Como reforçar um muro de divisa?

A minha casa é a segunda e é numa subida, nesta divisa do muro, da primeira casa, estou achando que o muro está ficando muito alto queria ainda aumenta-lo e para isto precisarei subi-lo mais pouco, terei que alinhar o terreno, para isso precisarei jogar terra no meu terreno, com isto ele terá que aguentar o peso da terra apesar de ser pouco, ele já suporta um pouco de peso apesar que a terra é compacta, quais opções tenho para deixar ele seguro

Como reforçar um muro de divisa?

A minha casa é a segunda e é numa subida, nesta divisa do muro, da primeira casa, estou achando que o muro está ficando muito alto queria ainda aumenta-lo e para isto precisarei subi-lo mais pouco, terei que alinhar o terreno, para isso precisarei jogar terra no meu terreno, com isto ele terá que aguentar o peso da terra apesar de ser pouco, ele já suporta um pouco de peso apesar que a terra é compacta, quais opções tenho para deixar ele seguro

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Alfredo Lara
Construsete.com (Sete Lagoas, Minas Gerais) Construsete.com - há 7 anos

Oi Bruno, você tem razão em se preocupar... uma contenção mal feita pode desabar e provocar prejuízos consideráveis. Uma grande preocupação é o acúmulo de água no solo atrás da contenção, então será preciso drenar o muro de arrimo. Consulte um engenheiro que tenha experiência para lhe orientar e fazer o projeto do muro de arrimo.

Se enviar fotos poderemos conversar melhor. Engº Alfredo Lara

Responder
Cláudio Luiz Martins de Souza

Quanto a segurança e estabilidade do muro é necessário calculo do muro de arrimo, observando qual o melhor para seu caso. Além da carga a ser suportada (considerando o empuxo) é necessário que voce tome alguns cuidados, como drenagem, execução, dependendo do suporte de cargas de um Responsável Técnico, segurança da obra e pós obra, compactação de terreno, infiltrações e alguns outros fatores discriminados em projeto. Lembre se projeto bem elaborado e com certificação de experiência e muito importante, "planta" qualquer um faz, projeto estrutural é com especialista.

Responder
Rafael Militão
Engenheiro Civil (Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais) Engenheiro Civil - há 7 anos

Bom dia, Bruno!

Como qualquer obra a ser realizada é necessário um projeto e um acompanhamento da execução, ambos realizado por um Engenheiro Civil. Para mais detalhes é preciso uma visita técnica, talvez com algumas fotos do local podemos passar uma solução.

Aguardo contato.

Obrigado!

Responder
Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Olá, Bruno!! Primeiro parabenizo pela ação de buscar informações técnicas. Em segundo, digo: mantenha esta consciência, ou seja, não tente ou deixe que tentem "adivinhar" o que fazer. Peça uma visita de um profissional para inspeção e dimensionamento de uma contenção. Com certeza você estará mais seguro e terá evitado gastos desnecessários com superdimensionamentos. O custo de uma visita técnica e/ou um projeto de contenção lhe economizará consideravelmente e garantirá que o produto final seja executado de forma segura... aí poderá dormir tranquilo e consciente de que não jogou dinheiro fora.....

Responder
Oliveira Araujo
Oliveira & Araujo Construtora Ltda (Uberaba, Minas Gerais) Oliveira & Araujo Construtora Ltda - há 7 anos

Bom dia Sr.Bruno! O ideiau seria estar olhando para poder estar lhe passando uma solução mais precisa, mas pelo oque vc relatou que quer reforçar o muro pars arerrar o ideal e estar fazendo um muro de arrimo nivelado com pilares e vigas. Desde já me coloco a disposição

Atenciosamente

Reginaldo Lemos