Quais são as recomendações para a manta de laje tradicional?

Quais são as recomendações para a manta de laje tradicional? Espero que possam me ajudar, é para o meu TCC da faculdade

Quais são as recomendações para a manta de laje tradicional?

Quais são as recomendações para a manta de laje tradicional? Espero que possam me ajudar, é para o meu TCC da faculdade

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Antonio Carlos Soares de Almeida

Oi Fernanda. Bom dia, tudo bem?

Para uma boa impermeabilização, você deve seguir os seguintes passos:

Confira se a laje está regularizada e livre de detritos, após uma inspeção e limpeza, aplica-se uma ou duas demãos de primer asfáltico.

Depois de seco, inicia-se a aplicação da manta, caso já tenha caimento, inicia-se pelo lado mais baixo da superfície, para que as emendas obedeçam ao sentido de escoamento. Uso mais comum é de 10cm como medida de sobreposição das mantas.

Após o término da aplicação da manta asfáltica, recomenda-se fazer um teste de estanqueidade por 72 horas para verificar possíveis infiltrações. Corrigir, caso necessário. Tem ainda quem goste de utilizar jatos de água para verificar a aderência da manta. Eu não uso.

Depois vem a proteção da manta com um contrapiso de cimento e areia, que pode servir ainda para dar caída para escoamento, caso não tenha.

Não esquecer de utilizar entre a manta e a argamassa um elemento separador, pode ser papel kraft ou feltro asfáltico. Eu prefiro o uso de filme de polietileno.

Gosto de utilizar uma tela para reforçar o contrapiso de proteção da manta e evitar rachaduras.

Para enriquecer ainda mais seu TCC, vale a pena você ler as NBR 9575, 9574 e a 9952. Boa sorte!

Responder
Emax Pereira
Solare Acabamentos (Sorocaba, São Paulo) Solare Acabamentos - há 7 anos

Olá boa tarde alguns cuidados devem ser tomados na hora de manta em laje, primeiro certifique-se que a regularização da mesma esteja correta, sem oscilações, tomar cuidado com ralos e cantos, passos a seguir faça a limpeza do local, aplique impermeabilizante no local com uso de um rolo de lã certifique-se que as saídas de ralos fiquem com 1 cm de profundidade em um diâmetro de 40 cm cantos devem ser descascados altura de 30 cm para melhor acabamento aplique a manta sempre na direção dos ralos com uso do maçarico faça o aquecimento da manta e do impermeabilizante, nos rodapés a manta deve elevar apenas 10 cm, depois coloca-se aparte um caimento sobra a manta ja aplicada como se fosse uma telha cobrindo outra isso ajudará a não ter vazamentos ou infiltrações nas mesmas com uso do maçarico e uma colher de pedreiro faça o acabamento... em base esse são alguns cuidados básico pra aplicação lembrando que após pronta espere dois dias e encha de água e observe se a mesma não possui nenhum vazamento ok boa sorte

Responder
Paulo Cesar Vertelo
JP Reformas & Projetos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JP Reformas & Projetos - há 7 anos

Boa tarde sobre a impermeabilizaçao prepara td limpesa da lage fazer um contrapiso com caimento para os ralos espera a secagem contra piso fazer a aplicação do primer depois a colagem da manta fazer um teste d agua de 72 hs constatou k não tem vazamento fazer um proteção mecanica

2 fotos
Responder
Carlos
Reformas E Construções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Bom dia! Se a laje exige tráfico intenso de pessoas o ideal é a aplicação da manta asfáltica, tomando o cuidado de tratar as áreas críticas no caso de ralos coletores e rodapés. Preparar a laje para receber a impermeabilização fazendo contrapiso na proporção de 1 para 3 ou seja 1 lata de cimento para 3 latas de areia média deixando caimento em direção aos coletores. Depois de duas semanas de feito o contrapiso preparar para a aplicação da manta asfáltica, com área isenta de pó água, óleos etc, aplica-se duas demãos cruzadas do prime manta obedecendo um intervalo de 8 a 12 horas entre as demãos. No caso de laje onde não tráfego intenso pode aplicar a manta líquida. Tomando os mesmos cuidados aplicando em forma de pintura demãos cruzadas com intervalos de 2 horas para o vedapren falar e de 4 horas para o vedapren normal.

Responder
Sidnei da Costa e Silva
SFB Soluções em Pinturas Residenciais e Industriais (Jundiaí, São Paulo) SFB Soluções em Pinturas Residenciais e Industriais - há 7 anos

Olá, bom primeiro a manta será utilizado em qual situação sobre a laje se haverá movimentação, se é apenas para impermeabilizar. Os cuidados para aplicação é área limpa, isenta de pó e respeitar as recomendações do fabricante o tempo entre as demaos

Responder
Particular - há 7 anos

Primeiro deve-se limpar bem a área, tirando impurezas; aplicar primer em duas demãos cruzadas e depois a manta, levando em consideração as juntas e sobreposições; A disposição; ScalaTécnica

Luiz Augusto Scaranare
Particular - há 7 anos

Bom dia, Aplicação de primer , aplicação da manta e proteção mecânica, se não tiver movimentação de pessoas ou veículos, caso haja manutenção, também aplicar contra piso e piso

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região