Reforço para minha laje pré moldada

Olá, eu já tinha uma laje pronta pré moldada de isopor, porém não tinha estrutura pra um outro andar .. Ela tinha 9 pilares com ferro5/16 algumas paredes eram novas outras eram velhas, acho que tinha emendas de muros com materiais diferentes tipo tijolinhos e blocos. Antes de subir paredes apareceu duas fissuras em dois anos. Um amigo nosso que é calculista fez o projeto pro reforço. Colocamos mais 9 pilares e sapatas com ferro 3/8 e fizemos vigas invertidas com vários tipos de ferro. Tinha de 10 mm tinha 12 mm tinha vários. Três ferros em baixo, dois em cima e as vigas eram muito galegas. Colocamos Eternit pra cobertura , e a casa eh parede sobre parede. Mas ainda tenho um pouco de medo e não confio na estrutura. Tenho medo de falha com o pedreiro. Esta corretos o que ele fez? Obs: as fissuras antigas, antes do reforço permanece sem alterações , ou seja elas não abriram. Já faz um ano que levantamos a casa de cima. Hoje eu ouvi uns estalos no gesso na parte do térreo. Acho que eram dos arames, pois são amarrados. Não sei se realmente era do gesso ou da laje. Outra obs: minha casa eh esquina, na rua do lado tem um fluxo grande de carro. Estou muito preocupada com o estalo. Não são altos, eh fraco

Reforço para minha laje pré moldada

Olá, eu já tinha uma laje pronta pré moldada de isopor, porém não tinha estrutura pra um outro andar .. Ela tinha 9 pilares com ferro5/16 algumas paredes eram novas outras eram velhas, acho que tinha emendas de muros com materiais diferentes tipo tijolinhos e blocos. Antes de subir paredes apareceu duas fissuras em dois anos. Um amigo nosso que é calculista fez o projeto pro reforço. Colocamos mais 9 pilares e sapatas com ferro 3/8 e fizemos vigas invertidas com vários tipos de ferro. Tinha de 10 mm tinha 12 mm tinha vários. Três ferros em baixo, dois em cima e as vigas eram muito galegas. Colocamos Eternit pra cobertura , e a casa eh parede sobre parede. Mas ainda tenho um pouco de medo e não confio na estrutura. Tenho medo de falha com o pedreiro. Esta corretos o que ele fez? Obs: as fissuras antigas, antes do reforço permanece sem alterações , ou seja elas não abriram. Já faz um ano que levantamos a casa de cima. Hoje eu ouvi uns estalos no gesso na parte do térreo. Acho que eram dos arames, pois são amarrados. Não sei se realmente era do gesso ou da laje. Outra obs: minha casa eh esquina, na rua do lado tem um fluxo grande de carro. Estou muito preocupada com o estalo. Não são altos, eh fraco

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Precisaria fazer uma analise, mas um reforço com estruturas metálicas, resolveria seu problema ...

A disposição;

Alessandro Campos Cardoso
Dale Engenharia (Ibiúna, São Paulo) Dale Engenharia - há 5 anos

Boa tarde, para uma melhor avaliação será necessário verificar o local.

Responder
Carlos Alberto Lopes de Oliveira
Carlos alberto lopes de oliveira (São Carlos, São Paulo) Carlos alberto lopes de oliveira - há 5 anos

Laiza bom dia! diante do teu relato acerca do projetista, se ele seguiu as normas vigentes, não há o que se preocupar com relação a diferença de bitolas dos ferros, pois provavelmente ele deve ter dimensionado a ferragem em função das cargas atuantes no local. Com relação aos "estalos" sugiro que solicite a visita de um Engenheiro civil para verificar o que esta acontecendo, pois podem estar ocorrendo devido a vários problemas que ficam difícil identificar sem um vistoria no imóvel. O que eu posso te garantir é que o erro na execução do que foi solicitado pelo calculista pode sim ser uma da origem dos barulhos.

Espero ter ajudado!

Responder
Lajes Martins
Lajes martins (Bertioga, São Paulo) Lajes martins - há 5 anos

As fissuras tão nas lajes?

Responder
Laiza
Particular - há 5 anos

Quando bateu o contra piso apareceu umas duas compridas por cima ,fiquei um ano sem piso , nesse tempo ela não abriu , mas era comprida . Coloquei piso agora depois de um ano .

Celson Sales
Elc Engenharia (Goiânia, Goiás) Elc Engenharia - há 5 anos

Olá Laiza

Certamente não terá que se preocupar se tiver realizado todos esses itens:

- o engenheiro calculista seguiu todas as normas vigentes para o respectivo caso e fez um correto dimensionado;

- projeto de reforço tem Anotação de Responsabilidade Técnica ( ART) registrada;

- houve acompanhamento técnico durante a execução da obra com a respectiva ART.

Caso ainda persista sua preocupação recomendo a contratação de um engenheiro para ir até o local e realizar um laudo.

Agradeço a atenção

Responder
Laiza
Particular - há 5 anos

Eu que agradeço a atenção . Eu confio no projeto. Eu não confio no pedreiro . Ouvi o estalo só umas quatro vezes no térreo , mas no andar de cima ouço todos os dias do gesso acartonado , não sei se são os arames . Fico com muito medo Pq vejo tanta casa caindo . Teve uma viga que fizemos Pq ia ter uma parede em cima , o pedreiro acabou ferindo a viga , aí não confiamos e colocamos um ponto i por baixa dessa viga . Mas meu medo não passa . Ando triste

Laiza
Particular - há 5 anos

Outra coisa . Não houve acompanhamento técnico . Ele não podia fiscalizar a obra .e o pedreiro fez umas ferragem errada uma vez e eu pedi pra ele fazer do jeitinho do projeto .