Paulo Jose de Araujo Bento
Qual a altura padrão para radiê?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Harã Bernardini
Construsoares Empreiteira De Mão De Obra (Santos, São Paulo) Construsoares Empreiteira De Mão De Obra - há 7 anos

Olá Paulo, conheça as etapas de execução das fundações rasas (radiê)de concreto armado.

Utilizado principalmente na construção de casas térreas e sobrados, o radier é um tipo de fundação superficial ou direta que distribui toda a carga da edificação de maneira uniforme no terreno. É uma laje contínua e maciça de concreto que se apresenta como alternativa vantajosa, em muitos casos, às fundações profundas.

De acordo com o engenheiro Fabio, da Construsoares Empreiteira, é uma solução aplicável à maioria dos tipos de solo. "Como há distribuição uniforme da carga, o radier admite um solo com menor resistência do que aquela necessária para fundação em estaca", compara.

Dependendo das características e da escala do projeto, os radiers podem ser executados em concreto armado, em concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido.

Radier armado

Radiers de concreto armado, ou reforçado com fibras, geralmente são utilizados para a construção de casas ou edifícios baixos, com no máximo quatro ou cinco pavimentos.

Tamanho da equipe

Nelson Gerab estima que 12 trabalhadores conseguem executar cinco radiers por dia para casas de 50 m² - um armador, três ajudantes, um eletricista, um encanador e, na concretagem, três pedreiros e três ajudantes.

Topografia

Antes de começar a preparação da base do radier, o solo deve estar rigorosamente nivelado. Por isso, a equipe de topografia faz a verificação in loco, e, se necessário, podem apontar ajustes a serem feitos no terreno.

Instalações

Na etapa seguinte, são montadas as instalações hidráulicas, de esgoto e as caixas e passagens das instalações elétricas. A Construsoares utiliza, em condomínios de casas térreas e sobrados, a tubulação enterrada sob o radier e envelopada com areia. "Em prédios, evitamos a passagem de tubulação hidráulica sob o radier. Nesse caso, executamos um shaft horizontal sobre um radier rebaixado", explica Marcelo, gerente da qualidade da Construsoares.

Preparo da base

O radier tem uma camada de brita de aproximadamente 7 cm, que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo. Pode-se usar brita 1 ou bica corrida compactada e pó de pedra. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita.

Fôrmas

As fôrmas metálicas são vantajosas em projetos maiores, com repetição de concretagens. Marcos Caracas, da Impacto Protensão, ressalta que, na montagem, os encontros e o travamento das peças têm que ser verificados antes de prosseguir para a concretagem.

Armadura

No caso do radier de concreto armado, pode ser empregada tela metálica - simples ou dupla, com ou sem reforço sob as paredes, de acordo com a necessidade verificada pelo engenheiro projetista. Na amarração, deve-se atentar para o cobrimento mínimo das telas e o posicionamento das armaduras de arranque e dos ferros de para-raios. "O cobrimento deve ser garantido com espaçadores plásticos, treliças metálicas e caranguejos metálicos", explica Marcelo, da Construsoares.

Verificações

Antes da concretagem, verifica-se o nivelamento com nível laser, nos quatro cantos da fôrma. "Também é aconselhável conferir se os pontos de elétrica e hidráulica estão corretamente locados"

Concretagem do radier armado

O lançamento do concreto pode ser feito com bomba ou jerica. O nivelamento é garantido por meio de mestras metálicas. O acabamento superficial é obtido por sarrafeamento, desempenamento e acabadora mecânica de superfície. "O acabamento não pode ser liso demais, porque a textura deve permitir a aderência de argamassa"

Cura

Nos radiers protendidos, a cura é feita com aplicação contínua de água durante o intervalo de mais ou menos sete dias entre a concretagem e a protensão. Nesse período, pode-se subir parte da alvenaria, sem prejuízo para a fundação. A cura dos radiers de concreto armado pode durar mais de 72 horas, como faz a Construsoares.

10 fotos
Responder
Luciano de Carvalho Lourenço
Kasalev Soluções Construtivas (Hortolândia, São Paulo) Kasalev Soluções Construtivas - há 7 anos

Uma resposta com precisão depende de avaliação de engenheiros e normalmente vai no projeto do imóvel, mas em caso de construção sem projeto (não recomendado e ilegal) é melhor pecar para mais do que para menos, então não economize, faça no mínimo 12cm.

Responder
Orlando Martins Mauro
Orlando Mauro Projetos Estruturais (Mairiporã, São Paulo) Orlando Mauro Projetos Estruturais - há 7 anos

Não há altura padrão.

Recomendo contratação de profissional habilitado para dimensionar as fundações.

Há necessidade de contratação de firma de sondagem, como base de dados do subsolo local, para o dimensionamento.

Att.

Eng. Orlando Martins Mauro.

Responder
Wilson Geraldo Lima
Empreiteira Geraldo&Lima (Presidente Prudente, São Paulo) Empreiteira Geraldo&Lima - há 7 anos

10 cm

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região