Quero 1 chuveiro na casa principal e outro na casa dos fundos, sendo os dois 220, como saira os fios desde o poste?

Gostaria de saber com um desenho como passaria cada fio, desde o poste com dijuntores,

Sendo que cada casa tem um quadro qdc

Quero 1 chuveiro na casa principal e outro na casa dos fundos, sendo os dois 220, como saira os fios desde o poste?

Gostaria de saber com um desenho como passaria cada fio, desde o poste com dijuntores,

Sendo que cada casa tem um quadro qdc

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Rafael Marcos Marcos
Rafael Eletricista (Palhoça, Santa Catarina) Rafael Eletricista - há 3 anos

Vc pode levar a fase individual sim porém ela seria 220 pra cada casa e o neutro tb tem que levar individual. Com relação ao chuveiro teria que fazer a distribuição dentro da sua caixa de distribuição com saída de fiação individual para o chuveiro com um disjuntor individual

Responder
Felipe
Particular - há 3 anos

mas se eu levar apenas 1 cabo de fase para cada casa, e mais 1 cabo neutro iria virar 127v?

como sao 2 cabos fase no relogio do poste,se eu levar 1 para cada casa nao viraria 127v? chegando na casa iria num QD.

Frederico Castro
F Castro Engenharia (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) F Castro Engenharia - há 3 anos

Olá Felipe,

Uma dúvida, você terá uma única ligação 220v para as duas casas, ou seriam 2 ligações 220v?

De qualquer forma, como você está ainda na fase de planejamento/instalação, eu sugiro que você alimente os 2 chuveiros em 220v, pois desta forma você consegue economizar na instalação dos mesmos usando bitolas menores nos cabos. Até porque imagino que você terá que utilizar uma quantidade razoável de cabeamento para a instalação de duas casas, então qualquer economia ajuda.

Por norma, o correto é você colocar cada chuveiro em um circuito único. Boa sorte!

Responder
Felipe
Particular - há 3 anos

seria uma ligacao apenas 220v....no relogio do poste,

caso eu leve 220 para as duas casas os dois chuveiros juntos daria em torno de 64A no maximo, qual seria o dijuntor ideal no relogio do poste, lembrando que eu sei que quando chegar no quadro de cada casa o dinjuntor pro chuveiro sera de 32A

Particular - há 3 anos

R: Faça uma alimentação independente para cada casa e um DG, depois faça um circuito para cada chuveiro com disjuntor coerente

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ricardo Batista
Particular - há 3 anos

Boa noite Felipe, segue o desenho, só mudar para seu padrão, o desenho está monofásico e do relógio pra frente, do poste, ele entra os cabos pela bengala até o relógio, você pode baixar no site de sua concessionária e verificar o padrão aceito por eles.

2 fotos
Felipe
Particular - há 3 anos

legal, mas monofasico nao aguentaria 2 chuveiros, caso fosse 220 voce teria como seria esta foto com dijuntores e entrada e saida de 2 cabos....

Felipe
Particular - há 3 anos

eu pedi na concessionaria 220,no quadro geral vai ter um dijuntor bifasico, eu posso levar 1 fase para cada casa, e deixar o chuveiro no 127?

e o neutro como seria?teria 1 fio neutro para sustentar as duas fases ?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região