Como posso reduzir o consumo de energia elétrica?

Meu imóvel é alugado, por isso gostaria de orientações para reduzir o consumo de energia elétrica com o mínimo de despesas. Me orientaram trocar as tomadas de forma a adequá-las a amperagem de cada aparelho. Seria suficiente? Ou seria necessário a individualização de disjuntores, trocas de fiação...ou alguma outra medida? Grata.

Como posso reduzir o consumo de energia elétrica?

Meu imóvel é alugado, por isso gostaria de orientações para reduzir o consumo de energia elétrica com o mínimo de despesas. Me orientaram trocar as tomadas de forma a adequá-las a amperagem de cada aparelho. Seria suficiente? Ou seria necessário a individualização de disjuntores, trocas de fiação...ou alguma outra medida? Grata.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Jhonatha Jochem Salm
JJS Engenharia (Águas Mornas, Santa Catarina) JJS Engenharia - há 7 anos

Deve-se verificar se foi bem dimensionado os cabos, um cabo com uma bitola inferior a necessaria aumenta o consumo.

Deve-se optar por aparelhos eletrônicos classe A.

Utilize lampadas de LED.

Utilize um Boiler para aquecer a água, lembre-se que se deve estudar se o mesmo para confirma se ele se pagara futuramente.

Placas solares para geração de energia, lembre-se que se deve estudar a mesma se pagara futuramente.

Responder
Carol
Particular - há 7 anos

Agradeço a atenção de todos. Mas, sobre a TROCA DAS TOMADAS, faria alguma diferença no consumo dos aparelhos?

Rubens Horacio Guerra

Olá Carol, Boa Noite!

Satisfação em podermos ajudar.

Há diversos fatores que podem estar fazendo com que o valor de sua conta mensal possa estar vindo alto. Poderia citar:

- Fuga de corrente. (algum fio pode estar decapado e estar aterrando sua energia elétrica).

- Mal redimensionamento do circuito elétrico. ( no momento que foi feita sua instalação elétrica não foi usado uma seção transversal adequada, então, quando em uso poderia estar aquecendo os cabos, quem sabe até já cozeu o cobre então estaria realizando um trabalho que não é útil a você e acaba pagando por isso).

*Lembrando que se os cabos estão superaquecendo isso pode ter danificado a isolação e você estaria com ambos os problemas. Não é algo difícil de resolver, caso seja este o problema, mas é apenas para deixa-la ciente.

Porém não seria a melhor maneira de solucionar seu problema; apenas uma deixa para você estar mais a par da situação.

O problema será realmente diagnosticado com uma visita técnica, pois na visita serão feitos testes e estes lhe darão certeza do que realmente esta acontecendo.

Agora sim, com o problema identificado poderíamos discutir sobre a melhor solução ao seu caso.

Desde já, me coloco a disposição para sanar qualquer dúvida.

Atenciosamente,

Rubens H. Guerra

Guerra Elétrica.

Fabiano Ramos
Binho Eletricista 24H (Mogi Guaçu, São Paulo) Binho Eletricista 24H - há 7 anos

Prezada Carol, bom dia!

De fato muitas das medidas citadas pelos colegas são válidas. Como você não tem como saber, tecnicamente, as condições das instalações elétricas do imóvel, é enfaticamente recomendado contratar um profissional qualificado para avaliá-la. Após, vale a pena investir um pouco na "eficientização" da instalação, no intuito de diminuir o consumo de energia. Por exemplo a substituição das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED e, principalmente, substituição do chuveiro comum por ducha eletrônica (ex.: Lorenzetti Advanced Eletrônica). Esses chuveiros são mais eficientes que os comuns devido seu controle preciso de temperatura, necessitando de menos energia para aquecer a água na temperatura desejada. Por experiência própria, reduzi em aproximadamente 20% o consumo energético de minha residência apenas com a substituição da ducha pelo mesmo modelo da foto anexa.

Espero que essas dicas ajudem. Caso necessite, pode contar comigo!

Abraço!

Responder
Marco Santos

Prezada, É Imprecindível (Obrigatório) Uma Revisão Em Todo Sistema Eletrico (Cabeamento e Disjuntores) Desde o Marcador Ate Os Pontos de Tomadas e Lampadas. E Se Necessário a Substituição dos Mesmos. Este é o Primeiro Passo Sem Duvida, Depois Checar os Consumidores. Ex: ( Chuveiros, Ventiladores etc....) E dai Por Diante......OK!!!

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia Carol.

Eu concordo com meus amigos profissionais da área e complemento da seguinte forma em desconectar das tomadas todos equimamentos eletronicos e eletricos e o uso do chuveiro tem muito consumo de energia sugiro um tempo adequado ao uso do chuveiro que ira ter bom resultado.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

PREZADO DE FORMA OBJETIVA , TROQUE TODAS AS LAMPADAS POR LED , UTILIZE SENSORES DE PRESENÇA NAS ILUMINARIAS DE CORREDOR E ONDE MAS FOR POSSÍVEL , VERIFIQUE SE OS APARELHOS SÃO DO TIPO " A " MUITO MAS ECONÔMICO ISSO INCLUI GELADEIRA . FREEZER , AR CONDICIONADO , ETC OUTRO FATOR IMPORTANTE É A DISCIPLINA NO DIA A DIA DA CASA COMO POR EX. DETERMINE 1 OU 2 DIAS E HORAS SEMANAS PARA O USO DE MAQUINA DE LAVAR E FERRO ELÉTRICO . MAS INFORMAÇÕES VC ENCONTRA NA PRÓPRIA CONTA DE LUZ . ESPERO TER SIDO ÚTIL . ABS

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Carol,

Primeiro é necessário avaliar se o seu consumo está acima da média e se isso pode estar sendo ocasionado por algum fator externo, nesse caso tem a possibilidade de você contratar um profissional para fazer essa verificação em sua infra elétrica, para verificar algum problema como você disse, troca de fiação, disjuntores com mal funcionamento, etc.

Já no caso, se sua instalação não apresente nenhuma anormalidade, você pode optar por algumas mudanças que podem lhe trazer um pouco de economia, por exemplo: troca de chuveiro por menos potência, substituição de lâmpadas comuns por led, etc.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região