É proibido fazer janelas em uma casa construída na extrema?

Estou construindo minha casa na extrema e proibido eu fazer janelas? Pois minha casa vai ficar mais alta que a dela porque eu aterrei eu posso fazer janelas ao lado?na extrema onde era construí o muro pois estou sem condições por isso contribui no lugar do muro

É proibido fazer janelas em uma casa construída na extrema?

Estou construindo minha casa na extrema e proibido eu fazer janelas? Pois minha casa vai ficar mais alta que a dela porque eu aterrei eu posso fazer janelas ao lado?na extrema onde era construí o muro pois estou sem condições por isso contribui no lugar do muro

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 7
Fernanda Panaro
FP Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) FP Arquitetura - há 6 anos

Olá Adria

A abertura de janelas o correto é o afastamento de 1,50.

Precisaríamos analisar o seu projeto/ casa atual para conseguir te dar uma alternativa para janela "iluminação e ventilação"

Estamos a disposição,

abraços,

Fernanda Panaro

NiDue Arquitetos Associados

Responder
Particular - há 6 anos

Não é indicado fazer janela quando esta encostado na divisa; Verifique seu projeto e veja outra solução para evitar conflitos... A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Eduardo
Particular - há 6 anos

BOA NOITE ! na realidade não importa o que existe no terreno adjacente

se o mesmo é baldio ou habitado as normas dizem que não podemos evadir o a privacidade aleia que qualquer limite não respeitado nesse sentido ( 1.50 ) distancia servira de base para suturas reclamações independe de pavimento!!

pedro reformas e construções.
Construçôes Reformas Jp Ltda (Piracicaba, São Paulo) Construçôes Reformas Jp Ltda - há 6 anos

Bom dia.vejo que vocrê esta com este pequeno poblema pra resolver. A minha sujestão é o você converça com o visinnho pra ver se ele deixa você fazer a janela virado pro quintal dele ou você faz um domos, ficaria muito bom e não teria incomodo no futuro.

Responder
Gilberto fernandes dos santos

sim e proibido

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Adria. Para abertura de janelas, ventilação e vão é obrigatório afastamento de 1,50 das divisas - fundos os lateriais. Realmente se vc esta executando dessa forma não é permitido.

Mas existe diversas formas e alternativas de ventilação que podemos estudar - e assim criar alternativas.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte.

Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Essa especificação e indicações podem ser efetuados por meio digital - basta suas fotos e alguns detalhes. Consulte-nos.

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Adria
Particular - há 6 anos

Obrigada!mais mesmo na estrema se minha casa for mais alta que a vizinha mesmo assim nao posso?pois ao lado da minha parede a um espaço longe da casa dela tem um corredor de calsada em aberto e minha casa vai ficar a cima da dela pois tou fazendo no nível da rua por causa do terreno e baixo então ela fez a dela mais a baixo e a minha vai ficar bem alta mesmo assim posso fazer jánela sim ou nao?

Jorge Luiz Moreira  da Silva de carvalho

Boa tarde adria olha na construçoes tem que segui regras e norma da prefeitura e nesse caso esta fora das norma das construçoes mais voce so vai consequi se a tua vizinha altorizar no papel escrito e resistrado no cartorio

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região