESTADOR DO SERVIÇO DE GESSO, CASO SEJA UMA EMPRESA IDÔNEA PODERÁ INCLUIR ESTE VALOR NO ORÇAMENTO DA OBRA.

ASSIM PROCEDE NOSSA EMPRESA.

Responder
Jaime
Reforma Pra Ontem (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Reforma Pra Ontem - há 6 anos

Sônia, na realidade sempre precisou de projetos e o recolhimento dá ART, mas muitos fazem sem consultar um técnico, pois na execução do serviço é preciso saber se ao furar as paredes teto e piso para fixação das guias e montantes, nao perfure nenhum conduíte cano, então necessário se faz sim o recolhimento dá ART é um profissional para executa-lo de forma segura!

Responder
Jhone Polato
Particular - há 6 anos

Bom necessario não porque jamais ela vai consergui regularizar da maneira que deve ser a senhora pode fazer sem medo deste quando a venda do imóvel ou vc orienta o proximo proprietários ou remova a parede porque não te como vc fazer um documento desse em apartamentos sr uma casa ok se precisar de execução desse serviços estamos aqui e sua disposição obrigado

Eduardo Massahiro dos Santos

Sim e preciso.. Isso por causa de uns predios que alguns moradores mexeram nas estruturar e veio a cair... Sei que no caso vc n vai mexer em estrutura . Mas por questão de segurança sai essa lei .. Toda e qual quer reforma e necessário um laudo

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Qualquer ampliação é necessário a regularização;

Precisando da estrutura de cobertura estamos a disposição;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Sonia. Sim - é necessário por determinação do nosso código civil e indicação da NBR. Estamos trabalhando com custo promocional junto Habitissimo em R$ 12,00/m². Verifique na seção de promoções.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Essa especificação, projeto e indicações podem ser efetuados por meio digital - basta suas fotos e alguns detalhes. Atuamos constantemente dessa forma.

Busque sempre uma empresa com CREA e CAU. Consulte-nos.

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de drywall na sua região