Gabriel
Realizar Projeto e Construir Casa

Orçamento de fundação e uma base no custo de equipamentos para um trabalho escolar (técnico em edificações).

Realizar Projeto e Construir Casa

Orçamento de fundação e uma base no custo de equipamentos para um trabalho escolar (técnico em edificações).

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Marcos Lemos Porto Alves

Boa tarde. A resposta do Sr Valdemir é boa, mas para custear o tipo de fundação, deve-se inicialmente contratar uma empresa para analisar o tipo do solo em questão. Recomendo procurar os telefonas ML Sondagens e outras que lhe darão mais detalhes para este trabalho.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Com relação as estruturas poderemos auxiliar, nos passe seu projeto;

A disposição;

Irineu Scormin Junior

Gabriel boa tarde

Respondendo seu questionamento devemos ponderar as possibilidades que não foram mencionadas a saber

Já existe um estudo de solo do local efetuado por profissional habilitado?

Já há um projeto estabelecido por arquiteto ou engenheiro para seu projeto?

Em função do tipo de solo e da carga a ser transmitida para ele,

a Fundação necessária poderá ser rasa ou profunda, adequando-se tambem tipo de concreto e as ferragens adotadas pelo projeto.

O mesmo se aplica quanto à escavação que pode ser manual ou mecanizada.

A partir destas definições pode-se então partir para um orçamento real;

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Gabriel. bom dia!

Entendi que se trata de um trabalho escolar e por isso vou tentar te dá algumas explicações, de maneira mais didática possível.

1) Em função do tipo de solo e da carga a ser transmitida para ele, se determina o tipo de fundação: direta (rasas) e indireta (profundas).

2) Em função do projeto arquitetônico, o calculista determina a distância entre elas (ou o posicionamento de cada uma), desta forma chega-se ao número de fundações;

3) Só aí pode-se determinar o custo da fundação.

Exemplo 1: Fundação rasa, tipo sapata: o equipamento para escavação pode ser o homem, e custo, se determina pelo volume de concreto e as ferragens adotadas.

Exemplo 2: Fundação profunda, estaca hélice (poderia ser Strauss, metálica, pré-moldada, etc), a escavação é feita por equipamento que deverá atingir a profundidade específica, com adição do concreto solicitado e ferragens previamente armada, custo do equipamento varia pela quantidade de estacas, resistência do concreto (fck) e local da obra.

Com essa explicação, acredito que você possa montar a planilha e fazer duas situações hipotéticas, chegando ao custo desejado.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
José Amancio da Costa
Construjac (Suzano, São Paulo) Construjac - há 6 anos

bom dia Gabriel olha a primeira coisa é você contratar um arquiteto para fazer o projeto se for obra pequena aí nos Resolve mais se for de grande porte tem que contratar um engenheiro de cálculo istrutural ai ele vai solicitar outros profissionais como sondagem é prova de laboratório de engenharia aí sim entra os cálculos de materiais é de mão de obra, e se precisar de mais alguma informação estou a disposição grato José Amancio ao seu dispor

Responder
Douglas Pires Barbosa de Moraes

Bom dia Gabriel,

Infelizmente sem o projeto da casa e principalmente a análise de solo fica impossível determinar o valor de uma fundação. Ela pode ser desde uma sapata simples em terreno firme sendo executada sem nenhum maquinário até estacas profundas que podem variar em diversas técnicas dependendo da profundidade, nível do lençol freático, tipo de solo, cargas da edificação etc.

No fundo seria complicado fazer um comparativo de preços entre tipos de fundações uma vez que cada situação exigirá uma fundação. Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

Att,

Eng. Douglas Pires

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região