Quero o habite-se de minha residência

Tenho escritura do terreno , necessito da construção , quais os procedimentos , o que preciso fazer?

Quero o habite-se de minha residência

Tenho escritura do terreno , necessito da construção , quais os procedimentos , o que preciso fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Susana   Rodrigues
Ibisem Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ibisem Engenharia - há 9 anos

Bom Wellington,

Os 4 itens principais a ser verificado são:

1 - Contratar projeto de arquitetura

2 - Pedir a aprovação na Prefeitura ou na Subprefeitura mais próxima caso você esteja em São Paulo

3 - Após aprovado pode fazer o projeto estrutural com um engenheiro Civil

4 - Contratar a construção no qual tenha um responsável técnico que registre no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) a execução da sua obra para evitar acidentes como vem acontecendo em diversas obras, evite contratando um profissional que emita a ART(Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução. Assim se ele fizer algo de errado perderá a licença de engenheiro(a).

Responder
Rodrigo Oliveira de Souza
Souza & Mologni Engenharia e Construções (Vinhedo, São Paulo) Souza & Mologni Engenharia e Construções - há 9 anos

Se você for construir precisará de um alvará de construção, se a construção já estiver pronta você precisa de um engenheiro ou arquiteto que irá fazer um projeto de sua residência e verificar se a forma que ela está construída é compatível com o código e obras e com a lei de uso e ocupação do solo do município, se estiver tudo em ordem o responsável dará entrada na prefeitura para fazer o habite-se, então irão vistoriar a casa, você precisará pagar as taxas e em alguns dias o documento é expedido. Espero ter ajudado.

Responder
Sergio Almeida
Almeida Guimarães Projetos e Serviços (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Almeida Guimarães Projetos e Serviços - há 9 anos

Boa tarde.

Vá até a prefeitura da sua região, veja o que vc quer fazer e o que pode ser feito na sua região, depois disso peça para um profissional habilitado para fazer a planta mediante do que vc tem e o que quer fazer veja primeiro se pode ter a aprovação depois entre com o processo. Procure sempre uma empresa de segurança para que corra tudo bem em seu processo. Qualquer duvida pode entrar em contato te explicamos com funciona sem compromisso.

Responder
Giovanni Capeli
Particular - há 9 anos

Bom dia Wellington,

Aconselho você a procurar um arquiteto na sua região que possa ta orientar nos primeiros passos e caso vá mesmo fazer a obra, criar o projeto e aprová-lo junto a prefeitura. Lembre-se da lei de uso e ocupação do solo da sua região para saber o que e como se é permitido construir e não se baseie apenas no que você vê ao redor da obra pois pode se dar muito mal se não seguir a legislação, um bom profissional vai te orientar sobre isso também.

Sidevaldoo Oliveira
Felinús Construtora Empreiteira e Empreendimentos Ltda (Guarulhos, São Paulo) Felinús Construtora Empreiteira e Empreendimentos Ltda - há 9 anos

Dependendo da localização do seu terreno,você deve mandar elaborar um projeto,ir a prefeitura registrar a sua obra e tirar o alvará de construção,e mas uns requezitos.Procurar profissionais ou uma empresa de confiança para fazer a sua obra.