Recuo frontal irregular pode ter problema com o habite-se?

Meu pedreiro errou na locação da obra e o recuo frontal foi alterado 4.4 m de um lado e 5 m de outro. Sendo que o exigido aqui na minha cidade é 5 m. Terei problemas com o habite-se no futuro?? Alguém já passou por isso e sabe me dizer o que posso fazer? A fundação e alvenaria já estão prontas.. Obrigado

Recuo frontal irregular pode ter problema com o habite-se?

Meu pedreiro errou na locação da obra e o recuo frontal foi alterado 4.4 m de um lado e 5 m de outro. Sendo que o exigido aqui na minha cidade é 5 m. Terei problemas com o habite-se no futuro?? Alguém já passou por isso e sabe me dizer o que posso fazer? A fundação e alvenaria já estão prontas.. Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

1 - Área de afastamento frontal - a área de terreno limitada pelo alinhamento do logradouro, existente ou aprovado por PAA vigente, pela linha da fachada da edificação e pelas divisas laterais do lote;

2 - Área sujeita a recuo - a área de recuo, enquanto não adquirida pelo Município e desde que sobre ela não incida obrigação ou exigência de assinatura de termo de recuo, limitada pela testada atual do lote, pelo alinhamento do PAA vigente e pelas divisas laterais do lote.

A aprovação de projeto de alinhamento não acarreta a ablação automática da faixa de propriedade privada gravada com a servidão de alinhamento. É dizer, a afetação da propriedade com o ônus real não transfere, per se, a titularidade do imóvel particular ao município. Somente com o pagamento da justa indenização, após o trânsito em julgado da sentença da respectiva ação ordinária de desapropriação, se falharem as tentativas de aquisição amigável, é que a comuna adquire a propriedade do bem de raiz.

Responder
->-_,Constrói's Engenheiros,Projetos,Obra's _*_ S/A . * .VIP . *.--*-*- ---,>>-...-_, ->-_,Constrói

Alan Fernando

boa tarde!

Tudo pode ser regularizado... você VAI A PREFEITURA E APRESENTA UM PROJETO GLOBAL E APROVA NO TOTAL DE ÁREA, ASSIM SENDO, EM SEGUIDA PODE PEDIR O HABITE-SE MEDIANTE A OBRA EXECUTADA CONDICIONADA NO alvará de construção!

Responder
Athos Ribeiro de Lucena
Cálculo Engenharia (Santos, São Paulo) Cálculo Engenharia - há 4 anos

Alan, bom dia!

Não ficou claro se o seu terreno é esconso, ou se a sua obra ficou fora de esquadro, de qualquer maneira, quem deveria verificar a locação não seria, tão somente, o seu pedreiro, e sim o responsável técnico pela obra, que deveria responder diretamente à você, conforme os procedimentos de cada prefeitura, contudo, parece que você não tem um responsável técnico, pois, antes do HABITE-SE, é necessário que este responsável técnico faça a planta de prefeitura, conforme o código de obras da sua cidade, para obter um ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO.

Caso vc tivesse este alvará, após terminar a obra, conforme o projeto aprovado, pediria que um fiscal fosse até lá, para verificar se vc seguiu a planta aprovada, e no seu caso, vc seria notificado a corrigir o problema, para que a carta de HABITE-SE fosse liberada junto com o pagamento do ISS da obra.

Sem a carta de HABITE-SE, e sem o pagamento do INSS da obra, você não consegue registrar o seu imóvel junto a um cartório de Registro de Imóveis.

A correção do seu problema envolve a viga baldrame, o tipo de fundação, a planta aprovada, e a planta executada pela sua equipe.

Responder
Allan Fernandes
Particular - há 4 anos

Olá Athos, sim eu já possuo alvará com todos os projetos e engenheiro, porém o mesmo esteve ausente durante o início da obra, e raramente aparece para conferir. O terreno é normal, o esquadro que foi feito errado dentro do terreno. O grande problema é que o chão da obra foi feito em laje devido a inclinação do terreno, logo para ajustar essa alvenaria vai ter que fazer outras vigas para suportar a nova parede. Obrigado

Lucas Batista dos Santos

Sim, no geral você não conseguirá o habite-se. Porém, existem uma série de exceções de acordo com os parâmetros de ocupação em que se enquadra sua edificação na lei de zoneamento. Desta forma, verifique a legislação de seu município e realize a s devidas correções em sua construção.

Responder
Maxia Lima
Maxia Lima Arquiteta (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Maxia Lima Arquiteta - há 4 anos

Olá, consulte o regulamento porém se não estiver diante da norma, não será aprovado.

Responder
Alexandre José Pereira
Particular - há 4 anos

Tenho a solucao prática se você dispor de algum dinheiro refassa dependendo do lugar da problema na documentação do imóvel

Gabriel Construtor
Gabriel Construções (Marília, São Paulo) Gabriel Construções - há 4 anos

Olá Victor sua pergunta é te dou minha opinião vc precisa regularizar o quanto antes porque tenho uma propriedade e o recuo ficou 0.20 centímetros avançado tive que desmarcar é fazer tudo de novo a prefeitura se mandar um fiscal chato ele vai correr a trena em tudo se perceber que tem diferença nas medidas vai te orientar a fazer de novo se não fizer eles multa e te da prazo pra concertar

Responder
Arnaldo Soares dos Santos
Requinte & Engenharia (Taubaté, São Paulo) Requinte & Engenharia - há 4 anos

Bom dia Alan Fernando

Ao analisar sua pergunta vejo que já existe o problema, o importante agora é, veja o plano diretor da cidade em que você esta ai vai ver se tem uma tolerância,caso contrário é de fácil resolução dependendo da fase que esta sua obra.

Responder
Allan Fernandes
Particular - há 4 anos

obrigado Arnaldo, na verdade creio que não seja tão simples a resolução, pois o chão é de laje (devido a declividade do terreno), logo para alterar essa parede terei que fazer novas vigas e fundaçoes. Mas irei em busca do plano diretor, obrigado!

Robson Cirino
Engenheiro Robson Cirino (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Engenheiro Robson Cirino - há 4 anos

Bom dia!

Se as especificações determinadas para o zoneamento do seu terreno solicita um recuo de 5m será necessário 5m de recuo.

Responder
Frederico Barreto de Freitas
Particular - há 4 anos

Alan bom dia,

Se essa medida for menor que o exigido no zoneamento do seu bairro ñ será aprovado.

Mas existem alguns porens. Se a diferença for pequena, o fiscal pode ñ se atentar, ou ñ ira aprovar, e vai mandar regularizar. Para regularizar vai precisar de um engenheiro ou arquiteto e depende muito de quem recebe esse processo na prefeitura, alguns exigirão a correção, outros apenas multa.

Brandis Pereira
Empreiteira De Mão De Obra Coembra Ltda-me (Mairiporã, São Paulo) Empreiteira De Mão De Obra Coembra Ltda-me - há 4 anos

Procure o setor responsável na prefeitura da sua cidade e veja se no plano diretor não existe tolerância nesse caso, eles podem orientar o caminho mais correto a tomar.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Se não respeitar o recuo não será liberado o habite-se... tente concertar o quanto antes...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região