É possível fazer rasgos em blocos de concreto para mudar encanamentos?

Olá! Meu apartamento foi construído com blocos de concretos e preciso mudar a posição da minha cozinha, porém tenho que fazer rasgos na parede e puxar o encanamento de outra parede. Há possibilidade de fazer isso nos blocos de concreto? Se for possivel, irei fazer o RRT para ter certeza da estrutura do prédio.

É possível fazer rasgos em blocos de concreto para mudar encanamentos?

Olá! Meu apartamento foi construído com blocos de concretos e preciso mudar a posição da minha cozinha, porém tenho que fazer rasgos na parede e puxar o encanamento de outra parede. Há possibilidade de fazer isso nos blocos de concreto? Se for possivel, irei fazer o RRT para ter certeza da estrutura do prédio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá Talita,

Se for bloco em concreto estrutural não pode ser aberto ou rasgado, agora se for bloco em concreto apenas de vedação sem problemas, contrate um engenheiro para avaliar esta questão e exiga elaboração do laudo de reforma com a ART para garantia do serviço.

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida fico a disposição.

Atenciosamente,

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

BRN Engenharia Civil

Responder
Agnaldo Pedrosa
Particular - há 6 anos

Boa tarde Sra Talita.

Como já foi dito pelos amigos acima, paredes estruturais NÃO podem ser alteradas devido a sua função. Se for parede de vedação não terá nenhum problema. A melhor coisa a ser feita, para se ter certeza, é ter em mãos a planta estrutural do edifício. Com isso um profissional habilitado poderá lhe dar a certeza se pode ou não.

Espero ter ajudado

José Olimpio de Paulo Filho
Particular - há 6 anos

Paredes estruturais não podem ser alteradas devido a sua função.

Se a alvenaria for blocos de concreto comum, pode sim fazer rasgos para efetuar as mudanças desejadas.

Se for uma obra pequena de até 80 metros quadrados contrate um técnico em edificações credenciado pelo CREA.

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Talita.

Tudo bem?

Primeiro você deve procurar saber se as paredes tem função estrutural. Busque informações com a construtora ou o com o projetista do edifício. No manual do usuário, se possuí-lo, deve existir esse tipo de informação.

Não sendo parede estrutural, você pode fazer os rasgos a vontade, observando a boa técnica na execução das instalações/reforma com orientação de engenheiro/arquiteto responsável.

Sendo parede estrutural, antes de TUDO deve-se buscar outras soluções como utilizar pisos elevados, forros, paredes ou colunas falsas etc para a passagem das instalações.

Se for TOTALMENTE INVIÁVEL criar e/ou utilizar esses espaços para as instalações, deve-se procurar o engenheiro projetista do edifício e buscar uma solução. Caso não seja possível encontrá-lo, busque outro engenheiro projetista que trabalhe com alvenaria estrutural para desenvolver o projeto de intervenção/reforma dos elementos.

À disposição,

Responder
Nivaldo L V Lopes
Veiga Lopes Engenharia Ltda (Jundiaí, São Paulo) Veiga Lopes Engenharia Ltda - há 6 anos

Bom dia, Talita! Sendo a parede com função estrutural( Blocos de concreto estrutural) não pode ser feito os rasgos nos blocos de concreto, mas pode ser feito uma parede hidráulica junto a parede estrutural. Essa parede pode ser feita com tijolinhos de barro e nela você poderá embutir as tubulações. Se a parede for de vedação, mesmo com blocos de concreto você pode executar os rasgos para embutir a tubulação. Consulte um Engenheiro antes de fazer qualquer coisa.

Espero ter contribuído para sanar a sua dúvida. Estamos a disposição.

Atenciosamente,

Veiga Lopes Engenharia Ltda

Responder
Antonio Neto
Engeneto (Juiz de Fora, Minas Gerais) Engeneto - há 6 anos

Na Engeneto não aceitamos bem o termo "não pode ser feito". No seu caso posso lhe apresentar três soluções possíveis:

1º Seus blocos de concreto não tem função estrutural e podem ser cortados com cuidado para que não afete outros sistemas que já estejam embutidos na parede e evite ao máximo cortes na horizontal,

2º Seus blocos tem função estrutural; Neste caso para cortar você vai precisar de uma solução estrutural que garanta que a resistência removida pelo corte seja compensada por outra que fique ou seja acrescentada antes do corte.

3º Vc não precisa cortar os blocos e sim usar tubo flexível para água potável e a tubulaçao de esgoto vai piso com uma caixa de gordura elevada sob a nova bancada de pia.

Tem solução e mais do que foi apresentado

Responder
Raphael Torres
Construções e Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Construções e Reformas - há 6 anos

E possivel sim desde que vc faça um corte de 2,5cm de profundidade nas paredes para nao corta ferros da estrutura tm que tomar cuidado para nao corta conduites que passa fio de alta tençao em questao de mudaça de encanaçao o mais viavel e vc faser um bonequinha no canto da parede e sair com a encanaçao dela em um nivel so facilita o corte e o trabalho

Responder
Paulo Rabelo Filho
Prf Construções (Jundiaí, São Paulo) Prf Construções - há 6 anos

Talita, bom dia

Deve-se tomar muito cuidado com estas modificações, procure saber se o prédio de alvenaria estrutural ou convencional (vedação).

Se o mesmo for de alvenaria estrutural, você ou o condomínio devem ter um manual, neste você encontrara as paredes com possíveis modificações. Se esse manual não existir contrate uma empresa especializada para analisar e executar as mudanças. Caso contrario você pode comprometer toda a estrutura da edificação.

Agora se for estrutura convencional, não encontrara muita dificuldade para executar as mudanças, mas mesmo assim é preciso a contratação de uma empresa que tenha responsabilidade técnica de execução, pois nos dois casas você precisara de uma ART.

Duvidas estamos a disposição

Responder
GRU Engenharia
Particular - há 6 anos

Bom dia, Talita.

Se a alvenaria for blocos de concreto comum, pode sim fazer rasgos para efetuar as mudanças desejadas. Mas se for alvenaria estrutural não pode fazer qualquer tipo de rasgo, pois compromete a estrutura. qualquer dúvida estamos a disposição.

Bruno Bergamasco Gomes Alves

Bom dia,

Deve-se verificar as alvenarias que são autoportantes(estrutural) e as que são de vedação.

No manual do proprietário constam estas informações. E é necessário um acompanhamento técnico no momento da perfuração para verificar se o manual condiz com a realidade ali encontrada ou se o caminho deve ser outro.

E deve ser respeitada a diretrizes da NBR 16280 no que diz respeito a ART ou RRT e acompanhamento técnico da obra.

att,

Engº Bruno Bergamasco

Responder
Particular - há 6 anos

R: Sim pode ser feito, mas deve-se verificar na estrutura qual caminho deverá seguir e fazer os rasgos somente na profundidade necessária; Por ser apto precisa ter a ART ou RRT e ter um pequeno acompanhamento técnico...

A disposição;

JCFN Arquitetura
Particular - há 6 anos

Se o bloco for estrutural nao pode pois a parede é portante e vc vai comprometer a sua estrutura e dos apartamentos acima do seu. Freitas Nunes Arquitetura

Ugo Mieli
Trinum Construção (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Trinum Construção - há 6 anos

As paredes de alvenaria estrutural não poderão ser cortadas, se de vedação sim.

Outra alternativa na dúvida se o prédio for muito antigo fazer o encanamento externo e depois escondê-lo com painel Drywall, perde-se um pouco de espaço mas tem-se a certeza de não alterar a estrutura.