Recuos

Pretendo construir um sobrado em um terreno de 5x25 metros. Pelas normas da prefeitura de São Paulo, é exigido que haja recuo lateral ou o sobrado poderia ocupar toda a largura do terreno?

Recuos

Pretendo construir um sobrado em um terreno de 5x25 metros. Pelas normas da prefeitura de São Paulo, é exigido que haja recuo lateral ou o sobrado poderia ocupar toda a largura do terreno?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Engº Decio Rey
Tecknicas Especiais De Engenharia (Itapevi, São Paulo) Tecknicas Especiais De Engenharia - há 8 anos

Prezado Thiago Gomes,

Os recuos das edificações são determinados pela Lei de Zoneamento da Cidade onde a construção será realizada. A Lei de Zoneamento divide a cidade em várias Zonas de Uso.

Em posse da Zona de uso especificada no carnê de IPTU de seu imóvel, será possível consultar a Prefeitura (ou Sub-Prefeitura) e dependendo do uso (residencial, comercial, industrial, etc), será possível determinar quais serão os recuos mínimos exigidos.

Atenciosamente.

Engº Decio Rey

Tecknicas Especiais de Engenharia

Responder
Jarbas
Particular - há 7 anos

Meu amigo Décio Rey

É isso mesmo, se for residencial Zona Mista - ZM que é maioria dos casos, recuo frente 5,00 mts e lateral 1,50 mts, quanto ao fundo precisa observar o índice de aproveitamento e taxa de ocupação.

Abraço

Engº Jarbas Simões

Odilon Costa Franco Junior
Odilon Engenharia & Design (Caraguatatuba, São Paulo) Odilon Engenharia & Design - há 9 anos

Caro amigo: As Normas preconizam tudo. As leis obedecem as normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. O recomendável é mesmo fazer o que a Construtora Ferreira escreveu acima e também a Adriana Noelia. Enfim: os recuos mínimos são: 5m na frente, medido do limite do seu terreno e 1,5 m nas laterais, medido a partir do limite do seu terreno. Se seu terreno for perfeitamente retangular, basta traçar as paralelas de 5 m na frente e de 1,5 m nas laterais. Os fundos são normalizados por cada prefeitura. Portanto o primeiro passo é mesmo consultar a sua Sub-prefeitura com os documentos do terreno em que pretende contruir.

Cordialmente:

Eng. Odilon C. F. Jr.

Responder
Jean Carlos Alves Ferreira
Construtora Ferreira (Maringá, Paraná) Construtora Ferreira - há 9 anos

Boa Tarde, Thiago.

Antes de qualquer inciativa de executar uma edificação você deve procurar um profissional habilitado da área de engenharia ou arquitetura para sanar sua dúvidas e elaborar o pré projeto da sua edificação.

Os recuos devem ser respeitados por pode causar transtornos futuros para emissão de documentos do vosso terreno.

Responder
Adriana Noelia Marin de Araujo Martins

Bom día Thiago,

Normalmento sao 5 metros na frente e um recuo lateral de 1,5 m, meu conselho é pesquisar na subprefeitura onde voce vai construir para tirar todas as duvidas e fazer certinho. Eles tem dias de consulta.

Boa sorte!!

Responder
Gilberto Gomes De Carvalho

bom dia thiago.

sim, você deve deixar um recuo lateral de 1, 5m de um dos lados. dependendo de onde fica seu terreno este recuo não é necessário, mas isto só se aplica para áreas centrais de SP onde as construções já ocupavam os lotes totalmente muito antes da elaboração das leis de uso e ocupação do solo.

Você deve ficar atento a este recuo e a todos os limitantes, se quiser construir dentro da lei. ..o que é altamente recomendável ppos uma construção legal e com habite-se tem mais liquidez no mercado (pode ser vendida com financiamento por exemplo).

boa sorte

giba gomes