Que peça ou acessório devo utilizar para fazer esta ligação elétrica?

Pretendo unir 3 refletores pequenos, de 10 W, a um mesmo ponto de fiação, que está atualmente sem uso. Gostaria de saber, nesse caso, qual peça ou acessório adequado para este tipo de ligação, sem que haja sobrecarga ou risco de danos tanto para os refletores quanto a rede elétrica.

Que peça ou acessório devo utilizar para fazer esta ligação elétrica?

Pretendo unir 3 refletores pequenos, de 10 W, a um mesmo ponto de fiação, que está atualmente sem uso. Gostaria de saber, nesse caso, qual peça ou acessório adequado para este tipo de ligação, sem que haja sobrecarga ou risco de danos tanto para os refletores quanto a rede elétrica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Antônio Carlos dos Santos
Acs Manutenção E Instalação (Cajamar, São Paulo) Acs Manutenção E Instalação - há 5 anos

Boa noite Sr Asaftas Ardem.

Há alguns tipos de emendas para sua instalação: torção dos fios, barra borne (conhecido como sindal) ou conectores. O processo de conexão por torção requer também um bom isolamento. Segue fotos dos modelos de conexões.

5 fotos
Responder
Asaftas Ardem
Particular - há 5 anos

Olá Antonio, obrigado pela resposta.

Posso estar errado, mas pelo que sei, esses conectores ligam pares de fios, ponta com ponta. Só que no meu caso seriam 3 pares de fios para um par apenas. Logo, não consigo imaginar como seria feita essa conexão, a não ser utilizando mais de um fio em um mesmo orifício do conector.

Poderia exemplificar na prática como seria essa ligação? Desde já, agradeço sua atenção.

Asaftas Ardem
Particular - há 5 anos

Olá Adilton, obrigado pelo retorno.

A tensão no caso é 220v. Essa barra de baquelite seria uma espécie de borne conector? Você poderia dizer na prática como ficaria essa conexão? Pois como seriam 3 pares de fios para 1 par só, não estou conseguindo imaginar como seria.

Já te agradeço pela atenção.

Adilton Santana
Rackio - Instalações & Manutenções (Salvador, Bahia) Rackio - Instalações & Manutenções - há 5 anos

você pode usa condutor de 2,5mm², disjuntor de 10A se for na tensão 127V, e 220V o disjuntor e menos e você pode fazer uma emenda ou usar uma barra de baquelite.

Responder
Asaftas Ardem
Particular - há 5 anos

Olá Adilton, obrigado pelo retorno.

A tensão no caso é 220v. Essa barra de baquelite seria uma espécie de borne conector? Você poderia dizer na prática como ficaria essa conexão? Pois como seriam 3 pares de fios para 1 par só, não estou conseguindo imaginar como seria.

Já te agradeço pela atenção.

Particular - há 5 anos

R: O cabo de entrada deverá ter uma bitola superior as tres saidas e fazer a conexão com guias normais, ou emendas simples, com fita de auto fusão

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região