Posso recortar parte de uma viga estrutural?

Bom dia! Existe uma viga estrutural no início do alçapão da minha escada de acesso à casa, impossibilitando a passagem sem se abaixar. Gostaria de saber se posso construir uma coluna na lateral e recortar parte dessa viga sem desestruturar minha laje? Obrigada!!!

Posso recortar parte de uma viga estrutural?

Bom dia! Existe uma viga estrutural no início do alçapão da minha escada de acesso à casa, impossibilitando a passagem sem se abaixar. Gostaria de saber se posso construir uma coluna na lateral e recortar parte dessa viga sem desestruturar minha laje? Obrigada!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Rodrigo Martins Neves
RM7 Engenharia (Joinville, Santa Catarina) RM7 Engenharia - há 2 anos

Tudo bem? Então, muito provavelmente não. A laje transmite as reações para viga e está para o pilar. Colocar o pilar sem averiguar esse questão das cargas é extremamente perigoso. Procure o profissional que elaborou o projeto estrutural, ele te ajudará certinho! Até mais!

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Não pode... primeiro deverá colocar pilares e vigas suplementares para a viga e a laje e só depois poderá retirar a parte da viga e laje para ampliar o vão de acesso a sua escada;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Agostinho Graça
AMG Arquitetura e Construção (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) AMG Arquitetura e Construção - há 2 anos

Oi Cristiane bom dia,

Em relação a uma obra quase tudo é possível, porém a grande questão são os custos que a envolvem e os riscos, conforme já informado pelos colegas anteriormente.

Acredito que você deva avaliar todas as possibilidades antes de partir para a mais complexa e cara.

Pelas fotos que enviou não é possível ter precisão em sugestões, porém envio em anexo um desenho próximo a sua real situação para que avalie se é possível retirar a escada e substituir por uma do tipo Santos Dumont, aliás mesmo não sendo ainda o ideal, sobrará mais espaço do que retirando a viga (12cm a mais se o pé direito estrutural for 2.70m do piso debaixo ao piso de cima)

Mas atenção! essa é uma escada de uso mais difícil e você deverá avaliar também se o acesso ao andar superior será diário ou eventual e quem vai utilizar.

Se gostar dessa opção, sugiro contratar um arquiteto para analisar o imóvel e sendo viável, projetar uma escada nova para você.

Espero ter ajudado.

att

Agostinho

AMG arquitetura e construção

2 fotos
Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 anos

Pelas fotos anunciadas digo que pode ocorrer a flexão da laje pelo peso próprio e sem contar os demais esforços. ...

Além da viga que interliga fica sem apoio/ligação no Pilar.