Como posso saber que as rachaduras são de risco de queda ou não?

Como posso saber que as rachaduras são de risco de queda ou não, devo iniciar uma demolição antes que as rachaduras aumentem ?

Como posso saber que as rachaduras são de risco de queda ou não?

Como posso saber que as rachaduras são de risco de queda ou não, devo iniciar uma demolição antes que as rachaduras aumentem ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Manassés Valerio

Caro Danilo Sander S. Cortez,

sou engenheiro civil e estou acostumado a fazer inspeções em construções que apresentam essas mesmas características porém, como diversos aspectos devem ser avaliados no local, não podemos dar um parecer técnico a distancia. Contudo, trincas com desprendimento involuntário de rebocos ou fragmentos de concreto pondo vidas em risco é sempre preocupante. Nesses casos recomendo que faça a remoção dessas partes com desprendimento iminente. Mesmo assim, é prudente realizar avaliação prévia para determinar se os trabalhadores podem adentrar no imóvel para procederem com o serviço.

Cabe ressaltar que, uma coisa é uma parede não estrutural trincada, outra coisa é elemento estrutural trincado como pilar, viga e laje.

O assunto é extenso. Contrate um profissional qualificado.

Abraço.

Responder
Emilio Berbari  Martins

Com certeza trincas são sempre preocupantes e tem que ser analisadas por um profissional, mas temos alguns casos típicos de trincas.

Depende do formato da trinca e localização podemos considerar perigosas ou que podem ter apenas um sinal de dilatação.

Para poder verificar in loco sem a ajuda de um profissional, verifique se a trinca está aumentando, se estiver e bom verificar com mais urgência, ou se ela apenas apareceu e não aumenta pode ser apenas uma acomodação.

Em qualquer dos casos e prudente procurar ajuda profissional.

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Danilo. Se voce não tiver como contratar um engenheiro que possa te dar essa informação com segurança, sugiro pedir a visita do profissional da defesa civil do seu município. Se ele não souber dar uma resposta com certeza indicará um profissional com capacidade. O risco que voce corre é pedir a opinião de um engenheiro que não entende nada de estrutura, o que é a grande maioria dos profissionais.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

Prezado Sander , sou PERITO DE ENGENHARIA LEGAL e o que eu posso te informar é que cada fissura , trinca ou rachadura de acordo com sua localização e forma , isto é , vertical , horizontal ou diagonal tem uma leitura para nós da gravidade e grau de urgência de suas providencias . Contrate um Perito registrado no IEL- Instituto de Periciais de Engenharia . Qualquer duvida pode entrar em contato

Responder
Evelyn
Particular - há 7 anos

Boa noite Sander!

Devido aos riscos envolvidos, recomendamos a avaliação por um especialista que poderá diagnosticar se a estrutura de sustentação está ou não comprometida. Como já informado, importante a ART e o relatório técnico com a assinatura do especialista.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região