Reboco oco e trincado. Tem algum risco de colapso por conta disso?

Minha parede está com essa trinca extensa na horizontal e quando bate faz som de oco, gostaria de saber se tem algum risco de colapso por conta disso.

Reboco oco e trincado. Tem algum risco de colapso por conta disso?

Minha parede está com essa trinca extensa na horizontal e quando bate faz som de oco, gostaria de saber se tem algum risco de colapso por conta disso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Se o local mostra-se oco, se trata de fissura proveniente de movimentação mecanica causada por interperies... a falha na aderencia do reboco deve ser analisada....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Boa noite, Sarah. A Engenconsult fica feliz em poder ajudar!!

Pelo que apresenta na foto, sendo uma trinca horizontal e linear, assemelha-se muito à emenda de revestimento, porém, ao mesmo tempo está com soco oco ao bater.

Muito provável que não tenha sido feito o preparo adequado do elemento (parede) para receber recobo ou emboço, um chapisco mal feito, aplicação do reboco sem a cura adequada, adição de água em quantidade inadequada na massa, extensão de aplicação de massa superior ao necessário... No caso da parede, se ela estiver movimentado, muito provável que o assentamento dos blocos (cerâmicos ou de concreto) não tenham seguido os procedimentos corretos.

Colapso da estrutura em função de uma trinca dessas é uma probabilidade baixa, mas tem que ser avaliada.

Excesso de umidade de um dos lados da parede pode implicar em comportamento térmico que gere trincas e fissuras. Exposição ao sol do oeste, falta de proteção externa, etc.

Sugerimos a contratação de um profissional especializado, que fará uma avaliação das causas potenciais e formas de correção..... Com certeza lhe economizará no reparo, além de lhe dar segurança. Uma edificação sobre outra, se a de baixo apresenta trincas de recalque, sobrecarga, etc., poderá ser a indicação de problemas. Já a construção do pavimento superior penas, pouco provável o colapso.

Vale ressaltar que os pavimentos mais elevados sempre sofrem mais com comportamento térmico (dilatação e retração devido ao calor e frio), gerando trincas de reboco, fissuras em alvenaria, etc.

Observe a estrutura da edificação inferior, pincipalmente na estrutura do alinhamento da parede com a trinca. Se ela abresentar alguma trinca em diagonal, pilar com trinca vertical ou desplacamento de concreto, aí podem haver problemas mais sérios.

Qualquer dúvida, fique à disposição para perguntar.

Responder
Grupo Gerencial Obras
Particular - há 3 anos

Enquanto essa trinca estiver pequena não. Tudo depende do progresso por e o porque ela vem acontecendo. Se sua trinca estabilizar no tamanho isso não será um problema estrutural de fundação na sua casa, mas foi colocado uma massa desagregada na sua parede, ou por falta de cimento ou por traços inadequados. Com o tempo ira cair pedaços do seu reboco que terá que ser corrigido.

Caso a espessura do trinco venha aumentando no seu diamêtro e comprimento, poderá ser um início de problema estrutural com recalque da sua parede, sendo necessário uma correção estrutural.

Sarah
Particular - há 3 anos

Essa parede tem umidade, essa trinca pode ser por conta disso, é um sobrado antigo com 2 casas uma em cima da outra só a parede de um cômodo da casa de cima que está assim. No sobrado só a casa de baixo tem coluna.