Queda de tensao danifica tv, celular ou caixa de som?

Minha casa varia125 volts quando eu vejo com multimetro nas tomadas, os cabos são bons, só que é 1 relógio de força para para 2 casas, casa da frente e outra de fundos.......quando ligo chuveiro minhas tomadas caem para 112 volts.......isso pode queimar tv , som, celular? Outro relogio só para esta casa resolveria? Lembrando que os cabos da casa são dentro das especificacoes

Queda de tensao danifica tv, celular ou caixa de som?

Minha casa varia125 volts quando eu vejo com multimetro nas tomadas, os cabos são bons, só que é 1 relógio de força para para 2 casas, casa da frente e outra de fundos.......quando ligo chuveiro minhas tomadas caem para 112 volts.......isso pode queimar tv , som, celular? Outro relogio só para esta casa resolveria? Lembrando que os cabos da casa são dentro das especificacoes

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Felipe Lelis
Tecno Lelis (Paulo Afonso, Bahia) Tecno Lelis - há 3 anos

Os equipamentos são programados para suportarem uma variação de tensão de 10%, no seu caso a variação chega a quase 12% (cuidado). Como os profissionais já informaram há casos ideais mas como não vivemos no país de Alice, lhe recomendo mão usar o chuveiro na maior potência, diminua a temperatura ao usar. Ah já ia esquecendo, não haverá picos de corrente por causa da baixa tensão, pois o que ocorre é que o cabo alimentador não suporta tal potência e assim não fornece o essencial de energia, tvs e sons são equipamentos "sensíveis", sim, pode queimar pela baixa potência.

Att,

Eng. Felipe Lelis

Responder
Particular - há 3 anos

R: O ideal seria 2 padrões para ter as cargas direcionadas para cada imovel e um quadro de distribuição devidamente dimensionado e adequado para cada tipo de instalação; Queimar não irá, pois se trata de tensão inferior ao nominal

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Felipe
Particular - há 3 anos

Entao só para ter certza, minha tv led quando chuveiro esta ligado funciona na tensao 111 a 112 v, isso não queimara tv e som, obs, som que atras esta

120v -240v ~50/60 hz 115w

Com tensão 112 não vai aumentar corrente e queimar o som?

Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 3 anos

A concessionária tem uma faixa máxima e mínima de fornecimento vc pode consultar isso no seu talão de energia, mas necessário saber se está queda de tensão esta acontecendo lá no padrão de entrada, ou dentro da sua casa pois este segundo eh de responsabilidade sua.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 3 anos

Ola o ideal e ter dois padrões, ou uma entrada de energia bem dimensionada para dois circuitos. o Ideal e checar todos os pontos e reaperta-los verificar se o neutro e fase atende o circuito. Fazer medições em vários pontos e em horas em separadas para ter uma boa amostragem de quanto e a media de energia que tem no imóvel, e o principal medir a corrente nominal em plena carga para ver o que pode ser feito. ou seja terá que realizar ensaios, verificar toda a instalação e calcular a corrente nominal para corrigir a queda.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região