Qual amperagem e curva do DJ para o forno elétrico?

Redimensionamento DISJUNTORES para Forno Elétrico e Microondas

Boa tarde. Hoje tenho em meu quadro um DJ de 15A para o circuito das tomadas, alimentando entre outros: geladeira e microondas. E tenho um de 20A exclusivo para o forno elétrico.

Mas quero redimensionar, colocando um DJ exclusivo para cada do outro lado da cozinha, através de canaleta e tomada externa. Então questiono:

>> Qual amperagem e curva do DJ que devo instalar para o microondas (110v, 800w)?

>> Qual amperagem e curva do DJ para o forno elétrico (110v, 1750w)?

Obrigado.

Qual amperagem e curva do DJ para o forno elétrico?

Redimensionamento DISJUNTORES para Forno Elétrico e Microondas

Boa tarde. Hoje tenho em meu quadro um DJ de 15A para o circuito das tomadas, alimentando entre outros: geladeira e microondas. E tenho um de 20A exclusivo para o forno elétrico.

Mas quero redimensionar, colocando um DJ exclusivo para cada do outro lado da cozinha, através de canaleta e tomada externa. Então questiono:

>> Qual amperagem e curva do DJ que devo instalar para o microondas (110v, 800w)?

>> Qual amperagem e curva do DJ para o forno elétrico (110v, 1750w)?

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Raquel
Reformar Ar Condicionado (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Reformar Ar Condicionado - há 4 anos

Boa tarde

Seria bom verificar qual a carga disponibilizada pela sua distribuidora, na sua residencia. Avaliar se o disjutor geral e fiação são compativeis com a carga consumida atualmente.

Até 1000 W - 10 A - - Fio 1,5 mm - Curva C

Tensão 110V - 1500 a 2000 W - 20 A - Fio 2,5mm - Curva C

Se precisar me mande seu e-mail que encaminho uma tabela pratica para serviços elétricos!

Responder
Ozanan  Silva Rodrigues

A primeira pergunta a resposta é : microondas de 800W em 127V o disjuntor é curvatura C de 10 amper ou seja C10A e o cabo é de 2,5mm : preto de 2,5mm, azul de 2,5mm inclusive o condutor terra é de 2,5mm e tomada de 2P+T de 10A

Já para o microondas de 1750W em 127 o cabo pode ser de 2,5mm : sendo preto de 2,5mm,azul de 2,5mm e verde de 2,5mm. A tomada tem que ser de 2P+T de 20A

Ja o disjuntor é curvatura C 20A

Hélio Romano
Hr Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Hr Elétrica - há 4 anos

Boa tarde.

A questão é um dimensionamento adequado para o circuito, sendo 3 circuitos distintos. para isso preciso saber se existe espaço útil para esse circuito extra. Circuito de 20A é o minimo a ser adotado para cada circuito, porém tem a distinção da potência, para os circuito como geladeira e microondas, o disjuntores devem ter a curva C, em alguns padrões de fornos elétricos necessita de um disjuntor de curva B, por se tratar de cozinha é adequado adotar DDR para segurança dos usuários.

Como será feito um quadro exclusivo para a cozinha disjuntores de 10A a 20A poderá ser o suficiente para os equipamentos, o quadro deve ter um disjuntor geral e a troca do cabo para atender a esse circuito.

Responder
Alessandro Araujo Lima

Tomada 20A pede disjuntor 20A.

Me preocuparia com a fiação.

1750 W/127V para microondas ou resistência (forno elétrico), poderá ter problemas se a fiação for 2,5mm.

Atts. Equipe ALS

Responder
Joselio  Souza Monteiro

Dijuntor de 20A a 25A para fornos e microondas

Responder
Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Boa noite, 10A Curva C para o micro-ondas e 16A Curva B para o forno elétrico.

Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

9.5.2.3 Aquecimento elétrico de água

A conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomada de

corrente.

9.5.3 Divisão da instalação

9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado,

equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais

análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses

locais.

Particular - há 4 anos

R: Para o microondas basta 12A e para o forno 20A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região