Quero saber que material é melhor para a bancada

Quero reformar a cozinha da minha casa e tenho dúvidas sobre qual é o melhor material para a bancada, se alguém pudesse me orientar eu ficaria muito agradecida.

Quero saber que material é melhor para a bancada

Quero reformar a cozinha da minha casa e tenho dúvidas sobre qual é o melhor material para a bancada, se alguém pudesse me orientar eu ficaria muito agradecida.

bancada_375495
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 6
Amanda Vilela/ Renan
Particular - há 10 anos

Rita, o aconselhável é Granito, sem sombra de duvida, o mármore é mais poroso, ou seja absorve mais sujeira e é uma material mais delicado, com isso em ambientes como cozinha o material recomendado é Granito, de preferencia de cor média á escura !! existe um material também no mercado chamado Silestone, que se trata de um produto a base de resina 5% e 95% de quartzo (o material natural mais abundante do planeta), sua resistência, acabamento, possibilidades de projeto é excelente, inclusive melhor que o granito, e não mancha !! Seu único ponto negativo hoje é o valor !!! que chega a ser quase o dobro do granito, ai vai depender quanto você destina nessa reforma mais !! segue a dica !! fico a disposição

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Você pode usar granito, corian ou silestone, que são dois fabricantes do mesmo material que é sintético; ou usar uma pia de aço inox como da mekal, por exemplo, ou até outro tipo de pedra, com ardósia. Já fiz tampos de ardósia que ficaram bons. Granito é o material mais tradicional. E mais usado. É pedra criada pela natureza. Corian e silestone são materiais sintéticos. Podem ser usadas em quase tudo quanto é cor. Até as mais esdrúxulas como verde limão, roxo, vermelhão, azulão, etc. O corian (e o silestone) servem para tudo quanto é tipo de tampo.

Pode ser um tampo de mesa, pode ser uma

peça curva, um balcão de hospital, uma escultura, etc. Pode usar em inúmeras formas. Ele é um pó (se é que posso defini-lo assim) moldável que pega o formato da forma que o contem.

Minha mãe possuI uma pia de cozinha em mármore branco. Não é granito. É mármore mesmo. E existe faz mais de 60 anos. É hiper duro. Portanto alguns mármores servem para pia de cozinha sim, mas não são todos. Como seus colegas já disseram, os mármores costumam ser mais porosos. Via de regra, é melhor o granito. Mas, dependendo do mármore dá também para usar. Mas pergunte ao seu graniteiro para saber quais tipos servem para pia de cozinha. De um modo geral são poucos. Mais indicado o granito. Mas, um ou outro mármore dá para usar.

Quando você quebra um pedaço de corian, você pode reparar o pedaço na mesma cor,

porque o material novo se mistura no antigo e não se percebe a falha depois de corrigida.

Responder
Roberto Fernandes
Dumontt10-móveis Sob Medida (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Dumontt10-móveis Sob Medida - há 10 anos

Ao construir ou reformar sua cozinha, a escolha do material da bancada é um momento muito importante.

Na cozinha o Mármore- não deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade.

Na cozinha o Granito-Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.

Enfim tente seguir estas norminhas, os materiais sendo utilizados corretamente duram por muito mais tempo e ficam com um aspecto bonito por muito tempo.

Fico a disposição.

Abraços Dumontt10- Móveis Sob Medida

Cozinha D_376281
Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: O da foto é granito, mas pode ser utilizados materiais novos como o silestone... Eu ainda sou a favor de granito...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

Rui Pinto
Particular - há 7 anos

Meus amigos mandei fazer minha cozinha toda de de silestone, ficou muito bonita, so´que não informaram que não podia colocar coisas quentes e oleo; ficou tudo manchado. Estou trocando, por isso estou a pesquisar qual a pedra melhor para cozinha.

GILSON PAULO DIGNER
Gilson Paulo Digner Construtora (São José dos Pinhais, Paraná) Gilson Paulo Digner Construtora - há 9 anos

Amiga, o granito é um material muito usado para bancadas, pisos e mesmo paredes, lembrando que as cores mais escuras mancham menos e o valor é acessível. Outro material que eu gosto muito porem o valor é bem mais elevado com um resultado sofisticado é o silestone.

Qualidade garantida

alta resistência a manchas

alta resistência a ácidos

resistência a riscos

alta resistência a impactos

proteção bacteriostática

vasta gama de texturas

vasta gama de cores

quartzo natural, vale a pena conferir!

Responder
Rafael ou Vanessa
In Loco Design (Sabará, Minas Gerais) In Loco Design - há 9 anos

Depende do acabamento que você deseja obter no final, como é bancada de cozinha não aconselharia os mármores pois tem menor resistência a abrasão ou materiais corrosivos, no entanto caso tenha gostado de uma pedra em, mármore sempre é possível dar algum tipo de acabamento com resina para dar maior resistência. Outra opção muito prátrica são os marmoglass ou compostos sintéticos que tem característica próximas às do marmore e do granito, porém tem padrôes menos manchados e cores mais vivas. uma òtima opçao de pedra é o Quartizito pos tem muita durabilidade com desenhos de veios muito decorativos. Por fim, se procura por uma bancada mais contemporânea, sugiro o aço inox escovado onde pode ser feito a cuba do mesmo material sem emendas lembre-se que se for esta a opção pesquise um bom serralheiro para que o desenho da bancada seja feito de acordo com sua necessidade e que a qualidade do acabamento seja impecável.

Responder
Dri
Particular - há 9 anos

Já ouvi falar do silestone mas não conhecia sua composição, fiquei surpresa e feliz ao saber que é o material natural mais abundante do planeta, já havia criado a expectativa de ser mais barato devido a este motivo, quando li que o ponto negativo é o valor =( Você saberia dizer o porque do custo ser mais elevado? Grata.

Nátali de Mello
Particular - há 9 anos

Não use o mármore em hipótese alguma! É muito poroso, corrói com o passar do tempo. O granito é a solução mais barata e resistente. As misturas de pedra (silestone, technistone, entre outras) são uma boa opção com um design mais bonito do que o granito, porém tem um custo mais elevado e podem manchar com o tempo (algumas pedras claras mancham com o tempo caso não haja boa limpeza e manutenção). O corian, apesar de ser bem caro, é um material excelente para aqueles que não querem muitas "juntas", já que é possível fazer a cuba no próprio corian também. Vale lembrar que aqueles que gostam de preparar alimentos direto na pedra (como trufas) não recomendam o corian, pois a temperatura dele é diferente do granito (é mais quente).

Jk Design
JK Design (Niterói, Rio de Janeiro) JK Design - há 9 anos

Depende da finalidade mas especificamente para a cozinha não usaria o mármore por ser muito poroso e pela grande possibilidade de aderir manchas. Recomendamos Granitos ou os sintéticos à base de quartzo como o Silestone, depende do orçamento disponível. Não recomendamos os sintéticos à base de pó de mármore. Esperamos ter ajudado.

Responder
Rejane Costa Arquitetura & Interiores

Concordo com a Adriana,

Veja também no mercado temos como silestone o Pedra DEKTON, resistente ao calor, arranhões, porozidade zero e bactericida. Porém com todos esses predicado e um pouco mais caro que o selestone. Tem coisa que você que o melhor e importante pensar nisso também. Veja reportagem abaixo.

O produto final é uma chapa em grande formato (3,20 x 1,44 metro), com espessuras de 0,8, 1,2 e dois centímetros, que conta com elevada resistência mecânica, a riscos, raios UV, manchas, abrasão e hidrólise (absorção de água próxima de zero), além de excelentes características térmicas, resistência tanto ao fogo e calor como a temperaturas muito baixas. "O Dekton tem dilatação perto de zero. Recomendam-se apenas dois milímetros de junta entre as chapas, por uma questão de acomodação da edificação e possíveis abalos sísmicos”, afirma Valentin Tijeras García, diretor de produto e inovações da Cosentino.

Responder
Vera Lucia Domingues
Vera Lucia Domingues Construtora (Itapetininga, São Paulo) Vera Lucia Domingues Construtora - há 10 anos

Mármore ainda é a melhor pedida.