Qual a medida do recuo na construção de um galpão?

Tenho um lote medindo 15x40, sendo que, já construi uma pequena casa nos fundos 15x09 deixei 15x06 livre na frente, o restante do lote (15x25) pretendo construir um galpão para fins comerciais, ainda sim preciso deixar o recuo de 5 metros? Se sim, onde ficará a entrada do galpão? Ressalto que, deixei 3 metros na lateral como servidão para ter acesso aos fundos, a frente passa de 15 para 12m.

Desde já, agradeço

Qual a medida do recuo na construção de um galpão?

Tenho um lote medindo 15x40, sendo que, já construi uma pequena casa nos fundos 15x09 deixei 15x06 livre na frente, o restante do lote (15x25) pretendo construir um galpão para fins comerciais, ainda sim preciso deixar o recuo de 5 metros? Se sim, onde ficará a entrada do galpão? Ressalto que, deixei 3 metros na lateral como servidão para ter acesso aos fundos, a frente passa de 15 para 12m.

Desde já, agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Depende do zoneamento, mas geralmente é os 5,00 m de recuo frontal SIM

A disposição;

Fernando Lima
Studio Engenharia (Bom Jesus dos Perdões, São Paulo) Studio Engenharia - há 6 anos

Prezada

Ao que se refere ao recuo da edificação em questão, é importante analisar a lei de zoneamento do municipio onde se encontra seu imóvel, pois alem dos recuos algumas das legislações que versam sobre o assunto determinam outras exigências. Como informado foi atribuído um recuo em uma das laterais, muito embora alguns municípios atribuem em ambos os lados. Com relação a entrada de acesso ao galpão se faz necessário analisar a situação topográfica do imóvel, bem como da via pública, pois em alguns casos a frente do imóvel possui declividade para direita e ou para esquerda, sendo assim, deverá ser analisado para que fim se destina o uso da edificação, pois dependendo da finalidade será atribuído exigências pelo poder público ao que se refere a NBR 9050.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa noite!

Geralmente são 5 metros no mínimo, mas isso pode mudar de prefeitura para prefeitura... Acesse o código de obras da sua prefeitura pela internet mesmo e consulte esta informação. É simples e rápido.

Um abraço!

Responder
Thiago Moreira Branco
Thiago Moreira Branco (Osasco, São Paulo) Thiago Moreira Branco - há 6 anos

Tatiana,

Boa tarde!

VC deve ir na Prefeitura de sua Cidade e solicitar informações Básicas do Lote, levando a escritura, IPTU e seus documentos comum, vc terá informações precisas e acessória gratuita na sua Cidade.

Atenciosamente.

Thiago Moreira

Responder
Donizete Cassimiro
Donizete Cassimiro (Atibaia, São Paulo) Donizete Cassimiro - há 6 anos

Olá Tatiana!

O recuo frontal a qual você está se referindo é definido na lei de zoneamento urbano da cidade onde ele se encontra. Geralmente essa legislação divide o município em zonas e cada uma tem os seus respectivos recuos a serem respeitados.

Desse modo, para você ter a resposta correta para sua pergunta deve ser analisada a localização do seu terreno.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região