Como proceder com a recuperação de uma viga com perfuração para ar condicionado?

Acerca de 5 anos, o instalador de ar condicionado fez um furo de 5cm de diâmetro a 200cm do apoio de uma viga de 400x30x12cm, com ponteiro metálico. Esse furo ficou sobre a ferragem da base da viga e por ele foi passado uma mangueira de 5cm. Essa viga está ligada a uma laje que serve de cobertura para um quarto que fica acima da garagem (térreo) da casa. Sobre a laje tem um revestimento de cerâmica, que é o piso da varanda descoberta. Devido à pintura com textura não se nota fissuras na viga.

Gostaria de orientação sobre quais procedimentos para recuperação dessa viga. Quais os riscos e se há empresa em Brasília/DF que faz esse tipo de recuperação de forma técnica e documentada.

Grato

Como proceder com a recuperação de uma viga com perfuração para ar condicionado?

Acerca de 5 anos, o instalador de ar condicionado fez um furo de 5cm de diâmetro a 200cm do apoio de uma viga de 400x30x12cm, com ponteiro metálico. Esse furo ficou sobre a ferragem da base da viga e por ele foi passado uma mangueira de 5cm. Essa viga está ligada a uma laje que serve de cobertura para um quarto que fica acima da garagem (térreo) da casa. Sobre a laje tem um revestimento de cerâmica, que é o piso da varanda descoberta. Devido à pintura com textura não se nota fissuras na viga.

Gostaria de orientação sobre quais procedimentos para recuperação dessa viga. Quais os riscos e se há empresa em Brasília/DF que faz esse tipo de recuperação de forma técnica e documentada.

Grato

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Paulo Ricardo Paludo
Paludo Engenharia (Lago Norte, Distrito Federal) Paludo Engenharia - há 7 anos

O furo foi feito no lugar mais inadequado, no meio da viga onde é mais solicitada estruturalmente. Tem que que se feita verificação estrutural: resistência do concreto ( Pacômetro), e dimensões da viga e ferragens existentes, para um calculo reverso (com informações coletadas, se calcula qto a estrutura suporta) o surgimento de fissuras evidênciariam patologias estruturais.

Responder
Hs Breda Construtora e Serviços
Particular - há 7 anos

Prezado Sandro,

Primeiramente devo lhe alertar os cuidados devido a gravidade em se alterar elementos estruturais vitais para as estruturas de concreto armado. Neste caso, de acordo com seu desenho, o furo foi executado na parte de maior flexão da viga, ou seja, na parte em que ela exige maior capacidade de suporte (no meio). Por isso a viga deve esta apresentando algumas trincas. É importante que as trincas observadas sejam menor que 0,5mm (ou a ponta de uma lapiseira 0,5mm). Se você tiver uma lapiseira, coloque-a na trica e veja se ela entra. Caso sim, sugiro que procure um Engenheiro Civil especializado na área de estruturas para orienta-lo na melhor solução para este caso. Caso não entre, o buraco poderá ser preenchido com qualquer material inerte ao aço, argamassa (que não contenha cal), concreto e etc.

Primeiros cuidados:

1 - Peça uma visita de um Engenheiro Civil.

2 - Não execute nenhum tipo de escoramento na viga, procure um engenheiro para faze-lo, caso contrário a viga poderá fissurar devido as novas cargas de momento negativo.

3 - Não remova nenhum aço da viga independente da situação.

4 - Não aplique nenhum produto no buraco. Deixe-o como está até que um engenheiro possa olhar com cautela.

Reparos necessários:

O procedimento básico para recuperação da estrutura irá seguir um plano simples.

1 - Limpeza do aço e escarificação do concreto.

2 - Adição de armação (caso necessite).

3 - Utilização de adesivo estrutural epóxi para ligar aço, concreto velho e concreto novo.

4 - Concreto Grount ou traço com resistência similar ao concreto da viga. (Concreto com resistência inferior ou muito superior poderia apresentar fissuras com o tempo)

Este é o procedimento básico para recuperação e reforço da estrutura. Caso a viga apresente outras patologias será necessário outros métodos para recuperação da mesma. Por isso é de suma importância que você busque um profissional da área de patologia das estruturas.

Profissionais que não possuem experiência com esse tipo de problemática poderão criar uma falsa impressão de que o problema foi solucionado, por isso tome cuidado e busque profissionais sérios para lhe auxiliar neste caso.

Paulo Peixoto
Scom CPC Ltda (Brasília, Distrito Federal) Scom CPC Ltda - há 7 anos

Sandro, a sua descrição para o fato leva a crer que provavelmente não é nada sério. Porém, as colocações feitas pelos colegas estão corretíssimas, e as possibilidades são várias. Nenhuma receita publicada aqui poderá garantir o resultado. Somente a visita ao local por um engenheiro estrutural poderá levar a uma solução mais adequada (digo "mais" porque engenheiros diferentes irão lhe dar respostas diferentes).

Se por um lado a ocorrência em potencial é improvável, por outro, as consequências da ocorrência certamente serão grandes. A área atingida certamente será bem maior, englobaria vários outros sistemas construtivos, e o custo, a literatura fala em uma relação de 1 - 100. Por mais que hoje pode parecer caro este reparo, quando comparado com o seu tamanho físico, não prestar atenção a certos procedimentos. O Engenheiro que escolher vai precisar descrever a solução, os materiais a serem aplicados e lhe entregar uma ART - Anotação de Responsabilidade Técnia, registrada no Crea.

Paulo Peixoto

Eng. Civil

Responder
Carlos Cunha
C&c Projetos E Construções (Lago Norte, Distrito Federal) C&c Projetos E Construções - há 7 anos

Sandro, são muitos os aspectos a considerar, e somente a verificação local de um profissional poderá te fornecer um bom diagnóstico. Posso adiantar-lhe, porém, que o furo foi realizado numa zona de tração, em que o concreto geralmente já está plastificado e portanto não tem mais resistência. É preciso verificar se, neste caso, as armaduras foram seccionadas e, se o foram, realmente a resistência aos esforços daquela seção ficou prejudicada, requerendo possível reforço. Mas pelo que você relata, as armaduras não foram cortadas e, neste caso, bastaria a proteção adequada do aço que ficou descoberto. Mas, repito, uma avaliação à distância não é suficiente, solicite sempre a visita de um profissional.

Carlos Cunha

Engº Civil

Responder
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Sandro,

Sempre que possível, os furos em vigas devem ser evitados. Mas às vezes não há outra alternativa. Alguns critérios devem ser observados para a execução de furos sem necessidade de reforço.

Por acaso, diante do que você relatou e eu entendi, podemos concluir que o furo foi feito em uma região favorável.

Até pelo tempo que foi feito, eu acredito que não causou nenhum dano á sua estrutura. Eu só acho que deveria ter sido feito com máquina e não ponteiro, visto que as pancadas desagragam o concreto.

Saliento que uma visita de um engenheiro ao local é o mais recomendado.

Daqui para frente, qualquer trabalho que venham á fazer em sua casa, pergunte antes de quebrarem alguma coisa, e busque auxílio de um profissional.

espero ter ajudado,

Ricardo Carvalho

Eng. Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região