É possível construir um sobrado de 10x10 sem recuo segundo as norrmas do estado?

Pessoal, tenho um terreno de 10x10 e gostaria de construir um sobrado de 2 pavimentos. Como o terreno não é grande gostaria de saber se pela norma do estado sou obrigado a deixar algum recuo ou posso construir em todo o terreno ?

É possível construir um sobrado de 10x10 sem recuo segundo as norrmas do estado?

Pessoal, tenho um terreno de 10x10 e gostaria de construir um sobrado de 2 pavimentos. Como o terreno não é grande gostaria de saber se pela norma do estado sou obrigado a deixar algum recuo ou posso construir em todo o terreno ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Tudo irá depender do zoneamento que se encontra. procure um arquiteto local e peça instruções; Caso decida construir em estruturas metálicas, conte conosco...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

José Alves de Aguiar

Boa tarde, tem que ter o recuo sim.

Mas eu já construí um prédio em um terreno de 8x8, com três lajes. Atrás deste terreno tinha um prédio com ventilação nos fundos, que ele aproveitou pra usar pra ventilação do prédio dele, foi feito dois apartamentos, com sala, cozinha americana, dois quartos um com suíte e um lavabo.

Qualquer coisa estou a disposição.

Responder
Charles Trindade

Olá!

Seu estado é SP?

Então, resumidamente, leve em consideração que algum recuo será inevitável e/ou obrigatório: frontal, lateral, fundos, prismas...Pense que os recuos estão relacionados a salubridade. As pessoas que habitarão sua casa precisarão de ventilação e luz natural, certo?!

A legislação é muito abrangente podendo variar bairro-a-bairro. Se quer construir seguindo a lei, - parabéns! Você precisará que alguém faça um estudo e lhe entregue todos os parâmetros permitidos para a sua futura obra de acordo com as leis atuais.

Qualquer dúvida, estarei ao seu dispor!

Um forte abraço, amigo!

Responder
Sebastiao Mendes

Em todo empreendimento tem que o recuo sim tanto de frente quanto fundo ou lateral se for prédio isso e lei , nao tem como colocar janelas para o vizinho a nao ser como acordo escrito seria bom preocurar um engenheiro arquito ou tecnico em edificações

Responder
Erlândio Da Silva Souza
Progressiva Construções Inteligentes (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Progressiva Construções Inteligentes - há 5 anos

Olá Luiz, tudo bem?

Os recuos ou afastamentos são obrigatórios e regidos por leis municipais, mas é possível sim construir a área total do lote, desde que estejas desposto a pagar as multas e licenças adicionais, que as vezes não compensa pelo tipo de edificação escolhido. Aconselho procurar um Arquiteto ou Engenheiro local, ou vá direto na Secretaria de Obras do seu município e procure se informar do código de obras e taxas para sua edificação. Qualquer consultoria que precisar estou a disposição.

Responder
Jackson Mamede
Q.i. Construção (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Q.i. Construção - há 5 anos

Bom primeiro passo ter um profissional ( Engenheiro ou Arquiteto ) para está orientando com relação às normas e legislativas de sua cidade. E relação e espaço na edificação vai depender do topo de edifício que o senhor pretende empreender

Responder
Milton Diniz  Neto
PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS - há 5 anos

Prezado Luiz. Com certeza terá que ter recuos nas partes frontal e posterior, entretanto aconselho contratar um Arquiteto porque este profissional estará apto a conhecer a legislção municipal da sua região e também estará apto a aprovar o projeto junto à prefeitura.

Responder
Renan Ramos de Carvalho

Boa Tarde Luiz!

Os recuos são obrigatórios conforme norma. A prefeitura não deve aprovar seu projeto devido a taxa construção do terreno.Contrate uma empresa capacitada da área para que ele possa lhe orientar com mais detalhes.

Estamos à disposição.

Att,

PDX Engenharia

Responder
Roger Panisset
Particular - há 5 anos

Boa tarde

Os recuos frontais e de fundos geralmente são exigidos. Os recuos laterais geralmente são exigidos caso haja janelas nestas.

Existem muitos parâmetros a serem observados como taxa de ocupação, impermeabilizacao entre outros, parâmetros que devem ser estudados em especifico ao seu lote e este estudo deve ser feito por arquiteto ou profissional qualificado. Sugiro a contratação de um arquiteto para elaborar seu projeto, desta forma, o mesmo irá passar todas as informações necessárias para seu lote. Pode ser contratado um arquiteto também para fazer estudo de viabilidade construtiva, antes da fase de projeto, permitindo assim uma análise de todos os parâmetros. Se precisar contratar um arquiteto para tal serviço pode entrar em contato conosco!

Juliano Guedes Arquitetura & Construções

Vai depender da legislação urbanística local

Responder
Jéssica Tunari
Jessica Tunari Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jessica Tunari Arquitetura - há 5 anos

Boa Tarde Luiz!

Os recuos são obrigatórios sim, já que é enviado um projeto a prefeitura e este só é aprovado se seguir as normas vigentes. Contrate um profissional da área para que ele possa lhe orientar com mais detalhes.

Estou a disposição. Att.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região