Quem pode assinar um projeto fotovoltaico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 2
Daniele
Particular - há 6 anos

Alexandre boa tarde! Sou Engenheira de Automação e estou buscando informações sobre este seguimento e achei muito interessante o seu comentário... Pois acreditava eu que por see tratar se uma instalação de equipamento o artigo 9 atenderia.

Você tem mais informações sobre a necessidade do artigo 8? Se é um requisito da concessionária ou se é do crea mesmo?

Eduardo
Particular - há 6 anos

o projeto de geração de energia solar tambem pode ser elaborado por um tecnico em eletrotecnica com atribuição no decreto 90922 ,o tecnico em eletrotecnica pode atuar na area de geração, transmissão e distribuição de energia independente de sua modalidade sendo limitado em 800kva em baixa tensão.

Pm
Particular - há 6 anos

Boa noite, sou eletrotécnico e está questão está meu a confusa. Projetar até aí podemos mas ao mesmo tempo podemos assinar? Esta escrito até 800kva mas nobre cc não informa nada.

Onel
Particular - há 3 anos

Profissionais técnicos registrado no conselho federal de técnicos industrial podem sim, assinar projeto fotovoltaico conforme legislação vigente, procurem o conselho do seu estado

Johnny de Araújo Nascimento
Energia Instalações Elétricas (Mauá, São Paulo) Energia Instalações Elétricas - há 6 anos

Eletrotécnicos e Engenheiro elétrico. Para instalar basta um profissional capacitado. Conforme a legislação Eletrotécnicos podem assinar Projetos de até 800kva de demanda. Como é inexistente instalações fotovoltaicas passarem essa demanda, só basta o profissional ter Crea ativo.

Responder
Marcos
Particular - há 6 anos

quanto custa mais ou menos uma visita técnica p/ receber aprovação, quero trabalhar como estalador e não sei como faço

Transforme Soluções Energéticas

Olá Marcos, a visita técnica se dá no momento em que consumidor sinaliza interesse em adquirir um sistema solar fotovoltaico e é gratuita. Aconselho para você que deseja se tornar um instalador, que procure primeiro uma formação técnica na área de eletricidade e em seguida uma especialização em cursos de instalação de sistemas fotovoltaicos, pois os mesmos possuem particularidades que necessitam de um bom conhecimento. Procure o Senai da sua região, eles poderão te aconselhar.

Frame Engenharia

Boa noite Felix,

O projeto para instalação de energia solar fotovoltaica deve ser desenvolvido por engenheiro eletricista qualificado. A Anotação de Responsabilidade Técnica deve ser recolhida tanto para o projeto quanto para a instalação em si.

A Frame Engenharia atua no mercado de geração de energia solar fotovoltaica e possui engenheiro eletricista em seu quadro técnico. Este é responsável técnico por todas as instalações elétricas da empresa, incluindo as fotovoltaicas, quando executadas.

Havendo interesse, favor entrar em contato. O orçamento é feito gratuitamente e sem compromisso. Se o cliente optar por realizar a instalação, a Frame desenvolve o projeto, dá entrada na documentação junto à concessionária de energia, realiza a instalação de forma rápida e sem dor de cabeça para o contratante e garante a economia na sua conta de luz.

Atenciosamente,

Frame Engenharia

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Felix Valois Amorim sua pergunta é interessante, o projeto deve ser feito por engenheiro eletricista com os artigos 8 e 9 do confea. Não serve outras modalidades que não possuam ambos os artigos, alguns engenheiros eletricistas possuem apenas o 8, outros apenas o 9. Precisa de ambos, pois o projeto envolverá conversão de energia, inversor de frequência, eletrônica e elétrica.

Responder
Fábio Augusto  Armbruster Pogi
Praxon Energia Solar Fotovoltaica | Automação Residencial (Cerquilho, São Paulo) Praxon Energia Solar Fotovoltaica | Automação Residencial - há 6 anos

Caro Felix, os projetos de energia solar fotovoltaica apenas podem ser assinados por Engenheiros Eletricistas devidamente cadastrados e em dia com o CREA. Qualquer dúvida entre em contato com a PraxON.

Responder
Roberto Miranda

Prezado Felix, O projeto Fotovoltaico deve ser assinado por Engenheiro Eletricista devidamente cadastrado no CREA.

Eu também presto este serviço como integrador parceiro da Bluesol Energia Solar.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Felix. Assinar por um profissional engenheiro elétrico com indicação especilista.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte.

Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Desejando essa especificação e indicações podem ser efetuados por meio digital - basta suas fotos, projeto e alguns detalhes.

Consulte-nos.

AB | Arquitetura Integrada.