Como saber a causa de rachadura na parece?

A casa da minha mãe é uma casa com mais de 40 anos, já faz alguns anos que apareceu uma rachadura no quarto dela, no como onde está a poltrona roxa, ela contratou um pedreiro e o mesmo apenas fechou a rachadura, só que ela abriu novamente.

O grande problema, é que na sala, tem uma rachadura semelhante que surgiu e com o mesmo aspecto inchado na parte inferior. Sou leigo na área civil, estou aprendendo agora, algumas coisas, mas, me parece que esta deformação, é causada por peso nestes 2 pontos inferiores de cada comodo.

O que devo fazer para prosseguir? É um dano na estrutura muito grave?

Como saber a causa de rachadura na parece?

A casa da minha mãe é uma casa com mais de 40 anos, já faz alguns anos que apareceu uma rachadura no quarto dela, no como onde está a poltrona roxa, ela contratou um pedreiro e o mesmo apenas fechou a rachadura, só que ela abriu novamente.

O grande problema, é que na sala, tem uma rachadura semelhante que surgiu e com o mesmo aspecto inchado na parte inferior. Sou leigo na área civil, estou aprendendo agora, algumas coisas, mas, me parece que esta deformação, é causada por peso nestes 2 pontos inferiores de cada comodo.

O que devo fazer para prosseguir? É um dano na estrutura muito grave?

8 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Ana Carolina
CAROLI (Itatiba, São Paulo) CAROLI - há 2 meses

So pela fotos e dificil analizar. Mas problemas da fundação não é, pois afetaria o piso e pelo que vejo o esta intacto. Houve alguma movimentação da estrutura. Mas so com analise presencial seria possivel uma avaliação corrreta.

Responder
Daniel Santa Maria de Lima
Particular - há 2 meses

O que me deixa um tanto entrigado, é que do outro lado desta parede, está intacto. Irei agendar uma visita técnica sim.

4 fotos
Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 3 meses

É uma linha bem tênue falar o que pode ter gerado esse problema, pois há a necessidade de validar várias informações como condições do ambiente, posicionamento de tubulações e áreas úmidas e de junção dos ambientes, pois aparentemente se trata de uma fissura ascendente o que em muitos casos pode ser alterações no ambiente, vibrações, falta de ferragens ou impermeabilização de fundações, recalques ou até mesmo infiltrações por parte da fundação. Onde apesar de apresentarem apenas características nas paredes são pontos de atenção para uma estrutura de 40 anos com uma maneira construtiva distinta e outras características de zona da região, mas infelizmente apenas com uma imagem não é possível ser claro no diagnóstico, meu conselho é solicitar uma avaliação física por um profissional especializado, logicamente se estiver preocupado com a situação do imóvel e se tiver condições de pagar um laudo antes de iniciar qualquer tipo de reforma ou construção, pois o simples arrasamento ou reparo talvez possa levar a trinca a aparecer novamente, e como estão surgindo em outros pontos e a casa tem 40 anos, acredito que possa realmente ser algo de reforço de estrutura, impermeabilização ou infiltração, por mais que os problemas se apresentem na parede, o ideal é sempre investigar as causas, pois o tratamento paliativo de trincas sempre pode causar outros problemas.

Nos da Creek efetuamos laudos técnicos de estabilidade e caso haja necessidade de um estamos a disposição.

Responder
Daniel Santa Maria de Lima
Particular - há 2 meses

O que me deixa um tanto entrigado, é que do outro lado desta parede, está intacto. Irei agendar uma visita técnica sim.

2 fotos
Milton Birman
Mbirman Engª e Construções S/c Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Mbirman Engª e Construções S/c Ltda - há 3 meses

Pelas fotos da a interpretação de que as paredes sofreram pequenos movimentos que ocasionaram as trincas, o correto é descascar a parede no alinhamento das trincas e se possivel com 10 cm de cada lado até o tijolo para ter condições de orientação