É possível realocar colunas em uma construção?

É possível realocar a coluna 2 metros para os lados, em uma construção de 3 andares. Reforçando Outras colunas da parte da frente e atrás?

Atenciosamente

É possível realocar colunas em uma construção?

É possível realocar a coluna 2 metros para os lados, em uma construção de 3 andares. Reforçando Outras colunas da parte da frente e atrás?

Atenciosamente

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Palco Edificações
Palco Edificações (Belo Horizonte, Minas Gerais) Palco Edificações - há 7 anos

Boa tarde.

Possível é sim, porém não faça este tipo de trabalho sem um engenheiro, trabalhamos com estruturação metálica, onde as colunas têm menor dimensão e engenheiro devidamente registrado no CREA. Caso tenha interesse em um orçamento estamos a inteira disposição

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Bruno, bom dia!

Na engenharia civil quase tudo é possível. Vamos ao comentário: ao trocar de posição um determinado pilar (coluna) você altera os esforços cortantes e momentos fletores das vigas que este pilar está suportando, alterando todo cálculo estrutural (armação e seção de concreto), podendo essas vigas virem a romper. Para que isso não aconteça se torna necessário novo cálculo estrutural e novo dimensionamento dessas vigas. Seria o custo benefício compensador?

Se a sua resposta for positivo; contrate um engenheiro civil para avaliação e exija do mesmo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) pois se por ventura algo não sair a contento ele responderá judicialmente pelos danos.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Adriane  Costa
Projetos Estruturais Adriane Costa (Contagem, Minas Gerais) Projetos Estruturais Adriane Costa - há 7 anos

Bruno,

Os pilares são peças estruturais responsáveis por receber a carga das vigas e das lajes. Para saber se pode retirar estes pilares e realoca´los, precisa de uma analise estrutural e principalmente ter o projeto estrutural em mãos para avaliação.Eu sou engenheira calculista e faço este tipo de trabalho

Responder
Alexandre  Haroldo
Haroldo Conservação E Manutenção (Santo André, São Paulo) Haroldo Conservação E Manutenção - há 7 anos

Sim e pocivel,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região