Quem é o responsável por rachaduras na estrutura de um imóvel de condomínio?

Moro em uma casa (tipo sobrado e geminada) há 15 anos num condomínio de Sumaré /SP. Nela nunca houve ampliações, mas sim apenas pequenas obras comuns (troca de revestimento e piso). Algumas (mínimas) fissuras internas sempre houveram desde a compra da casa, mas de aproximadamente seis meses até a presente data surgiram muitas novas fissuras e as que antigamente eram fissuram hoje já são rachaduras, inclusive começando a cair pequenos pedaços de reboco das paredes. Isso está acontecendo nos 2 andares da casa que é tipo sobrado. Atualmente há fissuras e rachaduras em TODOS os cômodos da casa (internamente) e agora tbm por fora estão surgindo novas fissuras (várias). Anexei apenas algumas das fotos. Minha dúvida é se sou eu quem deverá arcar com laudo de engenheiro e possíveis obras na estrutura, o condomínio é o responsável, ou a construtura? (mesmo tendo se passado o período de 5 anos da garantia)

Quem é o responsável por rachaduras na estrutura de um imóvel de condomínio?

Moro em uma casa (tipo sobrado e geminada) há 15 anos num condomínio de Sumaré /SP. Nela nunca houve ampliações, mas sim apenas pequenas obras comuns (troca de revestimento e piso). Algumas (mínimas) fissuras internas sempre houveram desde a compra da casa, mas de aproximadamente seis meses até a presente data surgiram muitas novas fissuras e as que antigamente eram fissuram hoje já são rachaduras, inclusive começando a cair pequenos pedaços de reboco das paredes. Isso está acontecendo nos 2 andares da casa que é tipo sobrado. Atualmente há fissuras e rachaduras em TODOS os cômodos da casa (internamente) e agora tbm por fora estão surgindo novas fissuras (várias). Anexei apenas algumas das fotos. Minha dúvida é se sou eu quem deverá arcar com laudo de engenheiro e possíveis obras na estrutura, o condomínio é o responsável, ou a construtura? (mesmo tendo se passado o período de 5 anos da garantia)

11 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 4
Eng Paulo Pereira

Prezada,

Por ser casa geminada, e pelas características das fotos, há uma grande chance de seu vizinho também estar com a mesma patologia.

Como foi relatado, não houve obra relevante de sua responsabilidade que pudesse justificar essas fissuras.

Eu recomendaria duas coisas:

1. Procurar saber se há outras casas, para que o condomínio contrate um engenheiro para emitir um laudo (rateando a despesas pelos moradores).

Reitero meu ponto de vista, lendo seu relato e vendo as fotos: dificilmente em se tratando de um condomínio de casas geminadas, somente vc ter sido "premiada".

2. Em paralelo, enquanto conversa com os vizinhos, faça uma "borra" de gesso com espátula, em alguns pontos destas fissuras.

O gesso tem por característica não ser flexivel, "elastico".

Se as fissuras estiverem ativas, esta borra irá trincar e lhe informar que ainda há movimentações.

Responder
Thiago Moraes
Engenheiro Thiago Moraes (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Engenheiro Thiago Moraes - há 1 año

Podemos considerar vários fatores: solo inadequado ou mal preparado, lençol freático muito próximo ao imóvel, materias de construção de baixa qualidade, mão de obra desqualificada. É necessário uma vistoria local e rica em detalhes para um laudo acetivo.