As rachaduras de uma casa podem vir a apresentar perigos maiores?

Olá. Eu moro em Sumaré - SP, e minha casa está com algumas rachaduras.

Eu moro em um condomínio de casas planejadas, e o modelo da minha casa permite que seja realizada uma ampliação. A ampliação da nossa casa, em particular, já foi feita juntamente com a construção, e não após alguns anos como alguns moradores fizeram. Então nossa casa já tem por volta de 15 anos.

As rachaduras estão aparecendo no local onde seria a parede original (tenho fotos da planta e dos locais onde as rachaduras estão aparecendo). Elas não são grandes (por volta de 0,3mm), no piso superior estão na parede, na vertical. No piso inferior, estão no teto, portanto na horizontal. E há uma bem pequena no piso superior, levemente inclinada indo de um batente ao outro.

As rachaduras verticais foram tampadas com gesso há 3 anos, e só atingiram os 0,3mm agora.

Minha pergunta é: para uma casa com 15 anos, e essas rachaduras sendo em uma área de ampliação, eu devo me preocupar?

Obs: Pela pouca abertura, eu não consegui medir a profundidade. Somos os segundos moradores da casa e ela nunca passou por reformas.

As rachaduras de uma casa podem vir a apresentar perigos maiores?

Olá. Eu moro em Sumaré - SP, e minha casa está com algumas rachaduras.

Eu moro em um condomínio de casas planejadas, e o modelo da minha casa permite que seja realizada uma ampliação. A ampliação da nossa casa, em particular, já foi feita juntamente com a construção, e não após alguns anos como alguns moradores fizeram. Então nossa casa já tem por volta de 15 anos.

As rachaduras estão aparecendo no local onde seria a parede original (tenho fotos da planta e dos locais onde as rachaduras estão aparecendo). Elas não são grandes (por volta de 0,3mm), no piso superior estão na parede, na vertical. No piso inferior, estão no teto, portanto na horizontal. E há uma bem pequena no piso superior, levemente inclinada indo de um batente ao outro.

As rachaduras verticais foram tampadas com gesso há 3 anos, e só atingiram os 0,3mm agora.

Minha pergunta é: para uma casa com 15 anos, e essas rachaduras sendo em uma área de ampliação, eu devo me preocupar?

Obs: Pela pouca abertura, eu não consegui medir a profundidade. Somos os segundos moradores da casa e ela nunca passou por reformas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 5
Valdemir Nogueira Chagas

Thamilin, bom dia!

Ainda não são rachaduras e sim fissuras ou trincas, que aparecem pela acomodação da edificação no solo ou por outras obras feitas próximo da sua, mas é bom observar a evolução. Faça um traço, a lápis, no local da fissura e meça, com você já fez e coloque a data. Espere um tempo e observe se a fissura está aumentando (se transformando em rachadura) ou se estabilizou, quando num período superior a 6 (seis) meses não houver progresso, você poderá fechar, caso contrário contrate um engenheiro civil para fazer uma análise mais técnica.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Luiz Fernando Luques

Boa tarde, Geralmente ocorrem acomodações no terreno, em função disto aparecem fissuras. Na maioria dos casos é normal.

Monitore as fissuras, medindo o espaçamento para verificar se não aumentou, ou até mesmo preenchendo a fissura com massa corrida.

Caso a fissura aumentar, é certo que terá que chamar um especialista para avaliação e orientação.

Responder
Luciano de Carvalho Lourenço
Kasalev Soluções Construtivas (Hortolândia, São Paulo) Kasalev Soluções Construtivas - há 7 anos

Inquestionável e muito bem argumentada a resposta do engenheiro Valdemir. nem todas as fissuras ou rachaduras representam risco, as vezes um solo que não foi bem compactado ou tremores próximos podem ocasionar, muito comum aparecerem também por que alguns as juntas dos tijolos não foram travadas corretamente (vide foto). Se não há risco ao imóvel, então a melhor forma de fechar a rachadura é com tela galvanizada e reboco forte. Em caso de o engenheiro detectar situação de risco, execute as recomendações dele.

Responder
José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 7 anos

Bom dia Thamilin, eu concordo com o Eng. Valdemir e muito destas fissuras são provocadas pela massa de reboco muitos profissionais não gostam de utilizar as recomendações indicadas por Eng. ou Projetistas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região