O que pode ter causado rachaduras?

Boa tarde. Estou com umas rachaduras em alguns cômodos da casa. verticais, horizontais, inclusive apareceram também nas bandejas do gesso da minha sala. São rachaduras finas que foram aparecendo no decorrer do ano. Nós construímos um terraço no 2º andar, fizemos reforço na laje na época, porque a laje era fina, e depois construímos o terraço. Acredito que as paredes tenham coluna, porque a casa já tinha laje, assim creio, mas também não sei se foram feitas sapatas profundas nas colunas, né? Devo chamar um engenheiro da construção civil pra avaliar melhor a estrutura?.

O que pode ter causado rachaduras?

Boa tarde. Estou com umas rachaduras em alguns cômodos da casa. verticais, horizontais, inclusive apareceram também nas bandejas do gesso da minha sala. São rachaduras finas que foram aparecendo no decorrer do ano. Nós construímos um terraço no 2º andar, fizemos reforço na laje na época, porque a laje era fina, e depois construímos o terraço. Acredito que as paredes tenham coluna, porque a casa já tinha laje, assim creio, mas também não sei se foram feitas sapatas profundas nas colunas, né? Devo chamar um engenheiro da construção civil pra avaliar melhor a estrutura?.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Cesar Madeira
Artesanato Gv 3D (Governador Valadares, Minas Gerais) Artesanato Gv 3D - há 4 anos

Sou engenheiro ambiental e sanitarista, normalmente antes de construir o construtor tem que fazer um estudo do solo ,onde será construído a casa,muitas vezes para economizar e sem conhecimentos técnicos,constroem ,eai o solo começar a se movimentar ,ocorrendo as rachaduras,E digo mais ,se você não fizer um serviço rápido para resolver esse problema,pode aparecer mais problemas futuramente

Responder
José Mario Gozzi
J Mario Engenharia (Mogi Mirim, São Paulo) J Mario Engenharia - há 4 anos

Sou engenheiro civil, especialista em Orçamentos e Planejamento de obras e faço consultoria em diversas áreas dentro da construção civil.

Tenho experiência em estruturas, visto que elaborei dezenas de projetos estruturais e de fundação inclusive executando vários deles.

Quanto ao problema das "Rachaduras", estas podem ter sido causadas por dezenas de motivos e pode até não ter a causa na construção do 2º Pavimento. Podem ter sido causadas desde problemas superficiais de argamassa, pouco provável visto que as molduras de gesso também sofreram fissuras até recalques diferenciais de fundação (mais provável por ser muito comum), passando até por problemas estruturais nas paredes, pelo não enrijecimento de todo conjunto, seja por falta de peças estruturais (como vigas, pilares, cintas, contra-vergas e vergas). Deve-se solicitar a presença de um profissional habilitado, porem com experiencia em casos semelhantes, provavelmente será feito examinado todos os locais com esse problema e feito marcas de monitoramento afim de detectar a evolução. Caso se constate de imediato alta periculosidade devido a dimensões e direções das fissuras o profissional irá pedir urgência na recuperação ou até reforço estrutural. Eu estou disponível para contato e seria uma honra atendê-la.

Responder
Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 4 anos

Olá

As rachaduras verticais e horizontais podem significar desde uma simples massa mal feita (traço errado), até uma movimentação natural do terreno devido à nova sobre carga.

Caso tenham trincas e fissuras na diagonal , seria efeito da carga da laje atuando na alvenaria, significando erro construtivo, podendo ser ausência de cintas ou subdimensionamento das mesmas.

Caso sejam RACHADURAS, (onde possamos visualizar o deslocamento de parte da alvenaria a até mesmo visualizar o outro lado da alvenaria) já seria caso mais grave e que deverá ser tratado com urgência.

Em todos os casos recomenda-se a contratação de um profissional habilitado ou empresa especializada para avaliação e resolução dos problemas

À disposição para esclarecimentos

Responder
Jaqueline
Particular - há 4 anos

Obrigada, duas empresas estiveram aqui. Ambas analisaram as rachaduras e acreditam que a causa seja acabamento da massa, o que resolveria com a retirada do embolso , impermeabilizar e colocar espécie de manta nas paredes, de qualquer forma chamamos a defesa civil tb pra analisar. Mais uma vez , obrigada!

Valdemir Nogueira Chagas

Jaqueline, bom dia!

A laje é apenas um dos elementos que faz parte da estrutura da edificação. A laje original tinha um peso e uma carga pré- estabelecida para sua função, o que subsidiava os dados para o cálculo das vigas e consequentemente dos pilares, como foi reforçada houve um acréscimo de carga que influenciou o comportamentos dos outros elementos estruturais.

Aconselho fazer uma consultoria com engenheiro Civil.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Jaqueline
Particular - há 4 anos

Obrigada, duas empresas estiveram aqui. Ambas analisaram as rachaduras e acreditam que a causa seja acabamento da massa, o que resolveria com a retirada do embolso , impermeabilizar e colocar espécie de manta nas paredes, de qualquer forma chamamos a defesa civil tb pra analisar. Mais uma vez , obrigada!

Particular - há 4 anos

R: Uma visita técnica é fundamental; Nós cobramos 750 reais + deslocamento; Estamos a disposição;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.