Rampa de concreto

Temos uma rampa de 4,5m de largura e 10m de comprimento em placas de granito, que não está dando certo por conta das constante chuvas que desprende a terra, descalça as placase afeta o portão da garagem. vamos modificar para concreto, como devemos realizar o contrapiso e se é possível revesti-la com alguma cerâmica, ou ainda se posso usar ladrilho hidráulico, teremos grama nas extremidade e no meio.

Rampa de concreto

Temos uma rampa de 4,5m de largura e 10m de comprimento em placas de granito, que não está dando certo por conta das constante chuvas que desprende a terra, descalça as placase afeta o portão da garagem. vamos modificar para concreto, como devemos realizar o contrapiso e se é possível revesti-la com alguma cerâmica, ou ainda se posso usar ladrilho hidráulico, teremos grama nas extremidade e no meio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 8 anos

Jackson, bom dia.

Primeiramente, o concreto tem que ser armado e com espessura minima de 8cm.

Se o concreto ficar nivelado e bem acabado poderá colar os ladrilhos hidráulicos sem problemas.

Oque aconselho é fazer o concreto sarrafeado e fazer as ranhuras para o carro não derrapar.

Faça 4 riscos de cima ate a parte de baixo, e depois faça cortes ligando todos esses cortes e fazer em grau de mais ou menos 45. Para não ter acumulo de agua e assim não ter problemas com o carro.

Sobre a questão estetica, voce poderá pintar o piso de concreto e fazer desenhos caso tenha interesse.

Nós da MLV Construtora estamos a disposição sempre para te atender, atuamos em SP e região, caso precise, entre em contato.

Att.

Responder
Alexson Guarnieri
Guarnieri Engenharia (Recife, Pernambuco) Guarnieri Engenharia - há 8 anos

Prezado Jackson,

Está ocorrendo o descalçamento da base da rampa, você primeiramente deverá nivelar o terreno, compactar o solo e posterior colocar uma base de pó de pedra compactado, antes da concretagem utilizar lona plástica de 150 micras sobre está base e concretar.

Para garantir que não haja novamente descalçamento você deverá instalar canaletas de concreto, ou outro elemento para dar encaminhamento das águas pluviais e evitar que elas infiltrem na base de sua rampa ocasionando novamente um descalçamento. Segue alguma fotos para exemplificar.

2 fotos
Responder
Emerson Pereira
Horizontes Consultoria e Engenharia (Pará de Minas, Minas Gerais) Horizontes Consultoria e Engenharia - há 8 anos

Jackson, olhando a foto que postou, pensei numa opção que pudesse aproveitar as placas e não eliminar a grama nas laterais e no centro das duas faixas de rodagem. Sugiro a retirada das placas, a regularização do terreno, compactação com sapo mecânico, a proteção das regiões a serem concretadas (lona plástica preta), colocação de distanciadores para armação (pode ser restos de marmoraria), posicionamento de malha eletro-soldada de 4,2 mm e malha de 15 x 15 cm nas faixas de rodagem (largura de cada placa mais 10 cm) sobre esses retalhos de marmoraria (têm a finalidade de afastar a malha do fundo, permitindo o recobrimento do concreto às armaduras). Montar as formas (sarrafos de 6 a 7 cm ao longo da rampa. Serão necessárias 4 linhas de sarrafos = 40 m (se for feita toda a concretagem no mesmo dia. Sem contar as perdas com cortes e confecção de piquetes). Os piquetes também poderão ser feitos com vergalhões de 12,5 mm. Concretagem (encher somente 4 cm, inicialmente, com traço igual ou superior à 15 Mpa. Você poderá usar um traço rodado em obra 1 : 3,5 : 3,5 em volume, ou seja: 1 lata de cimento : 3,5 latas de areia lavada grossa : 3,5 latas de brita nº 1). Aguardar o início de pega do concreto, posicionar as placas (devidamente lavadas) e completar a concretagem, mas chanfrando as bordas para a terra e a grama futuramente envolverem bem as placas ao longo do comprimento da rampa. A fim de evitar que a água da chuva que vier a escorrer pela área gramada entre as faixas de rodagem, sugiro criar alguns drenos passando sob a região concretada (antes da concretagem), observando o desnível do terreno. Um tipo de dreno bastante simples é o emprego de brita, sobre a qual utiliza-se areia grossa. Você poderá utilizar também tubos-dreno e geotêxteis (ex.: Bidin RT-07), ou tubos de pvc com telinhas de poliéster amarradas em uma das pontas e um bulbo de britas, com o Bidin envolvendo-o.

Responder
Julio Lopes e/ou Everton

Bom dia, Pergunta boa para analisar em loco.

Porém o que posso tentar lhe ajudar, faça uma concretagem , se tiver bem nivelada a superficie não vejo problema em fazer a colocação do ladrilho hidráulico sobre o mesmo, porém se tiver com imperfeições faça o contrapiso para regularizar e em seguida a colocação do ladrilho.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região